quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Santificação da Lua "Kidush Levanah", a bênção sobre a lua

     Para abençoar a lua nova no momento adequado é como saudar a Presença Divina.
Talmud , Sanhedrin 42a                                                

Por Dovid Zaklikowski

Há algo de místico sobre a lua. Apesar de seu status secundário como um luminar, as pessoas sempre foram fascinadas por sua prateada, luz luminosa e seu ciclo precisa de crescente e minguante. De fato, os meses do calendário judaico segue as fases da lua.

Os sábios do Talmud escreve que a renovação da lua a cada mês nos lembra das magníficas maravilhas do G-d criação 's, como se a presença divina em nosso mundo, tantas vezes escondido, está saindo para nos cumprimentar. uma vez a lua tem o ciclo mais visível de todas as estrelas e planetas, tomamos a ocasião de sua renovação para fazer uma bênção na apreciação de toda a obra de arte da orquestração celestial. 2

Então, uma vez por mês, os judeus abrem seus livros de orações para falar da lua. Ao ver a, luz suave suave da lua nascer de novo no céu da noite, recitamos uma bênção especial e os versos de louvor chamado de Santificação da Lua, ou kiddush Levanah (Heb. קידוש לבנה).

Aqui está a história por trás das cenas.                                        





Quando?


A Santificacão da Lua é feito à noite, 3 , quando a lua está crescente e é brilhante o suficiente que podem se beneficiar de sua luz. Portanto, a cerimônia pode ser realizada somente entre o terceiro eo décimo quinto dia do mês judaico. 4 (Note que as datas precisas depender de quando a lua está "renascer", que varia de mês para mês. Veja molad Tempos ). 5

Não se deve recitar a Santificação da Lua em uma noite quando as nuvens estão cobrindo completamente a lua. 6 Mas, se houver apenas uma fina cobertura de nuvens, ea luz da lua ainda é claramente visível, 7 é bom para fazer a cerimônia . Se alguém começa a bênção e, de repente, torna-se turva, deve-se ainda concluir o serviço. 8



 
De acordo com os cabalistas, é melhor esperar até o sétimo dia do mês de santificar a lua. 9 Mas, se você suspeitar que ele vai ser nublado na maior parte do mês (como às vezes é no inverno), você deve executar o serviço na primeira oportunidade. 10

A Santificação da Lua é verdadeiramente uma ocasião de alegria, e fazemos questão de realizá-lo no melhor dos humores. No mês de Tishrei (o período das Grandes Festas), quando passamos os primeiros dez dias se arrependendo por nossos erros durante o ano passado, adiamos o serviço para a noite depois de Yom Kippur . 11 ​​O mesmo se aplica para o mês de Av , cujo primeiro nove dias são gastos de luto pela destruição do Templo Sagrado. Vamos esperar até a noite após a Nona de Av santificar a lua. 12

Onde?

Nós ir para fora para santificar a lua, como se estivesse correndo ansiosamente para cumprimentar um rei. Nada deve ficar entre nós e os céus, mesmo que a lua pode ser visto claramente a partir do abrigo de uma varanda ou similar. 13 Como convém a uma recepção real, o local onde a cerimônia é feita deve ser livre de qualquer cheiro forte. 14

Queremos olhar o nosso melhor em tal ocasião, 15 e é preferível para santificar a lua em um grande grupo. 16 Portanto, o melhor momento é logo após o Shabat (desde que seja antes do décimo dia do mês hebreu) , fora da sinagoga, quando estamos todos juntos e vestidos em nossa roupa festiva. 17





O que e como?

A formulação da oração é como se segue:


Nós estamos sob o céu aberto, de frente para o leste e olhar para os nossos livros de orações. 18


Começamos por recitar os seis primeiros versículos do Salmo 148, dando louvor a D'us para a lua, sol, estrelas e céus ", pois mandou e logo foram criados."

Em seguida, coloque os pés juntos, olhar a lua e recitar a bênção ". . . Ele lhes deu uma lei set e no tempo, de modo que eles não devem alterar a sua tarefa. . . Bendito és Tu, Eterno, que renova os meses. " 19

Depois de levantar nossos calcanhares três vezes, 20 que, em seguida, abordar a lua, por assim dizer: "Bem-aventurado é o seu Criador, bendito é Ele que te formou. . . Assim como eu saltar em sua direção, mas não pode tocá-lo, isso pode todos os meus inimigos não ser capaz de me tocar negativamente. . . "Enfatizamos essas idéias, repetindo este parágrafo (e algumas das estrofes seguintes) três vezes. Cada vez que começamos, vamos levantar-nos para ficar em nossos pés, três vezes.

Em seguida, abordar o significado mais profundo do ciclo lunar: " David, rei de Israel ., está vivendo e sofrendo "O reino de David é comparada à lua. Apesar de ter perdido muito do seu antigo esplendor, ele será restaurado à sua glória nos tempos messiânicos. 21

Como acabamos falando de nossos inimigos, fazer um ponto de desejar a paz para aqueles que são pacíficos. Voltamo-nos para três dos nossos companheiros fiéis e desejo-lhes paz, " Shalom Aleichem ", e que nós desejamos paz, em troca, " Aleichem shalom . " 22

Inspirado pela alegria de saudar a Presença Divina, nós exclamar três vezes: "Que este seja um bom sinal e boa sorte para nós e para toda a nação judaica." É também por isso saudamos aqueles que nos rodeiam, pois a alegria é sempre maior quando compartilhado com os outros. 23

Em seguida, recitar dois versos do Cântico dos Cânticos (2:8-9) que descrevem D'us "olhando pelas janelas, espreitando através das fendas", assim como a luz da lua faz em uma noite clara.

Proteção onipresente do D'us é descrito novamente na próxima Salmo dizemos (121): "O sol não te fará mal de dia, nem a lua de noite ... O Eterno irá guardar o seu ir e vir a partir de agora e para todo o sempre ".

Em seguida, repita Rei Davi palavras 's (Salmo 150): "Louvor D'us em Sua santidade, louvai-o no firmamento do Seu poder. . . Que cada ser que tem uma alma louvado seja o Eterno. "

Isto é seguido por uma passagem do Talmud que descreve a Santificação da Lua: "Foi ensinado na academia de Rabbi Ishmael : Mesmo que Israel mereceu nenhum outro privilégio de cumprimentar o Pai Celestial uma vez por mês, seria suficiente por eles. . ".

Em seguida é um salmo (67), que foi recitado no Templo Sagrado, descrevendo como os milagres de D'us fará com que as nações a reconhecer e louvar a Ele: "As nações vos exalto. . . As nações vão se alegrar e cantar de alegria, para você julgará os povos com justiça e guias as nações sobre a terra para sempre. "

Conclui-se com o " Aleinu "oração, em que dizemos que as nações do mundo" arco de vaidade e nada. Mas nós dobramos nosso joelho, a curva para baixo, e oferecer louvor perante o supremo Rei dos Reis. . . "Esta oração enfatiza que a nossa bênção na Lua é de nenhuma maneira uma forma de idolatria. 24

Se houver um quorum de dez homens, do enlutado Kadish é recitado.

Assim que estiver pronto, nós dançamos como em uma festa de casamento. 25

Postergada


Um dos temas subjacentes da Santificação da Lua é a nossa gratidão ao D'us por tudo que Ele nos deu. Como a lua, o destino da nação judaica tem aumentado e diminuído ao longo da história. No entanto, ainda estamos aqui para contar o conto. Santificar a lua em seu reaparecimento é uma forma de renovar a nossa confiança em presença constante do D'us em nossas vidas, e restaurar a nossa consciência de que tudo o que Ele faz é em última análise, para o nosso bem

Notas de Rodapé
1.
Comentário do Rabino Jonah Gerondi em Rabbi Isaac Alfasi code 's, Berachot, final do cap. 4.
2.
Veja glosas de Rabbi Jacob Emden , o "Yaavetz", para Talmud, Sanhedrin 42a.
3.
Glosas de Rabbi Moshe Isserles , o "Rema", para Shulchan Aruch, Orach Chaim 426:1.
4.
Taz comentário (por Rabi David Halevi ) para Shulchan Aruch, ibid. 426:3. Veja Rabbi Jacob Emden, Sidur Yaavetz, introdução à kiddush Levanah .
5.
Shulchan Aruch, ibid. 426:3.
6.
Magen Avraham comentário (por Rabbi Avraham Abele HaLevi ) para Shulchan Aruch, ibid.426:1.
7.
Rabbi Abraham David de Buczacz, Eishel Avraham ad loc.
8.
Ba'er Heitev comentário (pelo rabino Yehuda ben Shimon Ashkenazi, 1730-1770) para Shulchan Aruch, ibid.
9.
Shulchan Aruch, ibid. 426:4. Veja Taz, ibid;. Rabi Shneur Zalman de Liadi em seu livro de orações.
10.
Veja Taz, ibid;. Glosas de Rabino Shalom Dovber Schneersohn , o "Rebe Rashab", em Sidur Ohr Torah (Kehot, 1987); Rabbi Abraham David Lavut (1818-1890), Shaar Hakollel 33:3.
11.
Rema ibid.
12.
Magen Avraham, ibid. 426:6.
13.
Taz, ibid. 426:14. É claro que se a pessoa não está se sentindo bem, não há problema em dizer a bênção, enquanto um está olhando para a lua de dentro de casa.
14.
Isto é verdade para outras bênçãos também (Magen Avraham, ibid.). Mas desde que isso geralmente é feito na rua, onde é mais comum ter este problema, observa-se aqui.
15.
Rema, ibid. 426:2. Veja Mishná Berurá (por Rabi Yisrael Meir Kagan, o "Chafetz Chaim") 118:7.
16.
Magen Avraham, ibid. 426:10.
17.
Shulchan Aruch, ibid.
18.
Veja Mishná Berurá 100:2.
19.
A fonte para as bênçãos está no Talmud, Sanhedrin 42a.
20.
Talmud, Tratado Soferim 20:02; Shulchan Aruch, Orach Chaim 426:2.
21.
Rema, ibid. 426:2.
22.
Magen Avraham, ibid. 426:11.
23.
O rabino Mordechai Jaffe (1530-1612), Levush Hachur 426:1.
24.
O rabino Yisrael Friedman , Likkutei Maharich, vol. 2, final do Seder Rosh Chodesh. Ele cita outro motivo: o autor desta oração é Joshua e diz-se dele (Talmud, Bava Batra 75a) que, portanto, dizer que esta oração aqui, uma vez que existe uma ligação "rosto de Joshua é como a face da lua." entre Joshua e da lua.
25.
Rema para Shulchan Aruch, Orach Chaim 426:2.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...