sábado, 19 de outubro de 2013

TRATADO MASHIACH – SHA'AR 3 – DISCUSSÃO TANAÍTICA 23

                                               


SEPHER TESHUVAH YEHUDIM – DISCUSSÕES TANAÍTICAS PARA A TESHUVAH DOS JUDEUS MARRANOS DE ORIGEM SEFARADITA – SEDER CHOCHMAH YEHUDIM – TRATADO MASHIACH – SHA'AR 3 – DISCUSSÃO TANAÍTICA 23

Visando evitar acrescentar, adulterar, alterar e modificar a TORAH, o sábio judeu da geração dos zugots, RABBI HILLEL HA ZAKEN (30 a.e.c. – 10 d.e.c.), construiu, desenvolveu e elaborou um método de interpretação judaica rabínica contendo 07 regras, as quais, mais tarde, foram aumentadas para 13 regras, pelo sábio judeu tanaíta da terceira geração, RABBI YSHMAEL BEN ELISHA HA COHEN (90 d.e.c. – 135 d.e.c.), e as quais, mais tarde, foram aumentadas para 32 regras, pelo sábio judeu tanaíta da terceira geração, RABBI ELIEZER BEN YOSSI HA GALIL (? – ?). Assim, a aplicação destas 32 regras de interpretação judaica rabínica originou a construção, o desenvolvimento e a elaboração de leis judaicas, as quais foram registradas na obra literária judaica rabínica MIDRASH HALAKHAH, a qual contém as obras literárias judaicas rabínicas MEKHILTA DE RABBI YSHMAEL BEN ELISHA HA COHEN, MEKHILTA DE RABBI SHIMEON BAR YOCHAI, MIDRASH SIFRA e MIDRASH SIFREI [16].

De acordo com o que foi escrito até aqui, conclui-se que uma das consequências da utilização do MÉTODO ALEGÓRICO foram o surgimento e a prática da IDEOLOGIA DA SUBSTITUIÇÃO. Assim, advogar e defender a IDEOLOGIA DA SUBSTITUIÇÃO também equivale a negar a autoridade dos NEVIIM YISRAEL porque a sua aplicação está fundamentada no MÉTODO ALEGÓRICO de interpretação do TANAKH. No entanto, a IDEOLOGIA DA SUBSTITUIÇÃO ainda continua sendo divulgada por aqueles que rejeitam a natureza da aliança divina que ADONAI-ELOHIM estabeleceu com AVRAHAM BEN TERAH. E esta aliança divina está registrada na TORAH, segundo está escrito [4,5]:

O Eterno disse a Abrão: “Vai-te de tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei. E farei de ti uma grande nação e abençoar-te-ei, e engrandecerei teu nome, e serás uma bênção. E abençoarei aos que te abençoarem, e aqueles que te amaldiçoarem, amaldiçoarei; e serão benditas em ti todas as famílias da terra.”

Sepher Bereshit 12,1-3

A referência tanaítica SEPHER BERESHIT 12,1-3 registra a aliança divina da graça porque ela inclui três promessas divinas. A primeira promessa divina é conceder uma terra como uma possessão eterna aos FILHOS DE YISRAEL. A segunda promessa divina é abençoar aqueles que abençoarem aos FILHOS DE YISRAEL e amaldiçoar aqueles que amaldiçoarem aos FILHOS DE YISRAEL. A terceira promessa divina é abençoar todas as nações do mundo através dos FILHOS DE YISRAEL. De fato, na referência tanaítica SEPHER BERESHIT 12,1-3 observa-se que se uma promessa divina falhar então as outras duas promessas divinas também falharão. E, se isto ocorrer, então também falharão as promessas divinas de abençoar a humanidade através dos FILHOS DE YISRAEL e, assim, ADONAI-ELOHIM é mentiroso.

Mas, infelizmente, de acordo com os filósofos e teólogos cristãos, esta aliança divina foi completamente e totalmente anulada quando os FILHOS DE YISRAEL rejeitaram a YESHUA NAZARETH e eles condenaram-no a morte por crucificação. No entanto, as promessas e as revelações divinas aos FILHOS DE YISRAEL são confirmadas e reconfirmadas pelos NEVIIM YISRAEL, segundo está escrito [5,16]:

Assim disse o Eterno, que proporciona a luz do sol durante o dia e a luz da lua e da constelação das estrelas durante a noite, e que revolve o mar, fazendo rugir suas ondas – cujo nome é Eterno dos Exércitos: Se tudo isto que estabeleci se desfizer sem Minha ordem – diz o Eterno –, então também a semente de Israel deixará para sempre de ser uma nação sob Minha proteção. Assim disse o Eterno: Se pode ser medida a extensão dos céus que estão acima, ou exploradas as fundações que está abaixo, lançarei para longe de Mim a semente de Israel, por tudo que praticaram.

Sepher Navi Yirmiyahu 31,34-36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...