NUMEROLOGIA JUDAICA
Torá, Lei ou Ensinamento, em hebraico, o nome dado ao conjunto de livros que formam a base de todo o pensamento Judaico, dada pelo Criador através de Moisés durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto entre a saída do Egito e o início da conquista de Canaã. Contem as 613 leis que regem o Povo Judeu. Conhecida de forma generalizada como Pentateuco, o conjunto dos primeiros 5 livros da Bíblia: Genêsis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Adicionalmente, toda a extensão da literatura judaica baseada diretamente na Torá, a saber, os demais livros que compõe o Tanach (a Bíblia judaica), além das compilações da tradição oral (Mishná e Guemará, o Talmud) também são por vezes designados como a Torá.
Torá תורה
Tav ת
Vav ו
Resh ר
He ה
400 + 6 + 200 + 5 = 611
Mas não são 613 os mandamentos e o valor é 611?
Em Vezot HaBerachá, a última das porções da Torá, em Deuteronômio 33: 4 lemos:
תּוֹרָה צִוָּה-לָנוּ, מֹשֶׁה: מוֹרָשָׁה, קְהִלַּת יַעֲקֹב
Torá tsivá lanu Mosheh, morashá kehilat Yaakov.
Torá que nos deu Moisés é herança da congregação de Jacó.
Ou ainda: 611 que nos deu Moisés é herança da congregação de Jacó.
Mas então os outros dois mandamentos, onde estão? E quem deu?
Encontramos a resposta disso em Yitró, quando o Criador, bendito seja o Seu Nome, diz os mandamentos e o Povo não suporta a revelação, pedindo para que Moisés recebesse e então transmitisse, como está em Êxodo, 20, 19, onde o Povo recebeu diretamente do Criador, sem intermédio, os dois dos 10 primeiros mandamentos.
----------------
Moisés é certamente alguém de quem devemos ter em altíssima conta, não?
Tem até midrashim falando que todo o mundo foi feito pensando em sua existência, demonstrando a grandeza de nosso mestre.
Mas podemos então ter uma imagem de nosso mestre como alguém soberbo, supremo, glorioso? Imagem tal que costumamos ter e ver de todos os grandes nomes da Humanidade?
A pergunta que não quer calar:
O QUE GANHOU MOISÉS POR ISSO TUDO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário