domingo, 6 de outubro de 2013

SHA'AR 1 – DISCUSSÃO TANAÍTICA 1


SEPHER TESHUVAH YEHUDIM – DISCUSSÕES TANAÍTICAS PARA A TESHUVAH DOS JUDEUS MARRANOS DE ORIGEM SEFARADITA – SEDER CHOCHMAH YEHUDIM – TRATADO BERESHIT – SHA'AR 1 – DISCUSSÃO TANAÍTICA 1

A característica básica, fundamental e principal do modo de viver judaico consiste apenas em saber que existe apenas, exclusivamente, somente e unicamente um único ser sagrado, Adonai-Elohim, o qual é um ser pleno de propósitos e o único criador de um mundo no qual os seres humanos carregam a sua razão de existir. Na obra literária judaica rabínica, Mishneh Torah, o erudito e sábio judeu talmudista rishonita sephardi, Rabbi Mosheh Ben Maimon (1138 – 1204), ensina que o princípio central e fundamental de todo o conhecimento judaico reside somente em acreditar que o Criador existe; que o Criador é único; e que o Criador concede vida duradoura a todos os seres vivos [1]. Além disto, na obra literária judaica rabínica, Peirush Ha Mishnayot, o Rabbi Mosheh Ben Maimon registra o primeiro dos treze princípios do Judaísmo, na qual declara convictamente e com firmeza que apenas, exclusivamente, somente e unicamente Adonai-Elohim é o único Criador, o único Salvador e o único Senhor dos Filhos de Yisrael [2]. De fato, os Neviim Yehudah, os Neviim Yisrael, os eruditos e os sábios judeus crêem e se referem ao Criador como Adonai-Elohim, Quem Se revelou a Avraham Ben Terah; Yitshak Ben Avraham; Yaakov Ben Yitshak; e Mosheh Ben Amaram, conforme registra o Tanakh. Mas, no entanto, o que os Filhos de Yisrael conhecem e sabem sobre Adonai-Elohim, a Quem os libertou da longa e terrível escravidão no Egito e que, em seguida, Se revelou diretamente a Mosheh Ben Amram, no Monte Sinai, e também durante toda a atravessia do deserto? Em particular, o Navi Yirmiyahu Ben Hizkiyahu declara que apenas, exclusivamente, somente e unicamente Adonai-Elohim é o Rei Eterno; o Rei Salvador; o Rei Único; e o Senhor, segundo está escrito:

Mas só o Eterno é o Deus verdadeiro! É o Deus vivo e o Rei eterno! Ante Sua ira estremece a terra e Sua indignação não pode ser suportada pelas nações.

Sepher Navi Yirmiyahu 10,10

Desta forma, o Navi Yirmiyahu Ben Hizkiyahu declara que apenas, exclusivamente, somente e unicamente Adonai-Elohim é eterno e vivo, isto é, um ser existente, presente e muito real, mas não como um ser vivo biológico ou como um ser físico material. Desta forma, Adonai-Elohim não pode ser questionado através de conceitos filosóficos e nem questionado como um conceito material. Além disto, como Adonai-Elohim é verdadeiro e vivo, segundo os Neviim Yehudah, os Neviim Yisrael, os eruditos e os sábios judeus, então a Sua existência é incondicional e real. Entretanto, esta existência não é fisicamente real e nem é conhecida ou sustentada teologicamente por encarnação de um ou mais indivíduos, fé, imaginação e nem tão pouco por intermédio de alguma votação pública. Mas, entretanto, apesar de ser real, verdadeiro e vivo, Adonai-Elohim parece ser inacessível, inatingível e misterioso, conforme registra o Tanakh. No entanto, a Torah registra que nem mesmo Mosheh Ben Amram percebeu, fisicamente, a glória divina, segundo está escrito:

E disse: Mostra-me, rogo, a Tua glória. E disse: “Eu farei passar todo o Meu bem diante de ti, e chamarei em Nome do Eterno diante de ti – (para ensinar-te como implorar Minha piedade) – e farei misericórdia quando Eu quiser fazer misericórdia e Me compadecerei quando Eu quiser Me compadecer.” E disse: “Não poderás ver Meu rosto, pois não poderá ver-Me o homem e viver.” E o Eterno disse: “Eis aqui um lugar junto a Mim, e te porás de pé sobre o penhasco. E será, quando passar a Minha glória, que te porei na fenda do penhasco e te protegerei à Minha maneira, até que Eu tenha passado. E depois retirarei a Minha glória, e verás Minhas costas, e o Meu rosto não será visto”.

Sepher Shemot 33,18-23

Assim, conforme registra a referência judaica tanaítica Sepher Shemot 33,18-23, Adonai-Elohim declara que nenhum ser humano poderá vê-Lo e continuar a viver. Diante disto, não há como aceitar e acreditar no ensinamento de Yeshua Nazareth, conforme registra a referência cristã testamentária Evangelho de João 10,30. Ora, se Adonai-Elohim e Yeshua Nazareth constituem, ambos juntos, uma única divindade, então Yeshua Nazareth se faz igual à Adonai-Elohim. Por outro lado, os filósofos e os teólogos cristãos não podem continuar transmitindo o ensinando que Yeshua Nazareth é Adonai-Elohim na forma encarnada ou o Filho de Adonai-Elohim, porque, em caso contrário, os amigos, os discípulos, os inimigos e os parentes de Yeshua Nazareth também deveriam todos eles ter morrido durante o primeiro encontro pessoal com Yeshua Nazareth. Portanto, conclui-se que Yeshua Nazareth induz aos seus discípulos a confusão, ao erro e à idolatria ao ensinar que aquele que o vê também está vendo a Adonai-Elohim, o qual ele chama de Pai.

Em seguida, Yeshua Nazareth induz mais uma vez aos seus discípulos a confusão, ao erro e à idolatria, ao transmitir ele um ensinamento (o qual está em completo e total desacordo com a Torah), segundo o qual Adonai-Elohim pode se apresentar e se manifestar fisicamente na forma humana, segundo está escrito [3]:

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

Evangelho de João 14,8-11

E, mais adiante, Yeshua Nazareth induz mais uma vez aos seus discípulos a confusão, ao erro e à idolatria, ao transmitir ele um ensinamento (o qual está em completo e total desacordo com a Torah), segundo o qual quem crer nele realizará também obras maiores do que aquelas que ele realizou, segundo está escrito [2,3]:

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

Evangelho de João 14,12

Desta forma, Yeshua Nazareth induz mais uma vez aos seus discípulos a confusão, ao erro e à idolatria ao ensinar ele que qualquer um que o veja estará vendo a Adonai-Elohim, e que qualquer um que crer nele realizará obras bem maiores do que aquelas realizadas por ele próprio. E, através destes falsos e idolátricos ensinamentos cristãos, se conclui que qualquer ser humano pode ensinar que todo aquele que o vê também estará vendo a Adonai-Elohim e, consequentemente, ele pode ensinar que ele é único com Adonai-Elohim.

A nota de rodapé da página 1399 da fonte literária cristã testamentária, Bíblia Sagrada, informa que a referência cristã testamentária Evangelho de João 10,30 contém o principal ensinamento sobre a divindade de Yeshua Nazareth [3]. Mas, entretanto, este ensinamento é falso e idolátrico porque se é possível realizar as mesmas obras realizadas pelo próprio Yeshua Nazareth ou realizar obras maiores do que as obras que ele realizou, conforme registra a referência cristã testamentária Evangelho de João 14,8-12, então se conclui com certeza absoluta que Yeshua Nazareth nunca foi e jamais será o único a realizar as obras que ele mesmo realizou, mas que qualquer um dos seus seguidores se tornará como ele ou maior do que ele. Assim, se quaisquer dos seguidores de Yeshua Nazareth realizar obras iguais ou obras maiores do que as obras realizadas por Yeshua Nazareth, então não é mais necessário acreditar em Yeshua Nazareth porque ele não é mais exclusivo e não é mais o único a realizar tais obras. Portanto, Yeshua Nazareth induz mais uma vez aos seus discípulos a confusão, ao erro e à idolatria ao ensinar que ele próprio e Adonai-Elohim são uma única pessoa, conforme registra a referência cristã testamentária Evangelho de João 14,8-12. Diante disto, se conclui com toda a certeza que Yeshua Nazareth era declaradamente um grande idólatra!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...