sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Velas de Shabat – Luz da Alma



por: Rebbetzin Denah Weinberg

É um costume acender velas em jantares românticos. O Shabat, por si só, é como uma canção de amor


Olhe em volta. O mundo é um lugar escuro. As pessoas estão vagando à procura de significado.  Estão testando uma filosofia, esta religião. Elas procuram no escuro. Onde estão as respostas? Cadê a luz?

A luz foi criada no primeiro dia, e diz a Torá:" E foi bom."

É uma mitzvá da mulher acender as velas de Shabat. É um privilégio da mulher trazer a "bondade" no mundo através da luz. Como duas pequenas chamas trêmulas de um candelabro pode trazer a luz e iluminar um mundo tão grande e escuro?

O acendimento das velas antecipa o Shabat. Deste modo, estas pequenas luzes  nos conduzem  a uma luz  ainda maior,  a do Shabat.



O SHABAT É UMA GRANDE LUZ

A luz no fim do túnel é brilhante e quebra a escuridão. O Shabat também é considerado um “rompimento” da escuridão. Não é somente o dia em que paramos de trabalhar. Shabat é o Dia das Velas, o Dia da Luz, quando podemos ver claramente nosso objetivo neste mundo. O Shabat é o dia em que percebemos que temos uma alma.

A alma propriamente dita é chamada de vela, a vela de D´us, e portanto, é a luz do mundo. Traz a espiritualidade ao corpo e ao materialismo. Sem esta, o mundo estaria num estado oficial de escuridão. É a alma que nos conecta a D´us. Semelhantemente, o Shabat é a alma da semana. Sem ele, o mundo é como um corpo sem alma. Quando as mulheres acendem as velas, damos as boas-vindas a uma luz extra no mundo.

Você sabia que no Shabat temos uma alma extra? Durante o resto da semana, uma alma é poderosa o suficiente para receber santidade. Mas, precisamos de duas almas para lidar com toda a santidade extra que entra no mundo durante o Shabat.

É muito fácil ignorar a alma e a espiritualidade extra que temos no Shabat, e passar o dia só comendo e dormindo. Devemos nos perguntar: “este é o modo mais eficiente de usarmos nossa alma extra?”.

Certa vez ouvi dizer que é muito mais fácil superar conflitos internos no Shabat do que nos outros dias da semana, pois durante a semana há somente uma alma, enquanto no Shabat são duas almas: duas almas versus um corpo. No Shabat, as chances de estarmos no controle são maiores.



ILUMINAR A ALMA

Acendemos velas em jantares românticos, não é? O que torna um quarto iluminado com velas um ambiente romântico? São as velas, elas juntam as pessoas num nível de alma. Vai além do ato de fazer uma refeição, que é mundano, físico. A conexão de duas pessoas está num nível espiritual e profundo. Isto é emocionante e romântico! E são as velas que fazem isto.

Assim também é o Shabat. As velas nos unem com o próximo e com D´us. Nossa alma vai até Ele e vice-versa. O Shabat é uma canção de amor. É romance. É o nosso compromisso com D´us . (Lembre-se, no Shabat, não se concentre na comida e sim em seu compromisso com D´us!)

São as mulheres que acendem este romance com D´us. É isto que significam as velas de Shabat.

Então vamos dar a está mitzvá sua dimensão espiritual adequada. Você sente a luz de Shabat? Você sente sua alma se iluminar?

Nossa tradição nos dá diretrizes para que possamos sentir a dimensão espiritual ao acender as velas. Compre castiçais bonitos; tenha certeza de que tanto eles quanto a bandeja em que descansarão as velas estejam bem polidos para enfatizar a importância desta mitzvá. Acender as velas com óleo de oliva é considerado muito bom, pois produz uma luz intensa. Esteja vestido com roupas bonitas durante o acendimento da vela e, é claro, estar na hora certa (18 minutos antes do pôr-do-sol na sexta-feira à tarde). Prepare, pense, e esteja centrado nesta grande experiência.


CONEXÃO DA ALMA

Nossa tradição também nos conta algo notável. Para ajudar seus filhos a cumprirem seu potencial no mundo, a mulher deve estar tremendamente feliz ao acender as velas de Shabat. O que os pais não fariam para ter bons filhos? Pagam caro para que estudem nas melhores escolas; lhes dá atividades extracurriculares, passatempos e férias para estimular suas mentes e fortalecer seus corpos; os alimenta muito bem com comidas saudáveis; e lhes compra roupas boas. Porém, fontes judaicas dizem que uma das coisas mais importantes que podemos fazer por nossos filhos é sermos cuidadosos e felizes ao acender as velas de Shabat. Este é nosso investimento para que nossos filhos mereçam tudo de bom, sabedoria e satisfação espiritual.

As velas de Shabat também trazem paz na casa. Como? As pessoas apreciam a comida de Shabat com uma luz extra. E existe algo mais profundo. As velas conectam as pessoas num nível espiritual. As almas não lutam, os corpos lutam. A luz das velas desperta uma conexão de alma entre as pessoas, que traz uma verdadeira paz dentro de casa.

O Shabat nos lembra que existe a criação e o Criador. Da mesma maneira que o Shabat vem após seis dias de trabalho, nossa conexão fundamental com D´us estará no Mundo Vindouro, após muitos e muitos anos de trabalho! Isto é um fato lúcido e nos traz sanidade.

Os seres humanos perguntam “por que estamos vivendo, qual nosso objetivo?” As luzes de Shabat respondem: para uma eternidade de luz, calor e proximidade com  D´us.

O Shabat é o propósito da semana, não é somente uma parada para descansar para a próxima semana. Na verdade, trabalhamos a semana toda ansiando por este dia de prazer. Existe até uma tradição de contar os dias que antecedem o Shabat. "Estamos chegando lá... Estamos quase lá... Finalmente chegou!" É como uma noiva que conta os dias para o seu casamento; não porque o casamento marcará o fim de suas preparações, e sim porque é um objetivo, uma meta.

Shabat é o nosso objetivo e destino. No Shabat todas as dificuldades da semana que passou vão para uma nova realidade. No Shabat, toda dor se transforma em beleza, em novos desafios.

Que possamos acender a vela alegre, cuidadosamente e com muita felicidade, até que o mundo todo esteja iluminado com as luzes de Shabat.

Reimpresso com permissão de: ”Jewish Women Speak About Jewish Matters”- . Publicado por: Targum Press,Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...