sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Não ignore seus sentimentos.

por                               

Não ignore seus sentimentos.
Eles são a chave para a auto-descoberta.
Os sentimentos são informações essencial para seu o crescimento pessoal e espiritual. Cada sentimento tem um significado único ligado a ele. Os sentimentos nos educam . Eles são a estrada real para a auto-descoberta e auto-desenvolvimento. Para ignorar ou evitar o que sentimos é como escolher para não abrir um e-mail que está marcado "Urgente - aberto imediatamente" Nossos sentimentos nos ensinam o que é bom e o que não é bom para nós e nossas vidas. Eles são os nossos monitores de controle de qualidade.
Sentimentos desconfortáveis ​​como a tristeza, ansiedade, vergonha, solidão, raiva e ciúme servem a mesma função que a dor física. Assim como a dor física nos informa que algo está errado e precisa ser atendido, assim também a dor emocional. Ignorando a dor de estômago, pode-se resultar em ter um apêndice rompido. A Tristeza que é ignorada e não combatida pode resultar em depressão. Como psicoterapeuta, eu descobri que muitas vezes o cerne dos problemas das pessoas é um certo grau de desligar seus sentimentos e uma incapacidade de processar eficazmente os seus sentimentos.
Ouvindo os nossos sentimentos não significa segui-los impulsivamente ou cegamente. Para aprender com os nossos sentimentos, precisamos processar eles. Existem três etapas para processamento de nossos sentimentos:
Identificar o que estou sentindo, nomeando o sentimento, por exemplo, triste, brava, feliz, medo, vergonha, etc.
Procurar saber por que eu estou experimentando essa sensação particular, neste momento particular e, neste contexto particular.
Decidindo o que quero fazer com este sentimento agora que eu entendo o significado dele.
Sei que algo está incomodando sobre algo que minha esposa me disse. Identifico-me que eu estou me sentindo triste. A razão pela qual eu estou me sentindo triste é que, no contexto da situação, essa tristeza significa que ela não entende algo importante sobre quem eu sou. Eu me sinto distante dela. Eu decido o que é preciso para ter uma conversa sobre como eu sinto e vejo se eu posso ajudá-la a me entender melhor, para que possamos reconectar.
Vou conversar com a minha esposa na hora do almoço. Ela está atrasada. Eu não estou apenas chateado, eu estou fervendo de raiva. Após reflexão, eu reconheço que o atraso da minha esposa está acionando memórias dolorosas de meu pai que sempre perdia eventos importantes na minha vida. Eu percebo que a minha raiva tem pouco a ver com a minha esposa estar atrasada. Quando ela chega, ela pede desculpas profusamente. Saúdo com um abraço e um beijo.
Eu abro uma revista profissional no meu escritório e estou surpreso ao ver que o artigo de um colega foi publicado eu imediatamente experimento um sentimento de afundamento em meu estômago. Estou sentindo ciúmes e triste. Eu li o artigo e me consolei pensando: "Não foi um grande artigo tal." Eu vouseguindo o  meu dia até conseguir explorar o significado do meu ciúme e tristeza. Apesar de eu ter aliviado o meu desconforto, eu perdi uma grande oportunidade para a auto-descoberta e crescimento.
Desconfiando das Emoções.
Compreensivelmente, há alguns que não confiam nas emoções humanas . Afinal de contas, dando para os sentimentos cegamente ou impulsivamente "fazendo o que é bom" certamente eles podem levar a resultados desastrosos. A partir desta perspectiva, é compreensível que alguns acreditam que é melhor para tentar se livrar de sentimentos ruins enquanto optando por confiar na razão e na lógica.
Ao compreender o significado de nossa dor, podemos aprender a tolerar e, finalmente, integrá-lo.
Ninguém quer ficar com dor. Os pacientes chegam com uma expectativa de que o meu trabalho é ajudá-los a se livrar de sua dor. Em vez disso, eu lhes digo que o meu trabalho é ajudá-los a compreender o significado de sua dor, o que irá ajudá-los a tolerar e, finalmente, integrá-lo.
O desejo de conforto é rei em nossa cultura. A indústria farmacêutica é um negócio de bilhões de dólares, pois muitas pessoas querem se livrar de seus sentimentos desconfortáveis. (Isso não quer dizer que certamente há bons e adequados usos para esses medicamentos.) Quando tentamos nos livrar deles, perdemos oportunidades preciosas para a auto-descoberta e crescimento. Ao invés de tomar uma posição contrária vis-à-vis os nossos sentimentos, precisamos tomar uma atitude amigável e curioso. Não devemos ter medo dos nossos sentimentos.
A ilustração final da importância de ouvir os nossos sentimentos é no reino da tomada de boas decisões. No meu trabalho com os singles, eu lhes digo que, no namoro, é muito importante estar ciente de seus sentimentos quando escolher a pessoa certa para casar. Como essa pessoa me faz sentir? Existe algo que consistentemente não se sente bem? Qual é o meu maior medo, se eu casar com essa pessoa? Eu respeito essa pessoa? Confio nesta pessoa?
Muitos amigos bem-intencionados, pais e conselheiros, inadvertidamente, acabam aconselhando as pessoas a não ouvir ou confiar em seus sentimentos. "Não se preocupe com isso, eu tinha os mesmos sentimentos quando eu estava namorando e que não era nada." Esse tipo de conselho é essencialmente dizendo que a pessoa não ouvir e processar seus sentimentos e pode levar a resultados desastrosos. Quando uma pessoa não ouvir os seus sentimentos, ele ou ela corre o risco de não ver as bandeiras vermelhas infames acenando na frente de seus rostos. Ele também nega à pessoa a oportunidade para a introspecção e tornar-se plenamente consciente das questões envolvidas nesta relação.
Portanto, não fuja de seus sentimentos. Ouça-os, processios  e useos como uma oportunidade de auto-descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...