sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Abraão - o Primeiro Ieudi



Hoje é destaque A pergunta do Rabbi

Abraão - o primeiro do judeu
Por que Abraão considerado o primeiro do judeu?

As respostas rabino Aish:
Quando ele tinha três anos de idade, Abraão olhou para o mundo da natureza com toda a sua perfeição, beleza, simetria, precisão, tempo, equilíbrio, integração, coordenação, unidade - e concluiu que para o mundo ser concebidos de modo perfeitamente, não obviamente deve ser um designer inteligente. Foi então que Abraão descobriu Deus.

Noah também sabia a respeito de Deus, e seus descendentes Shem e sequer teve uma yeshiva! Se sim, de que forma foi Abraham diferente que ele é escolhido para iniciar o povo judeu?

O que torna Abraham único não é apenas que ele reconheceu a Deus, mas que ele entendeu a necessidade de ir para fora e compartilhar isso com os outros. O Midrash compara o conhecimento espiritual para um frasco de perfume. Se você deixar o frasco de perfume corked e sentado em um canto, o que é bom? Shem e sempre foram como uma garrafa fechada de perfume, fora de estudar em um canto em algum lugar.

Mas Abraão saiu e ensinou as pessoas sobre o monoteísmo. Ele armou a sua tenda, que estava aberto nos quatro lados, no meio de uma estrada entre as cidades. Ele foi o autor de um capítulo de livro de 400 refutante idolatria. E ele suportou todos os tipos de escárnio e perseguição para a realização de crenças que foram, para dizer o mínimo, politicamente incorreto. De fato, a Torá chama de "Avraham Ha-Ivri" - Abraão, o hebreu. HA-IVRI traduz literalmente como "a pessoa que está do outro lado." O mundo inteiro ficou de um lado, com Abraham firme de pé sobre o outro.

Abraham distinguiu-se como sendo um amante de toda a humanidade. Quando Deus procurou destruir a corrupta cidade de Sodoma, Abraão estava disposto a levantar-se contra Deus e afirmam que eles devem ser poupados. Ele se preocupava com todos e via a si mesmo e não como um indivíduo tentando aperfeiçoar-se, mas como o progenitor de um movimento para trazer a existência de Deus em perfeita clareza.

Esse é o legado judaico - que serve como uma inspiração e um modelo para toda a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...