segunda-feira, 12 de agosto de 2013

DISCUSSÃO TANAÍTICA 6


SEPHER TESHUVAH YEHUDIM – DISCUSSÕES TANAÍTICAS PARA A TESHUVAH DOS JUDEUS MARRANOS DE ORIGEM SEFARADITA – SEDER CHOCHMAH YEHUDIM – TRATADO TORAH – SHA'AR 2 – DISCUSSÃO TANAÍTICA 6

Segundo autores da HISTÓRIA JUDAICA, eruditos e sábios judeus, a TORAH SHE BICHTAV é o registro da IMUTÁVEL PALAVRA e da VONTADE de ADONAI-ELOHIM. Nela está registrada parte da HISTÓRIA DE YISRAEL, intervenções de messias e a realização de profecias divinas. Autores da história judaica relatam que desde a outorga da TORAH, ocorrida no MONTE SINAI, gigantesco e terrível foi o esforço realizado pelos FILHOS DE YISRAEL em preservar durante séculos, sobretudo obras literárias judaicas rabínicas como a KABBALAH e o TALMUD. As obras literárias judaicas rabínicas foram escondidas, guardadas e preservadas por séculos de tal forma que elas se constituíram até hoje na maior característica de identificação dos FILHOS DE YISRAEL e do modo de viver judaico.

Durante séculos, historiadores judeus e não judeus registraram a perda do ARON HA-KODESH (ARCA DA ALIANÇA), do BEIT HAMIKDASH (CASA DA SANTIDADE), e etc., mas os FILHOS DE YISRAEL não perderam as sagradas escrituras hebraicas. E graças às sagradas escrituras hebraicas os FILHOS DE YISRAEL se constituem, até hoje, como nação e como povo. Diante disto, o sábio judeu geonita, RABBI SA'ADIA BEN YOSEF, GAON (882 – 942), declarou que YISRAEL somente se constitui uma nação e um povo graças a TORAH, e o sábio judeu acharonita ashkenazi, RABBI YOM TOV LIPMANN TZUNTZ, LEOPOLD ZUNZ (1794 – 1886), declarou que o TANAKH foi preservado de tal forma que durante séculos ele se transformou em uma pátria portátil para os judeus. E, de fato, durante séculos, o TANAKH ajudou, auxiliou, guardou, manteve, orientou, preservou, protegeu, suportou, testemunhou e zelou a favor dos FILHOS DE YISRAEL e do modo de viver judaico [1].

Do ponto de vista sociológico isto se constitui em um fenômeno no qual uma escritura religiosa disciplinada, séria e codificada carrega filosofias de um modo de viver, um guia de conduta ético, moral, sexual e social, e que, durante muito tempo direcionou, governou e orientou a vida ética, moral, sexual e social judaica. Isto foi observado com admiração pelo judeu converso, crítico literário, jornalista e poeta lírico alemão, CHRISTIAN JOHANN HEINRICH HEINE (1797 – 1856), o qual declarou que os judeus podem se consolar de terem perdido o ARON HACODESH e o BEIT HAMIKDASH, mas que tal perda é insignificante em comparação com o TANAKH, o tesouro sagrado imperecível que os FILHOS DE YISRAEL guardaram, mantiveram e preservaram por séculos, e que sobreviveu até hoje.

Foi reconhecido inclusive pelo líder espiritual e político árabe, ABU AL QASIM MUHAMMAD IBN ABD ALLAH IBN ABD AL MUTTALIB IBN HASHIM, PROFETA MAOMÉ (570 – 632), quem caracterizou os FILHOS DE YISRAEL como O POVO DO LIVRO. Esta honraria foi conservada durante séculos e tornou-se uma característica do modo de viver judaico. O TANAKH tornou-se para os judeus a sua felicidade, o seu governante, o seu legado, a sua pátria e o seu tesouro, mas em muitas ocasiões tornou-se o seu juiz e a sua maldição. Os FILHOS DE YISRAEL viveram este livro e continuam através dele a praticar o modo de viver judaico. Impressionante é como o POVO JUDEU sobreviveu aos guetos, holocausto, tribunais inquisidores, mortes, perseguições, pogroms e torturas, e conseguiram manterem-se como povo diferente, distinto e singular durante séculos de existência [1].

Muitas são as obras literárias históricas que ajudam a compreender a essência e a natureza do modo de viver judaico. Estas obras ajudam a compreender a essência dos FILHOS DE YISRAEL e do modo de viver judaico como um fenômeno único, e também ajudam a compreender como os FILHOS DE YISRAEL aprenderam, ao longo dos séculos, a realizarem mudanças para poderem continuar a ser o mesmo povo e também para compreender como o JUDAÍSMO é a expressão do modo de viver judaico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...