quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DISCUSSÃO TANAÍTICA 11



SEPHER TESHUVAH YEHUDIM – DISCUSSÕES TANAÍTICAS PARA A TESHUVAH DOS JUDEUS MARRANOS DE ORIGEM SEFARADITA – SEDER CHOCHMAH YEHUDIM – TRATADO TORAH – SHA'AR 3 – DISCUSSÃO TANAÍTICA 11

Na TORAH SHE BICHTAV é observado o registro das leis, mandamentos, normas, ordenanças, preceitos, prescrições e regulamentações que caracterizam o modo de viver judaico. No entanto, é o TALMUD que expõe análises, comentários, discussões, esclarecimentos e explicações sobre estas leis e mandamentos. Caso esta obra literária religiosa judaica não fôsse produzida, então não seria possível entender, cumprir e observar as leis e tradições registradas na TORAH e, assim, o modo de viver judaico não poderia ser mantido. Portanto, o TALMUD alicerçou as leis e tradições judaicas e, desta forma, esta obra literária muito influenciou na construção, desenvolvimento e evolução do modo de viver judaico, caracterizando-o e definindo-o ao longo dos séculos. Os judeus que desprezaram e que negaram a importância e a validade do TALMUD se deixaram assimilar por cultos, culturas e tradições religiosas de outras nações, povos e terras, tornaram-se minoria ou desapareceram. Enquanto líderes religiosos de outras nações, povos e terras adotaram a TORAH SHE BICHTAV, o TALMUD permaneceu sendo, até hoje, a segunda obra literária máxima judaica rabínica, a qual ainda caracteriza os FILHOS DE YISRAEL [1].

Ao longo dos séculos que transcorreram após a PRIMEIRA DIÁSPORA JUDAICA, iniciada no ano de 721 a.e.c., os FILHOS DE YISRAEL descobriram que a sua sobrevivência como grupo étnico e religioso dependia somente e unicamente do estudo das análises, comentários, discussões e interpretações do TANAKH, os quais, mais tarde, produziram a construção, desenvolvimento, elaboração e evolução do TALMUD. Os históricos inimigos mortais do POVO JUDEU, os quais devido a interesses políticos e religiosos e, sobretudo, motivados pelo ódio gratuito, desejaram destruir o modo de viver judaico e submeter aos judeus a conversões forçadas, também estavam cientes desta característica judaica. E, para isto, os inimigos mortais dos FILHOS DE YISRAEL começavam a disseminar o seu ódio através da proibição do estudo do TALMUD, ameaçando de morte aos judeus que discordassem ou que resistissem.

Em várias ocasiões históricas foi ordenada a apreensão, exame e queima pública do TALMUD em nações, reinos e terras, sobretudo européias. Durante o exame do TALMUD muitos trechos foram removidos por ordem de autoridades cristãs católicas apostólicas romanas quando eles percebiam que no estudo minucioso de tais trechos era identificado o repúdio absoluto por quaisquer formas de idolatria e, sobretudo análises, comentários, discussões, explicações e interpretações, as quais podem ser utilizadas para elaborar argumentos que derrubam teologias sustentadas por dogmas. Particularmente, isto se tornou evidente no comportamento das autoridades cristãs católicas apostólicas romanas diante do TALMUD, em todos os países do continente europeu, sobretudo durante a IDADE MÉDIA (Século V – Século XV).

O TALMUD é o trabalho literário resultante das análises, comentários, discussões e interpretações da TORAH SHE BE'ALPEH. Estes estudos foram realizados durante séculos por sábios judeus que residiram em YISRAEL e BABILÔNIA até o início da IDADE MÉDIA. O TALMUD é composto principalmente pela MISHNAH (a qual consiste em uma obra que registra por escrito a TORAH SHE BE'ALPEH) e a GUEMARAH (a qual é constituída de análises, comentários, discussões e interpretações elaboradas para esclarecer a MISHNAH); e a MISHNAH, por sua vez, constitui o pilar central da TORAH SHE BE'ALPEH. Durante os séculos do seu desenvolvimento, a GUEMARAH tornou-se uma obra literária judaica rabínica riquíssima em filosofia, história, legislação e sabedoria. Ela contém conselhos e lições para a vida dos judeus, ciências e lógica, palavras de inspiração e perspicácia e também trechos humorísticos. Além disto, uma das características literárias da GUEMARAH é adentrar-se por assuntos e temas judaicos diferentes ao assunto que está em análise e, em seguida, iniciar comentários e discussões sobre um assunto da TORAH, e relatar uma história ou transmitir ensinamentos judaicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...