segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Tempo na Tora


O Tempo na Tora



Nós aprendemos que a nossa experiência de vida é formado por fases: inspiração, perda de inspiração e luta para recuperar a inspiração. Vimos também que as nossas mentes e neshamot conter elementos que correspondem a essas etapas. Agora aprofundar a natureza do tempo para descobrir a raiz dessas forças. Ser o resultado de sensível ao tempo desta forma será a capacidade de trazer os elementos da mente e do neshamah com elementos do tempo: cavalgar as ondas do tempo.

O recipiente contendo geral do resto da criação é o tempo. Tempo é metade do que não é de fluxo monótono ou unidimensional em ciclos com pulsos de energia. Estes ciclos de corresponder exatamente aos níveis de energia diferentes mencionados no que diz respeito à dimensão humana, ou melhor, continente consitituyen o quadro ou a dimensão humana e existem em ressoam tempo com ele. Se pudesse aprender a sentir o fluxo desses ciclos de tempo pode "afinar" corretamente ampliar nossa energia espiritual e crescimento espiritual imensamente.

O tempo passa ciclicamente através de unidades, compostas de momentos, horas, dias, semanas, meses e anos. Na verdade, estes ciclos são, na verdade espiral porque nenhum momento é igual ao outro, cada nova visita para o mesmo ponto no tempo corresponde a sua idêntica anterior, apenas em um plano superior. O trabalho necessário é "correto” ou a energia preencher corretamente cada ponto; qualquer ponto já ocorre duas vezes e, portanto, todos os dias da vida, a cada momento, requerem um esforço espiritual específico. O Ha'jaim Nefesh explica Shacharit (oração da manhã) de hoje é completamente diferente de manhã Shacharit, hoje não é amanhã e precisa de seu próprio trabalho especial. As mesmas palavras terão um efeito completamente novo amanhã. Esses momentos são o nosso activo mais valioso, na verdade é a nossa vida.

Em outras palavras, cada momento é carregado com energia específica para nos ajudar a conseguir o que conseguimos nesse tempo, o tempo não é um molde passiva em que gravar nossas ações, mas a fonte de energia para essas ações.

Considere esta idéia. Por exemplo, muitas vezes temos a idéia de que nós celebramos o aniversário de certos eventos porque nos lembramos que estes eventos ocorreram nesses momentos particulares e, portanto, têm algo especial que o tempo: celebrando a Páscoa na primavera, porque o Êxodo ocorreu em tal tempo. Mas, na verdade, o oposto é verdadeiro. A verdade é que o Êxodo ocorreu no momento porque o tempo forças metafísicas tornou possível, e mesmo necessário, um evento como esse. Horário causa não um observador. Basta lembrar que o patriarca Abraão comeu matzá [pão achatado] em Pessach, embora no momento não tivesse havido um êxodo para comemorar, e sequer apareceu ainda o povo judeu. As energias de nesta época do ano requer matzá, a demanda da Páscoa. É verdade que os preceitos da Páscoa comemoram o Êxodo, mas o próprio Êxodo, com todos os seus detalhes, é por si só uma expressão da energia inerente a tempo.
E o mesmo se aplica a cada Yom Tov [festival] e todos os dias. Este é o sentido profundo da frase ba'yamim ha'hem ba'zmán ha'zé - "naqueles dias, neste momento" nesta época do ano em energia equivalente àquela que, então, atingiu no mundo está presente , a nossa missão não é comemorar sentimentalmente, mas usá-lo.
Então, agora nós entendemos que a cada ano é um círculo, cada ponto de que é único. Cada ponto no círculo é extremamente poderoso, gera ondas de energia que causam determinados eventos e realizações tornaram possível naquele momento. Cada ponto exige algum esforço por parte de nós, tanto individual como em nível da aldeia. O tempo de vida de cada indivíduo é um círculo ou uma espiral, cada um dos dias da nossa vida requer certa sensibilidade, certo crescimento, uma conquista específica. Há oportunidades disponíveis em momentos que não se repetirão novamente. Este é também o significado mais profundo da declaração de Kohelet (Eclesiastes), que afirma que "para tudo há um tempo, e um tempo para todo propósito..."

***

Agora estudar a singularidade que tem a oportunidade do momento em si. O Talmud relata o que se segue a pedido de Moshe Deus no sentido de que Ele te mostrar mais de Sua glória, Sua presença. Deus se recusa, alegando que Moisés não pode ver.
Podemos imaginar a reação de Moisés: "Mas quando eu estava presente na sarça ardente, que me ofereceu para me mostrar e eu estava com medo de ver. Agora que eu sou capaz de ver, por favor, peço-lhe para revelar mais ".

A resposta do Talmud citações de Deus: o que ratzita K'she'ratziti; Ajshav she'atá Rotze, Eini Rotze - "quando eu queria revelar a você, você não iria agora você quero, eu não quero". Ali o Talmud cita uma opinião que diz que quando Moisés tinha escondido o rosto antes e tinha medo de olhar não tinha feito nada de errado. Sua conduta era apropriada e louvável. Este não era um castigo. Mas aquele era o momento, e que você perdeu. Este não é o tempo. Que lição em oportunidades perdidas!

Em Ha'shirim Shir (Cântico dos Cânticos) afirma: "Eu durmo, mas meu coração está acordado; [ouvir] o som do meu amado está batendo: Abre-me, minha irmã, meu amor, minha pomba, a minha pura ... Já Eu tomei o manto, que eu tenho que usá-lo novamente? E eu vos lavei os pés, eu tenho que lhes suja "E depois do atraso:" Eu me levantei para abrir ao meu amado, mas o meu amado tinha ido ... "Um pouco de preguiça, uma oportunidade perdida. Que bater na porta para ser respondida.

Isto significa que uma pessoa tem de desenvolver uma sensibilidade apurada para o fluxo de energia do tempo, para saber o que mais pode ser alcançado em todos os momentos. Os sábios da Cabala falar sobre isso em detalhes. Os discípulos do Arizal, o cabalista que viveu em Tzefat mais de quatro anos e, posteriormente, relatam que em Erev Shabat, sexta à noite, enquanto eles estavam juntos com o professor nas colinas de Tzefat para Shabat, de De repente, ele virou-se para eles e disse: "Vamos Yerushalayim." Eles ficaram surpresos, só falta algum tempo para o pôr do sol e Yerushalayim foi Tzefat uma longa distância. Obviamente, ele dizia que não seria transportado ao longo do tempo, talvez quisesse dizer-lhe que algo maior do que simplesmente passar que vêm a Jerusalém. “Houve um momento de hesitação no grupo, alguém disse algo sobre contando sua família, e então o Arizal disse tristemente: “. “É tarde demais”

O maior discípulo (discípulo) do Arizal, o rabino Chaim Vital, relata o seguinte episódio em seus escritos. Após a morte de seu mestre, ele estava em Jerusalém. Um dia, o sultão de Yerushalaim se aproximou dele e ordenou-lhe para abrir as águas de Giom. O Giom era uma nascente subterrânea que flui em Jerusalém, que, de acordo com o Talmud conta tinha sido fechada pelo rei Jizquiyahu contra a opinião dos estudiosos de sua geração.
Sabemos que o selo ou abrir essas águas têm um sentido mais profundo do que o técnico, mas pelo menos por agora destacar o nível superficial. O sultão sabia que o grande cabalista Rabbi Chaim Vital teria o poder espiritual para abrir a mola, fechado desde a antiguidade. Rabino Vital não quer, mas ele sabia que sua vida estaria em perigo se ele se recusou a fazê-lo, usando uma técnica que foi transportada Damasco imediatamente cabalística.
Naquela noite, seu professor, o Arizal, apareceu para ele em um sonho.
"Por que você se recusa a abrir a Giom hoje?", Pediu ao seu discípulo.
"Eu estava com medo de usar os nomes sagrados de Deus que foram necessárias para fazer isso", disse o rabino Chaim.
"E como você chegou a Damasco, então?"
Obviamente, o rabino Chaim não tinha resposta para isso. Em seguida, o dito Arizal
"Você sabe que a sua alma é um guilgul (reencarnação) do Rei Jizquiyahu e você vinistes o mundo para reabrir a primavera, você tinha fechado há muitos anos atrás?"
Podemos apenas imaginar o que o rabino Chaim sentiu. Ele escreve que a sua reação foi respondido: "Amanhã voltar lá e eu vou."
Mas o Arizal disse: "Você não pode. Hoje foi o dia e, agora, a oportunidade se foi. "
Apesar de nenhum dos nossos negócios muito profundamente estas questões, de forma tangível ver aqui o grande poder de cada momento específico. Aparentemente, um dos nossos testes especiais é usar corretamente as oportunidades. Não podemos perder tempo. Mas não podemos ser dojek et ha'shaá - "forçar quando" muito cedo é tão inútil quanto tarde demais. As pessoas que pensam de Efraim deixaram o Egito antes do resto do povo judeu, pensando que o tempo da redenção havia chegado. Eles estavam errados, e como resultado eles foram destruídos. O segredo é escolher o momento certo.

***

Como se pode saber qual é o ponto? Como alguém se torna sensível às oportunidades? Nós sabemos que Deus nunca nos dá muito profundas dificuldades para tirar proveito de que, se estamos destinados a tirar vantagem de uma oportunidade dada, nós fornecemos uma alusão necessária, a cada um segundo a sua sensibilidade. Para alguém muito espiritualmente desenvolvido, a referência pode ser muito sutil: quando o profeta Eliseu (Eliseu) ainda era um jovem que andava lavrando campo de seu pai, um dia Eliyahu (Elias), o maior profeta e líder dessa geração, ele passou perto dele. De passagem, lançou o seu manto sobre Eliseu. Isso foi o suficiente. Eliseu disse adeus aos seus pais e foi para o homem que só então havia se tornado seu mestre, e ele se tornou um profeta e um dos maiores homens que já viveu. Aderet Eliyahu, a capa de Elias: foi o suficiente. Eliseu sabia que uma mera sugestão ou gesto de um grande homem deve ser levado a sério. Tais atos são carregados de significado. Eu não posso ignorar a chamada.

Um discípulo do Chaim Chofetz conta a história de sua partida do Rebe. Como um homem jovem, quando ele deixou o Radun Yeshiva era antes da Chaim Chofetz para dizer adeus a ele e pedir uma berachá (bênção). Ao entrar na presença do Chaim Chofetz, prounciar antes de uma palavra, o dito Chaim Chofetz
"Eu sou um sacerdote."
O discípulo congelou. O que ele quis dizer que o Chaim Chofetz?
O Chaim Chofetz continuou: "E você não é. Você sabe o que isso significa? Eu vou te dizer. Quando Mashiach [Messias] vêm e apostar ha'mikdash (Templo) é reconstruído, todos vão correr para ele. Quando você chegar aos portões, eles vão dizer: "Você não pode entrar, não um sacerdote. Mas eu vou ser autorizado a entrar. Sabe por quê? Por milhares de anos, no deserto do Sinai, que cometeu um grande pecado e teve de vingar a honra de Deus. Moisés levantou-se e gritou: Meu LA’HASHEM elai - "Aquele que é de Deus, para mim!" Meus antepassados, a tribo de Levi, respondeu imediatamente ao chamado e correu para o seu lado. Mas não o seu. E eu sou um descendente de kohanim e você não está, este é o resultado e esta é a diferença entre você e eu. "
Depois de uma pausa, ele disse que as últimas palavras de seu discípulo:
"Algum dia, em algum lugar em sua vida, lá fora no mundo, ouve a chamar meu LA’HASHEM elai - '! Aquele que é de Deus, para mim" Quando você ouvir essa chamada corre para ele!

Akiva Tatz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...