quinta-feira, 18 de julho de 2013

SEPHER TESHUVAH YEHUDIM 46



SEPHER TESHUVAH YEHUDIM – DISCUSSÕES TANAÍTICAS PARA A TESHUVAH DOS JUDEUS MARRANOS DE ORIGEM SEFARADITA – SEDER CHOCHMAH YEHUDIM – TRATADO BERESHIT – SHA'AR 5 – DISCUSSÃO TANAÍTICA 46

O mundo em que o ser humano habita, se desenvolve e evolui não foi o primeiro mundo e nem foi o único mundo a ser criado por ADONAI-ELOHIM, mas apenas, exclusivamente, somente e unicamente ELE, ADONAI-ELOHIM, criou também outros mundos, até o momento em que ELE decidiu criar, segundo a SUA VONTADE, a TERRA e o HOMEM para nele habitar e viver. Diante disto, os descendentes de judeus marranos de origem sefaradita aprendem que os FILHOS DE YISRAEL sempre viverão e poderão narrar a sua história sempre como uma nova criação divina. Este ensinamento judaico está registrado indiretamente nas referências tanaíticas SEPHER BERESHIT 7,1-24 (DILÚVIO); SEPHER BERESHIT 11,1-9 (TORRE DE BABEL); e SEPHER BERESHIT 11,10-25,11 (AVRAHAM BEN TERAH). Visando se apoderar deste ensinamento judaico rabínico, filósofos e teólogos cristãos ensinam que a última criação divina foi o surgimento de YESHUA NAZARETH, o qual através dos seus ensinamentos e da sua crucificação ele foi constituído único herdeiro universal, segundo está escrito [1]:

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

Epístola de Paulo aos Hebreus 1,1-4

No entanto, MOSHEH BEN AMRAM recebeu uma revelação de ADONAI-ELOHIM a respeito dos NEVIIM YISRAEL, os quais surgiriam em auxílio aos FILHOS DE YISRAEL, segundo está escrito:

Profeta do meio de ti, dentre os teus irmãos, como sou eu, o Eterno te fará surgir em todas as gerações; a ele ouvireis.

Sepher Devarim 18,15

E disse-me o Eterno: “Falaram bem no que disseram. Profeta farei surgir do meio de seus irmãos, como tu és; e porei as Minhas palavras em sua boca e ele lhes falará tudo o que Eu lhe ordenar. E qualquer homem que não ouvir as Minhas palavras, que ele falar em Meu Nome, Eu lhe cobrarei. Mas o profeta que propositadamente falar alguma coisa em Meu Nome, que não lhe ordenei falar, ou que falar em nome de outros deuses, este profeta morrerá.” E se disseres no teu coração: ‘Como conheceremos a coisa que o Eterno não falou?’ Quando falar o profeta em Nome do Eterno, e a coisa não se cumprir e não suceder, esta é a coisa que o Eterno não falou; propositadamente a falou o profeta, não o temerás.

Sepher Devarim 18,17-22

Nas referências tanaíticas SEPHER DEVARIM 18,15 e SEPHER DEVARIM 18,17-22, ADONAI-ELOHIM revela que fará surgir NEVIIM no meio judaico, e não que ELE faria surgir alguém referido como FILHO DE ELOHIM, e nem tão pouco ELE prometeu que faria surgir alguém que transmitisse ensinamentos contraditórios, fraudulentos, completamente estranhos àqueles registrados na TORAH [1].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...