terça-feira, 23 de julho de 2013

Sabedoria dos Patriarcas





Conta o Zohar que antes da criação do mundo, as letras estavam já ocultas e o Eterno as contemplava e se deleitava com elas. Quando quis criar o mundo, todas as letras se apresentaram diante Dele, mas em ordem inversa. A letra Tav foi a primeira a aparecer, com o argumento de que era a última letra da palavra Emet (Verdade). “Tu mesmo és chamado de Emet.”
O Eterno respondeu: “Com efeito, tu és digna, mas não convém que me sirva de ti para a criação do mundo, pois estás destinada a ser gravada na frente dos homens fiéis que observam a Lei, desde Alef até Tav.” Ele foi recusando sucessivamente várias letras que se apresentaram, até que observou a letra Alef quieta no seu canto. Adonay perguntou por que ela não havia se proposto a ser a primeira. Resposta: “Mestre do Universo, ao ver que todas as letras se apresentaram ante Ti, inutilmente, por que haveria de me apresentar?”
O Eterno respondeu: “Oh, Alef, Alef, ainda que a letra Bet me sirva para a criação do mundo, tu serás a primeira de todas as letras e em ti terei Eu a unidade.” E completou: “Serás a base de todos os cálculos e de todos os atos produzidos no mundo, e ninguém poderá encontrar a unidade de nada senão a partir da letra Alef.” Por isso, as primeiras palavras da Sagrada Escritura têm por inicial dois Bet (Beresit Bara) e dois Alef (Elohim ET), para marcar o que ocorre no mundo celeste e no mundo terreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...