terça-feira, 16 de julho de 2013

SEPHER TESHUVAH YEHUDIM 49



SEPHER TESHUVAH YEHUDIM – DISCUSSÕES TANAÍTICAS PARA A TESHUVAH DOS JUDEUS MARRANOS DE ORIGEM SEFARADITA – SEDER CHOCHMAH YEHUDIM – TRATADO BERESHIT – SHA'AR 5 – DISCUSSÃO TANAÍTICA 49

Conforme mencionado anteriormente, a presença da MISERICÓRDIA DIVINA é o maior tesouro que o ser humano possui neste mundo e também é o maior exemplo da HUMILDADE DIVINA de ADONAI-ELOHIM. Conforme a referência midráxica MIDRASH BERESHIT RABBAH 4,1, durante a realização das SETE OBRAS DA CRIAÇÃO, ADONAI-ELOHIM, não se serviu de algo ou de alguém porque ELE realizou a CRIAÇÃO a partir do nada [3]. Por isto, a referência SEPHER BERESHIT 1,1 registra o verbo hebraico transliterado BARAH (CRIAR POR SI PRÓPRIO) indicando que as OBRAS DA CRIAÇÃO transcorreram sem auxílio de algo ou de alguém. Mas o verbo hebraico transliterado por BARAH apresenta características particulares de interpretação. Um exemplo disto, é que ADONAI-ELOHIM é o único sujeito exclusivo deste verbo hebraico, de modo que a ação divina é superior a qualquer tentativa humana de representar esta ação. E a TORAH não registra a existência de algo ou de alguém do qual ADONAI-ELOHIM tenha se servido para realizar as SETE OBRAS DA CRIAÇÃO porque neste verbo está implícita a idéia de criar. Na realidade, foi apenas, exclusivamente, somente e unicamente ADONAI-ELOHIM QUEM realizou as SETE OBRAS DA CRIAÇÃO, e exclusivamente ADONAI-ELOHIM QUEM deve, de fato, ser exaltado, glorificado e louvado. E, diante disto, o sábio judeu amoraíta da quinta geração, RABBI TANHUMAH BAR ABBA, ensina, segundo está escrito [3]:

Disse o Rabino Tanhumah: “...Tu és grande e fazes maravilhas” (Sepher Tehilim 86,10). “Porque Tu és o único Deus: só Tu criaste o mundo.”

Midrash Bereshit Rabbah 1,3

Assim, a UNICIDADE DIVINA está solidificada no seu atributo de ÚNICO CRIADOR. Portanto, ADONAI-ELOHIM não usufruiu de ajuda alguma durante a realização das SETE OBRAS DA CRIAÇÃO porque ADONAI-ELOHIM realizou sozinho todas as obras criadas, segundo está escrito:

Assim disse o Eterno, teu redentor, que desde o seio materno te formou: Eu sou o Eterno, que cria todas as coisas, que sozinho expandiu os céus e estendeu a terra; que frustra os sinais dos impostores, enlouquece os adivinhos e entontece os sábios, inutilizando todo o seu conhecimento; que confirma a palavra de Seu servo e faz acontecer o que transmitem Seus mensageiros; que proclama sobre Jerusalém: ‘Ela será habitada’ – e sobre as cidades de Judá: ‘Elas serão edificadas e Eu reconstruirei suas ruínas’; que diz à profundidade dos mares: ‘Seca completamente e secarei teus rios’; que Diz sobre Córesh [Ciro]: ‘Ele é Meu pastor, e cumprirá Meus desejos’; e que afirma sobre Jerusalém: ‘Ela será reconstruída’ – e sobre o Templo: ‘Ele será restabelecido’.

Sepher Navi Yeshayahu 44,24-28

Eu sou o Eterno, e nenhum outro existe; não há Deus além de mim; Sim! Eu te escolhi, ainda que não Me conhecesses; para que todos, do leste e do oeste, soubessem que nada há além de Mim; Eu, somente, sou o Eterno, e nenhum outro existe. Eu formo a luz e crio a escuridão; Eu faço a paz e sou Eu quem cria o mal; Eu sou o Eterno que tudo faz.

Sepher Navi Yeshayahu 45,5-7

Por causa disto, é muito significante para os judeus a completa ausência da participação dos anjos durante a realização das SETE OBRAS DA CRIAÇÃO. De fato, os FILHOS DE YISRAEL sempre receberam proteção divina durante a sua difícil trajetória histórica porque apenas eles é que são testemunhas do poder de ADONAI-ELOHIM e os únicos que podem afirmar que ELE foi o único a criar, sozinho, as OBRAS DA CRIAÇÃO, conforme registrado na referência rabínica MIDRASH BERESHIT RABBAH 17,1 [3].

Na realidade, a indestrutível e inquebrantável confiança dos judeus em ADONAI-ELOHIM é que sempre os ajudou a livrá-los das aflições pelos quais muitos deles ainda continuam passando, segundo está escrito:

Um cântico de ascensão de David. Se não tivéssemos por nós o Eterno – seja isto proclamado por Israel –, se não tivéssemos por nós o Eterno quando malévolos contra nós se levantaram, teríamos sido devorados vivos ao se acender contra nós seu furor; ondas violentas nos teriam afogado. Torrentes impetuosas teriam submergido nossa alma. Bendito seja o Eterno, que não permitiu sermos nós uma presa para suas garras e dentes. Como um pássaro que escapa do laço com que o tentam prender caçadores, escapou nossa alma. Rompeu-se o laço e fomos libertados. Nosso socorro foi e é o Nome do Eterno, o Criador dos céus e da terra.

Sepher Tehilim 124,1-8

As SETE OBRAS DA CRIAÇÃO foram realizadas em dez etapas apenas, exclusivamente, somente e unicamente por ADONAI-ELOHIM, conforme registradas nas referências tanaíticas SEPHER BERESHIT 1,1; SEPHER BERESHIT 1,2; SEPHER BERESHIT 1,3; SEPHER BERESHIT 1,6; SEPHER BERESHIT 1,9; SEPHER BERESHIT 1,11; SEPHER BERESHIT 1,14; SEPHER BERESHIT 1,20; SEPHER BERESHIT 1,24; e SEPHER BERESHIT 1,26.

Interessante notar aqui é que na décima etapa da realização

 das SETE OBRAS DA CRIAÇÃO, ADONAI-ELOHIM ordenou fazer o homem de acordo com a SUA IMAGEM e SEMELHANÇA, conforme registrado na referência tanaítica SEPHER BERESHIT 1,26. No texto hebraico da referência tanaítica SEPHER BERESHIT 1,26 está registrado a palavra hebraica transliterada por TSELEM, a qual se refere à IMAGEM ESPIRITUAL, isto é, a PROJEÇÃO DO DESEJO DIVINO DE REPRESENTAR ALGO OU ALGUÉM. Na referência tanaítica SEPHER BERESHIT 1,26 também está registrada a palavra hebraica transliterada por DEMUT, a qual se refere à SEMELHANÇA ESPIRITUAL, isto é, que possui ALGUMAS CARACTERÍSTICAS OU QUALIDADES ESPIRITUAIS DIVINAS. Por outro lado, a palavra hebraica transliterada por PESEL é traduzida para o português por ÍDOLO e a palavra hebraica transliterada por MASSEKA refere-se, na língua portuguesa, a imagens de metais como cobre, ouro, prata, e etc. Isto significa que ADONAI-ELOHIM é exclusivamente, somente e puramente ESPÍRITO e, assim, ELE de modo algum aparenta, assume e nem se manifesta sob quaisquer formas físicas, sejam elas animais ou materiais quer sejam elas perceptíveis ou não, e quer sejam elas visíveis ou invisíveis ao ser humano. Portanto, ADONAI-ELOHIM não adquire, aparenta, encarna e nem assume forma física de um ou mais seres vivos racionais e nem irracionais, sejam estes seres visíveis ou invisíveis, e nem que estes seres interajam juntamente com outros seres vivos [4].

Assim, apenas, exclusivamente, somente e unicamente o ser humano possui FORMA FÍSICA MATERIAL DEFINIDA (IMAGEM PROJETADA DO DESEJO DIVINO DE FAZER O HOMEM) e QUALIDADES ESPIRITUAIS DIVINAS (SEMELHANÇA DIVINA). Mas isto não significa que ADONAI-ELOHIM possua ou se manifeste através de matéria física animada ou inanimada. Porém, são os filósofos e teólogos cristãos que utilizam as palavras hebraicas transliteradas por TSELEM e DEMUT e as aplicam aos seres humanos. Desta forma, torna-se fácil ensinar que YESHUA NAZARETH é DEUS ENCARNADO ou FILHO DE ELOHIM. Portanto, é uma fraude o ensinamento da filiação divina e da messianidade de YESHUA NAZARETH. É aconselhado aos descendentes de judeus marranos de origem sefaradita estudarem o LIVRO 1 – CAPÍTULO 1 a partir do parágrafo que comenta a obra literária judaica, THE ARYEH KAPLAN ANTHOLOGY, cujo autor é o físico judeu sephardi, RABBI ARYEH MOSHEH ELIYAHU KAPLAN (1934 – 1983). Nenhum ser humano jamais assimilou completamente a ESSÊNCIA de ADONAI-ELOHIM. Mas há uma enormidade de vagas noções judaicas rabínicas acerca de ADONAI-ELOHIM, as quais foram ensinadas e transmitidas ao longo dos séculos pelos eruditos e sábios judeus além daquela noção judaica comum na qual ADONAI-ELOHIM é referido como o ÚNICO CRIADOR, o ÚNICO SALVADOR e o ÚNICO SENHOR [5,6].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...