quarta-feira, 10 de julho de 2013

Halachot no nosso Dia-a-Dia

 

Pergunta: Tenho de bater à porta das pessoas antes de entrar?

Resposta: Não se deve entrar na própria casa e certamente não na casa dos outros abruptamente, a fim de não violar a privacidade alheia. Isso é algo que nossos Sábios descreveram (Talmud, Nidah 16 b) como um ato que desagrada a D'us.

Download no Shabat
Pergunta: Posso deixar meu computador carregando no decorrer do Shabat?

Resposta: Não há um problema haláchico em começar um download antes do Shabat, mesmo que termine durante o Shabat. Se o download é algo como um programa que foi comprado por dinheiro, deve-se evitar fazê-lo. Além disso, é preferível que a tela seja desligada antes do Shabat para que não fique visível que o computador está fazendo isso. Se o servidor do qual você está carregando está localizado em Israel e pode-se presumir que aqueles que o estão operando não são observantes do Shabat, não se deve fazer este download.
Aparelho de asma no Shabat
Pergunta:
Tenho asma, e recentemente está atacando, e afetado minha capacidade de andar longas distâncias. Meu bairro não tem um eruv. Tudo bem se eu carregar um inalador comigo a caminho da sinagoga nos sábados?

Resposta: Sinto muito pelo seu estado de saúde, que exije que você tenha sempre à mão este aparelho. Infelizmente, não é possível carregá-lo no Shabat num local onde não haja eruv, mesmo que isso signifique que você não possa ir à sinagoga. Desejamos sua completa recuperação e que pelo mérito da observância do Shabat, D'us escute as suas preces mesmo na sua casa.
Aparelho de audição no Shabat
Pergunta: Tenho problemas de audição e está difícil usar aparelho. Gostaria de saber as ramificações haláchicas sobre o que eu deveria fazer por exemplo em Purim, para ouvir meguilá, e o shofar, em Rosh Hashaná. Além disso, preciso desligá-los toda noite antes de dormir. No Shabat também preciso tirá-los. Quando tiro eu os desligo porque caso contrário eles fazem barulho (assobiam). Isso é permitido? O que eu deveria fazer? Desligar com a ajuda de um shinui? Além disso, se a bateria acabar no Shabat, posso trocá-la? Caso contrário, não posso escutar com aquele ouvido. Certa vez fui informado que seria perigoso se não usá-lo, pois se estiver caminhando na rua e vier um carro... De qualquer forma, favor dar-me o máximo de informações sobre as minhas dúvidas. Dificilmente encontro literatura sobre o meu problema, muito obrigado.

Resposta: Quem precisa de aparelho de audição pode usá-lo no Shabat, e no caso de dificuldade, pode sair com o aparelho colocado mesmo num local onde não haja eruv. Não se pode trocar a bateria no shabat. (Se você trocá-la antes do Shabat, deve durar o Shabat inteiro). É permitido aumentar ou diminuir o volume do aparelho no Shabat. Não se deve desligá-lo com um interruptor, mas sim abaixá-lo até o nível mínimo. Neste caso, não vai “assobiar” quando o remover do ouvido, e o uso de energia é abaixado até o mínimo. Não se deve trocar qualquer controle no aparelho com um controle remoto, somente com um potenciômetro mecânico.
Cirurgia a laser para miopia
Pergunta: É permitido passar por uma cirurgia corretiva a laser para miopia para evitar a necessidade de usar óculos? Isso seria considerado equivalente a cirurgia cosmética?

Resposta: Segundo a Halachá, a cirurgia a laser não é considerada cosmética.
Shehecheyanu
Pergunta: Meu filho se casará na próxima semana, se D'us quiser. Como pai, esta é uma grande simcha para mim, pois tenho esperado muito tempo por isso. Poderia me informar se a beracha de shehecheyanu pode ser recitada? Em caso negativo, gostaria de saber os fundamentos sobre a halacha de recitar essa bênção.

Resposta: A bênção “Shehecheyanu” foi instituída sobre a felicidade de algo novo, como uma fruta, roupa nova, ou qualquer outro objeto novo, e também pelo nascimento de um filho, ou uma nova mitsvá que a pessoa não tenha cumprido recentemente. Apesar da grande felicidade de um casamento, recitar esta bênção não se enquadra neste caso. Obviamente, isso não diminui a obrigação de agradecer a D'us por toda a Sua bondade.
Brit milá: anestesia e hospital são escolhas possíveis?
Pergunta: Minha mulher e eu estamos esperando um filho. Queremos fazer um bris segundo a Halachá, mas queremos que nosso filho receba a mesma anestesia que teria num hospital. Sei que não é costumeiro, mas a Halachá permite anestesiar o bebê antes do bris, com injeção ou com um creme tópico? Além disso, é permitido fazer o bris num hospital, e não em casa? E quem precisa estar lá, além do bebê e do mohel?

Resposta: Não há motivo haláchico para que um bris não seja feito por um cirurgião, e também não há proibição contra usar anestesia local ou outro preparo cirúrgico. A experiência tem mostrado, porém, que os mohalim que têm feito centenas ou até milhares de circuncisões têm mais sucesso nisto, e muito raramente ocorrem complicações ou infecções. (Os próprios médicos corroboram essa estatística). Segundo a Halachá, um bris é considerado adequado mesmo se apenas o mohel estiver presente. Apesar disso, se for possível ter um minyan (dez homens judeus a partir de barmitsvá, 13 anos), é preferível.(Shulchan Aruch, Y.D., 265,6). Isso é para que eles escutem as brachot que são dadas à criança e que eles próprios a abençoem. É muito valioso aproveitar este momento sagrado na vida da criança, pois é uma ocasião de grande amor entre D'us e o povo judeu.
Escrita sobre a lápide
Pergunta: O que deve ser colocado numa lápide segundo a Lei Judaicao, pelo Judaísmo Ortodoxo, Conservador?

Resposta: Segundo a Halachá, deve-se escrever sobre a lápide o nome do falecido e o nome de seu pai (e segundo o costume sefaradita, em vez desse o nome da mãe), e a data hebraica do falecimento. O costume é escrever também as letras hebraicas T.N.Z.B.H, que representam “que sua alma seja atada para a vida”. Sobre títulos e outras adições, não há obrigação de escrevê-los, e em todos os casos não se deve escrever numerosos títulos.
Shivá
Pergunta: Uma convertida ao Judaísmo cujos pais não-judeus faleceram. Entendo que não há obrigação religiosa, mas a convertida pode sentar shivá se ela quiser ou isso seria considerado impróprio?

Resposta: Se uma convertida deseja “sentar shivá” após a morte de seus pais não-judeus, deve ser impedida de fazê-lo.
Música em período de luto
Pergunta: Meu pai faleceu recentemente e meu irmão e eu temos poskim diferentes sobre ouvir música. Seu Rabino disse que tudo bem, enquanto o meu disse que não posso. Ele está sempre tocando música pela casa, onde é impossível eu não ouvir. É permitido que eu peça a ele para desligar ou abaixar o som?

Resposta: Seu sentimento de que não é correto escutar música durante o período de luto é correto segundo a Halachá, e se você puder pedir que seu irmão também não escute, isso seria louvável. Se ele não concordar, você não está obrigado a sair da casa.
Esportes radicais
Pergunta: Qual é o status haláchico de descer uma montanha russa, fazer bungee jumping, ou participar de atividades perigosas?

Resposta: Sobre esportes perigosos: a Torá proíbe uma pessoa de colcoar a vida em risco, e portanto não se deve praticar esportes perigosos. Essa é uma contra-distinção à prática entre muitas nações de procurarem diversão com risco à própria vida e à vida de outros.
Shabat e Yom Tov
Água do Ar condicionado

Pergunta: Acabo de ler numa publicação que a água que sai do ar condicionado é muktze. Pode explicar-me o motivo?

Resposta: O motivo para a água ser muktze é que é considerada “nolad”, o que significa “criada” no Shabat. (Veja Shulchan Aruch, O.H. 318, 16). Isso não depende de ser considerado um objeto útil. A Guemara em Eiruvin 46b, declara que a água da chuva que cai no Shabat seria muktze (veja tosefot Beitza 2 a), se não fosse o fato de ser considerada como já estar presente nas nuvens. Portanto o condicionador de ar que está removendo vapor d’água do ar está “criando” nova água líquida, que portanto é muktze.
Câmera no Shabat
Pergunta: Posso usar uma câmera de vídeo apontada em minha entrada particular com um monitor na minha cozinha no Shabat? (Favor incluir referências se possível.)

Resposta: É permitido caminhar na frente dessa câmera desde que não seja feito intencionalmente para ser fotografado. Certamente seria melhor não ter esse sistema operando no Shabat. (Após consulta com Rabino L. Y. Halperin do Instituto Torá e Tecnologia).
Lava-Louças
Pergunta: É permitido colocar vasilhas na lava-louças no Shabat a fim de estarem prontas para ser lavadas imeditamente após o Shabat?

Resposta: É permitido, desde que nenhuma luz seja acesa quando a lava-louças é aberta.
Fio dental
Pergunta:
Posso usar fio dental no Shabat?

Resposta: Se o uso do fio dental não causar sangramento, pode ser usado no Shabat. É proibido cortar o fio em pedaços no Shabat.
   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...