quarta-feira, 12 de junho de 2013

SEPHER TESHUVAH YEHUDIM 4



SEPHER TESHUVAH YEHUDIM – DISCUSSÕES TANAÍTICAS PARA A TESHUVAH DOS JUDEUS MARRANOS DE ORIGEM SEFARADITA – SEDER CHOCHMAH YEHUDIM – TRATADO BERESHIT – SHA'AR 2 – DISCUSSÃO TANAÍTICA 21

De fato, a TORAH nunca foi e jamais será substituída por algo ou alguém porque ela foi entregue por ADONAI-ELOHIM do MONTE SINAI e testemunhada por centenas de milhares de hebreus. A partir deste fato, MOSHEH BEN AMRAM guiou aos hebreus até eles se aproximarem de ERETZ YISRAEL, marcando, assim, o nascimento da NAÇÃO DE YISRAEL. E, além disto, TORAH contém uma grande variedade de ensinamentos cujos conteúdos foram analisados, comentados, discutidos e transmitidos de geração em geração por eruditos e sábios judeus. E todo este esforço judaico rabínico foi registrado em centenas de obras judaicas rabínicas as quais continham ensinamentos de conduta ética e moral. E foi por causa disto que os FILHOS DE YISRAEL conseguiram sobreviver, mas quase sempre angustiados e perseguidos ao longo dos séculos da sua existência. A TORAH sempre será o maior código de bênçãos, conduta ética e moral outorgada aos FILHOS DE YISRAEL. Mas foi apenas e somente a TORAH que sempre defendeu, manteve e sustentou, em todos os lugares, e até hoje, aos FILHOS DE YISRAEL [1,5].

Os cinco livros que compõe a TORAH SHE BICHTAV são: SEPHER BERESHIT (NO PRINCÍPIO); SEPHER SHEMOT (NOMES); SEPHER VAYIKRA (E CHAMOU); SEPHER BAMIDBAR (NO DESERTO); e SEPHER DEVARIM (PALAVRAS). Estes são os livros que compõem a TORAH SHE BICHTAV ou HUMASH. Mas ADONAI-ELOHIM também transmitiu diretamente a MOSHEH BEN AMRAM a TORAH SHE BE'ALPEH, a qual consiste de comentários, discussões e explicações sobre os mandamentos, os preceitos e as prescrições registradas na TORAH. Assim, palavra hebraica transliterada por TORAH está escrita no plural porque ela se refere à TORAH SHE BICHTAV e à TORAH SHE BE'ALPEH. E ADONAI-ELOHIM chamou a MOSHEH BEN AMRAM, segundo está escrito [1,5–7]:

E o Eterno disse a Moisés: "Sobe a Mim, ao monte, e fica ali; e dar-te-ei as tábuas de pedra, a lei e os mandamentos que escrevi para os ensinar."

Sepher Shemot 24,12

E MOSHEH BEN AMRAM possuía enorme conhecimento, muito discernimento e o mais alto grau de inspiração profética e, por causa disto, ADONAI-ELOHIM pôde ensinar-lhe, orientar-lhe e transmitir-lhe diretamente a TORAH SHE BE'ALPEH da forma clara, detalhada e precisa, segundo está escrito [5–7]:

E o Eterno falava a Moisés face a face, como fala um homem com seu companheiro. E voltava para o acampamento, e seu servidor Iehoshúa bin [Josué, filho de] Nun, o moço, não se retirava de dentro da tenda.

Sepher Shemot 33,11

Portanto, o SEPHER TORAH ou os CINCO LIVROS DE MOSHEH BEN AMRAM se refere ao rolo de pergaminho guardado e mantido na ARCA SAGRADA e, a partir deles, se projetam milhares de anos da SABEDORIA E VONTADE DIVINAS. Historicamente, eles representam a maior experiência que os FILHOS DE YISRAEL obtiveram, presenciaram, testemunharam e vivenciaram do MONTE SINAI, e cujos ensinamentos foram transmitidos de geração em geração, sem nunca falhar e nem faltar, até os dias de hoje. Entretanto, a palavra hebraica transliterada por TORAH também significa DIREÇÃO porque a TORAH possui a característica de defender os conceitos de progresso; os direitos dos seres humanos; a educação universal; a esperança de um futuro melhor; a ética na medicina; a justiça social; a liberdade de informação; a reforma social; e a responsabilidade ambiental. Assim, para o POVO JUDEU, viver a TORAH é viver os tempos que antecedem a única vinda do MASHIACH, os quais foram os tempos ansiados e desejados pelos eruditos e sábios judeus. E somente a TORAH, é o ÚNICO CAMINHO; a ÚNICA LUZ; a ÚNICA VERDADE; e a ÚNICA FONTE DE VIDA, e não YESHUA NAZARETH!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...