É importante esclarecer um equívoco comum que muitos têm sobre o papel da Torá Oral no Judaísmo.
A Torá Oral não é uma interpretação da Torá Escrita. De fato, a Torá Oral precedeu a Torá Escrita. Quando o povo judeu estava no Monte Sinai há 3.300 anos, Deus comunicou os 613 mandamentos, juntamente com uma explicação detalhada e prática de como cumpri-las. Naquele momento, os ensinamentos foram inteiramente oral.
Não era até 40 anos mais tarde, pouco antes da morte de Moisés e do povo judeu é entrar na Terra de Israel, que Moisés escreveu o livro da Torá escrita (conhecidos como os Cinco Livros de Moisés) e deu ao povo judeu .
POR QUE PRECISAMOS DE UM Torá Oral?
A história é sobre um sujeito que se aplica a um emprego em um prestigiado banco de investimento.O entrevistador olha para o seu currículo e diz: "Eu vejo que você foi para a Harvard Business School. Very nice. Diga-me, em que ano você se formou?"O sujeito diz: "1990"."1990. Alguma vez você tomar todos os cursos com o professor Stevens?""Stevens? Não.""Ok, que tal Professor Phillips? Ele é um dos professores mais populares em Harvard. Companheiro Mais velho, cabelos grisalhos. Você o conheceu?""Não, nunca ouvi falar de Phillips"."Você foi para a Escola de Negócios de Harvard e que você não conhece dois dos professores mais populares! Que eu não entendo. Você atendeu Harvard ou não?""Bem, eu acho que deveria ser honesto com você. Eu realmente não ir para Harvard. Meu companheiro de quarto participou da Harvard Business School. Ele costumava trazer para casa todas as suas notas e livros, e li tudo o que ele trouxe para casa. Então, quando ele se formou, eu percebi que eu me formei, também. "
O entrevistador não se impressionou. E a nossa "pós-graduação" não conseguir o emprego. (Ou se ele fez, é uma dessas empresas que está fora do negócio agora ...)
Por que não é suficiente apenas para ler as notas a serem considerados um graduado de Harvard?
Porque você precisa ouvir as palestras. Os professores adicionar tanta informação que as notas simplesmente não apresentar uma visão completa do assunto. Se você quiser ter uma compreensão completa de um texto, qual é a melhor maneira de descobrir? Pergunte aos especialistas: "O que está por trás disso Por favor, explique-lo."
Informação sob a forma escrita é, por definição, secundário e de âmbito limitado. É por isso que a Torá Oral é 50 vezes o tamanho da Torá Escrita! (Na realidade, a Torá Oral é infinito Ele contém a totalidade da Torá, que -. Que a palavra do Deus infinito -. Está por sua própria definição infinita)
VANTAGEM da Torá Oral
Se a Torá Oral é uma grande idéia, porque não é a Torá inteiramente oral? Porque a Torá escrita é necessário fornecer o básico. Se tudo fosse pelo coração, então você não tem nenhum ponto de referência em tudo. Tem que haver um shell de onde extrair os vastos ensinamentos da Torá.
Rabino Aryeh Kaplan explica em seu "Manual de Pensamento Judaico" (Moznaim 1979):
A Torá Oral foi originalmente concebido para ser transmitido de boca em boca. Foi transmitida de mestre para aluno de tal maneira que, se o aluno tinha alguma pergunta, ele seria capaz de fazer, e assim evitar ambigüidade. Um texto escrito, por outro lado, não importa o quão perfeito, está sempre sujeito a interpretações erradas.Além disso, a Torá Oral deveria cobrir a infinidade de casos que surgem no decorrer do tempo. Ele nunca poderia ter sido escrito na sua totalidade. É, portanto, escrita (Eclesiastes 0:12), "De fazer muitos livros não há fim." Portanto, Deus deu a Moisés um conjunto de regras através das quais a Torá poderia ser aplicado a todos os casos possíveis.Se toda a Torá teria sido dada por escrito, todo mundo seria capaz de interpretá-lo como ele desejava. Isso levaria a divisão e discórdia entre as pessoas que seguiam a Torah de maneiras diferentes. A Torá Oral, por outro lado, exigiria uma autoridade central para preservá-lo, garantindo, assim, a unidade de Israel ...
Ensinamentos orais ajudar você a lembrar
Você tem uma enciclopédia? Quando foi a última vez que você usou? A maioria das pessoas ainda não olhou para a sua enciclopédia em idades. Normalmente, a única vez que você usar uma enciclopédia é quando você precisa procurar algo específico. Caso contrário, é apenas uma obra de referência que fica na sua estante.
Este foi o objetivo de Deus na elaboração da Torá Oral. Porque o judaísmo não é uma obra de referência fez a sentar-se em uma prateleira. Torá é para ser vivida e interiorizada. Para fazer isso, você precisa conhecê-la para trás e para a frente. É por isso que Deus nos deu a Torá escrita e uma Torá Oral. Os princípios básicos são definidos por escrito, mas o resto deve ser aprendida por via oral, encorajando todos os judeus para rever constantemente e lembre-se.
Além disso, quando é oral, as pessoas devem transmiti-lo pessoalmente, de professor para aluno, de pai para filho. Dessa forma, é constantemente na boca de todos, a ser discutido e esclarecido.
O Talmud articula essa idéia (Eruvin 54b):
Rebbe Eliezer aprendeu: A pessoa é obrigada a ensinar seu aluno a cada aula quatro vezes. Este é deduzida pela seguinte inferência: Aaron - que aprendeu com Moisés, que aprendeu de Deus - teve que aprender a lição quatro vezes, quanto mais para um aluno normal que aprende com um professor comum.Rebe Akiva disse: Onde é que sabemos que um professor deve continuar a repetir o material até que o aluno tenha dominado isso? Porque a Torá diz (Dt 31:19), "E você deve ensiná-la aos filhos de Israel."E onde é que nós sabemos que ela deve ser ensinada até os alunos sabem fluentemente?Porque a Torá diz (ibid.), "Coloque-o em suas bocas." E onde é que nós sabemos que o professor também deve explicar as razões? Porque a Torá diz (Êxodo 21:01): "Ora, estas são as ordenanças que você deve colocar diante deles
Porque os judeus tiveram uma história tão turbulento, partes da Torá Oral fosse escrita, pois estava em perigo de se perder.Mesmo assim, a maioria da informação por via oral permanece até hoje.
Deus - na Sua infinita sabedoria - inventou o sistema consumado para a transmissão da Torá ao longo das gerações. Não é uma lei escrita, e não é uma lei oral. É tanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário