terça-feira, 6 de outubro de 2015

Impurezas de Nidá





O que é Nidá?

Nidá é um status de impureza ritual (tamê) aplicado à mulher durante seu período menstrual. Costuma ser mal traduzido por "imunda" ou "suja", levando a conceitos completamente errados.
Consta no "Sefer Taharat Habayit - im mishmeret hatahará" vol.1:
"Siman 1, sa'if 1: A mulher da qual saiu sangue de sua "fonte" é impura (tamê). E a "fonte" é o útero, onde a criança é formada. E isso nos ensinaram nossos Sábios (de bendita memória): "E ela revelou a fonte de seu sangue"; daqui se sabe que não há impureza a não ser pelo sangue que sai da "fonte" (útero). Portanto o sangue que sai da parte superior que se encontra mais acima da "fonte", e também o sangue que sai das laterais é puro."
Como uma mulher se torna "nidá"?
É considerada "nidá" toda mulher que tem sangue expelido de seu útero ("Não há diferença no assunto das proibições de 'nidá' entre uma mulher casada ou solteira...", Siman 1, sa'if 7); seja de modo natural (menstruação) ou devido à um ferimento seja ele causado pela perda da virgindade ou algum acidente.
Durante o periodo de nidá, relações conjugais são proibidas e o descumprimento é passivel de carêt, conforme foi dito em Levitico (cap. 15), tambem é proibido qualquer contato físico entre a mulher e seu cônjuge, mesmo que seja um aperto de mãos, exceto em casos extremos, onde para salvar uma vida qualquer mandamento pode ser violado (exceto três: idolatria, relações sexuais proibidas e assassinato).
Vale lembrar que a impureza de nidá não está restrito a uma mulher e seu marido, mas a outras mulheres e homens tambem. Ou seja, uma mulher "nidá" pode transmitir seu estado de tumá ("impureza") para outra mulher que não esteja menstruada ou outro homem que não seja seu marido (pai, filho, irmão...).
Hefsêc Tahará
Após o fim de seu sangramento, a mulher deve fazer um exame interno denominado "hefsêc tahará" e começar a contar sete dias até a conclusão da pureza. O exame deve ser feito todos os dias até o sétimo. No entanto, se durante algum dia dentre os 7, surgir sangue durante a análise, a mulher deve iniciar a contagem novamente voltando ao primeiro dia, ainda que seja o sexto. Vale ressaltar: o hefsec tahará deve ser realizado antes do por do -sol.
Tevilá (imersão)
Após ter concluído os "sete dias limpos", a mulher deve se preparar para a imersão, que deve ser feita logo após o pôr-do-sol. 
Pra isso, ela deve começar a se preparar em casa, cortar as unhas e limpá-las bem, tirando qualquer vestígio de sujeira (como a que fica embaixo das unhas) que possa ter impregnado, lavar bem os cabelos, limpar cada parte de seu corpo, incluindo as mais simples, como orelha, dentes e dobrinhas (axilas, etc). Após todo esse procedimento ela deve se preparar para sua imersão e ir ao micvê, que deve estar de acordo com a Halachá, do contrário não é válida.
Ela mergulha completamente (não deixando mesmo os cabelos para o lado de fora), recita a benção ("Baruch Atá Hashem Elokênu Melech ha'olam, asher kideshânu bemitsvotav vetsivânu al hatevilá"
; Bendito és Tu, Eterno nosso D'us, Rei do universo, que nos santificou com seus mandamentos e nos ordenaste sobre a imersão) e torna a mergulhar uma segunda vez. Esses dois mergulhos derivam de uma dúvida existente entre os Sábios se a benção deveria ser dita antes ou depois da imersão e, na dúvida, se mergulha antes e depois da benção ter sido pronunciada, para não incorrer no risco de não ter cumprido corretamente o mandamento - chas veshalom!
Concluída a imersão, a mulher está apta a voltar às relações conjugais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...