quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

PARA QUEBRAR ABRE A ORELHA

PARA QUEBRAR ABRE A ORELHA - Parashat Yitro
Ninguém lê a Bíblia literalmente.
Alguns podem afirmar que eles fazem - que cada palavra da Torá deve ser entendida exatamente como está escrito. Mas eles realmente não acreditam nisso. O que eles realmente estão tentando dizer é que eles aceitam as reivindicações básicas da Torá, não importa quão metafisicamente ousada: que Deus criou o mundo em sete dias, dividiu o Mar Vermelho e revelou a Lei no Monte Sinai. Essas coisas, sim, muitas pessoas acreditam.
Mas ninguém realmente acredita que cada palavra da Torá é literalmente verdadeira. Isto é, muito simplesmente, porque a Torá, como qualquer grande parte da escrita, emprega a linguagem do símile, da metáfora, do idioma e da personificação. Reconhecemos esses dispositivos quando nos deparamos com eles, e intuitivamente mudamos para um modo figurativo de leitura. Assim, por exemplo, quando lemos que Deus nos tirou do Egito, "com uma mão poderosa" (Deuteronômio 26: 8), nenhum intérprete sério sugeriu que Deus tenha uma mão real de cinco dedos. Ou quando Deus prometeu a Abraão que Ele seria "um escudo para você" (Gênesis 15: 1), ninguém pensou que Deus se tornaria um pedaço de metal protetor, ou mesmo algum campo de força invisível de defesa. Sabemos que estas são apenas maneiras de dizer que Deus é poderoso e que Deus nos protegerá.
Assim, também, na parashá desta semana, como a Revelação no Monte Sinai está prestes a começar, sabemos não levar as coisas literalmente quando lemos isso:
O monte Sinai estava em fumaça, porque o Senhor tinha descido sobre ele em fogo, e a fumaça subia como a fumaça de uma fornalha (כעשן הכבשן) , e todo o monte tremia muito. (Êxodo 19:18)
Agora temos um "símile", uma figura padrão de fala usada para comparar uma coisa com outra, coisa diferente. A fumaça subia como a fumaça de uma fornalha. Isso não significa que era a fumaça de uma fornalha. Isso parece bastante óbvio, certo? Você realmente não precisa explicar a você.
Bem, Rashi parece pensar que sim. Aqui está seu comentário sobre este versículo:
Poderia realmente ter sido como uma fornalha, e nada mais ?! Em vez disso, aprendemos mais tarde (em Deuteronômio, capítulo 4) que "a montanha estava queimando com um fogo até o coração dos céus!" Então, por que a Torá disse: "como uma fornalha"? Foi para quebrar a orelha com algo que ela pode ouvir, a Torá dá às pessoas uma imagem que eles reconhecem.
Da mesma forma, (em Oséias, capítulo 11), ele diz: "[Deus] rugirá como um leão!" Quem, a não ser Deus, deu força ao leão em primeiro lugar! No entanto, a Torá compara Deus a um leão? Em vez disso, comparamos e comparamos Deus com suas criaturas para quebrar a orelha com algo que possa ouvir.
E semelhantemente novamente, (em Ezequiel Ch. 43), "a voz [de Deus] é como o som de muitas águas." Quem, exceto Deus, deu as águas som em primeiro lugar! No entanto, você identifica a Deus ao compará-Lo com a Sua criação, a fim de quebrar a orelha.
Com muito cuidado, Rashi explica-nos que a montanha não estava realmente fumando como uma fornalha, que sabemos de um versículo posterior que as chamas eram muito maiores do que isso, e que este versículo é apenas usando uma figura de fala para nos ajudar a entrar Para a cena. Estamos recebendo uma imagem simples, que podemos facilmente entender, a fim de começar a entender a ideia básica do que realmente está acontecendo. Como ele diz, "abrir o ouvido com algo que possa ouvir".
Em outras palavras, Rashi está aproveitando esta oportunidade para nos explicar como funciona um símile e para deixar bem claro que a Torá às vezes usa esse tipo de dispositivo linguístico para comunicar idéias. E então, se isso não bastasse, ele continua e dá mais dois exemplos desta técnica em ação: Deus rugidos como leão, mas Deus não é realmente um leão; Deus soa como água correndo, mas Deus não é realmente água!
Obrigado pela aula de gramática, Rashi. Entendemos. A Torá em algum momento usa a linguagem poética, e não devemos tomar essas imagens em valor nominal. De fato, há uma frase bem conhecida na literatura judaica para este conceito: דיברה תורה כלשון בני אדם - "A Torá fala na língua das pessoas".
Então por que ele está nos dizendo isso agora? Por que é este o momento que ele escolhe para quebrar o conceito de discurso metafórico? Se realmente precisávamos desse esclarecimento, houve tantos outros lugares na Torá, onde Rashi poderia ter entrado para fornecê-lo. Na verdade, um dos exemplos mais flagrantes veio um pouco mais cedo neste mesmo capítulo, quando Deus diz a Moisés:
Viste o que eu fiz ao Egito, e te carreguei nas asas das águias, e te trouxe a Mim. (Êxodo 19: 4)
Nas asas de águias? Não me lembro de ter visto águias durante o Êxodo! E por que Deus usou uma equipe de águias para nos levar para fora do Egito quando poderíamos ter andado ?!
Agora, é claro, isso também é apenas uma figura de linguagem. 
A ideia é que Deus nos tirou rapidamente e majestosamente, como se subíssemos nas asas de uma águia. É apenas uma metáfora.
E ainda assim, Rashi não sente a necessidade de elucidar o conceito de linguagem figurativa.
Então por que agora? Para entender isso, tome nota do que está acontecendo em nosso verso. A montanha estava em fumaça, lemos, porque:
... o Senhor tinha caído sobre ele em fogo ...
E dois versos mais tarde, novamente lemos esta coisa notável:
O Senhor desceu sobre o Monte Sinai, até o topo da montanha. (Êxodo 19:20)
Esta é a verdadeira maravilha! Não que a montanha estivesse em fogo, mas que Deus Todo-Poderoso, de alguma forma, desceu dos céus e apareceu no topo de uma montanha. Esta é, de fato, a afirmação mais audaz em toda a Torá - mais do que a criação do universo, mais do que as pragas e milagres. A ideia de que o Deus Infinito e Incompreensível se manifestou de alguma forma tangível aqui na terra - estava empoleirada no topo de uma montanha, para que todos pudessem ver - isso contradiz tudo o que acreditamos sobre Deus. Na verdade, ela contradiz a primeira coisa que Deus vai dizer naquela montanha: "Eu sou o Senhor teu Deus ... não farás nenhuma imagem ou imagem [de Mim]".  E ainda aqui, na Torá, neste exato momento , É uma imagem daquele Deus! Deus desceu sobre a montanha? É heresia!
Mas espere. É só uma figura de linguagem, não é? Deus realmente não veio para a terra, como um tipo de nave espacial gigantesca. Ou será que Ele? Rashi salta de novo, para ter certeza de que não temos a ideia errada:
Poderia ser que [Deus] realmente desceu? Em vez disso, lemos mais adiante: "Do céu vos falei ..." (Êx 20:19)
Outra vez, Rashi é incrédulos na possibilidade de uma leitura literal. E mais uma vez ele prova de um versículo posterior que não podemos entender esta imagem exatamente como está escrito. Assim como a montanha não era realmente uma fornalha, então Deus não está realmente sentado lá em cima dela.
E é por isso que Rashi escolhe a descrição de um forno como o momento para parar e nos lembrar que a Torá fala na linguagem dos seres humanos, que essas imagens são escolhidas para "abrir nossos ouvidos" e fazer a cena vir vivo para nós, Mas que não podemos compreendê-los diretamente. As apostas são altas para Rashi nestes versos. Se não notarmos o uso da metáfora desde o início, estaremos em perigo de entender toda a revelação como uma simples questão de um grande Deus do céu que voou para baixo para dizer olá para as criaturas no chão. Essa não é a teologia de Rashi; Não é consistente com a própria teologia da Torá, e deve ser severamente protegida - mesmo sob o risco de exagerar o caso. Assim, apenas para ser claro, Deus não é um leão, Deus não é as águas correndo, e Deus não descer para montanhas.
Assim como a montanha não é uma fornalha.
Assim, explica-se o "porquê agora". Mas ainda resta a questão de "por que isso?" Ou seja, uma vez que entendemos que a Torá realmente fala figurativamente, a questão mais interessante é: Por que a Torá escolhe essa imagem em particular para descrever o Momento da revelação? Por que a Torá descreve a montanha como fumando "como uma fornalha". O que é sobre a fornalha, e como isso significa "quebrar nossos ouvidos abertos"?
Uma maneira de procurar uma resposta é procurar os outros lugares onde esta palavra é usada. E acontece que em toda a Bíblia, fora do Livro do Êxodo, há apenas um outro lugar onde a palavra aparece: de volta no Livro do Gênesis, no rescaldo da destruição de Sodoma e Gomorra. Essas duas cidades eram notoriamente perversas, e Deus tinha decidido eliminá-las. Mas antes que Ele o faça, Ele anuncia suas intenções a Abraão, que supostamente suplica a Deus que os poupe. Isso parece não funcionar, e a destruição é levada a cabo, no fogo e enxofre. Tudo nas cidades é aniquilado. E quando tudo acabar, lemos isso:
Abraão levantou-se na manhã seguinte e foi para o lugar onde estava diante do Senhor, e, olhando para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da planície, viu a fumaça subindo da terra como a fumaça de um forno . (Gênesis 19: 27-28)
A fumaça da fornalha aqui é um sinal de devastação, os misteriosos restos de uma cidade em cinzas. A fornalha, em seu primeiro uso, se fixa em nossa imaginação como uma imagem assombrosa, um símbolo de destruição. O que, então, significa quando essa imagem é evocada mais uma vez no Monte Sinai, no momento da revelação?
Alguma conexão está sendo forjada entre essa aparência de Deus e aquela antes, aterrorizante. Há algo sobre a revelação que é semelhante à destruição, algo sobre encontrar a presença de Deus - mesmo na sua forma mais gloriosa - que é tão esmagadora que ameaça aniquilar o próprio ser.
A conexão entre Sinai e Sodoma é ainda mais pronunciada quando nos lembramos de que ali também Deus desceu à terra:
O Senhor disse: "O clamor de Sodoma e Gomorra é tão grande, e seu pecado tão grave! Vou descer para ver se agiram de acordo com o clamor que me atingiu. Se não, eu tomarei nota. " (19: 20-21)
Vou descer. Vou descer. Vou ver. Deus realmente faz todas essas coisas? Deus realmente descende à terra? Deus realmente se revela? Deus realmente destrói?
Até agora sabemos a resposta a estas perguntas. Sim e não. Sim, mas de uma maneira que não possamos compreender. Então usamos estas palavras, esta linguagem, porque elas são as únicas ferramentas que temos para descrever algo indescritível: Revelação.
Falaremos de uma montanha em chamas. Falaremos de um Deus que desceu sobre ele. Até lhe diremos o que Ele nos disse. Mas você deve saber que não podemos realmente descrever como era.
Foi magnífico. Mas era assustador. Foi sublime. Mas foi devastador. Queríamos mais. Mas não conseguimos lidar com isso.
Quando vimos o trovão e o relâmpago, a explosão do chifre e a montanha fumando, caímos para trás e ficamos à distância. E dissemos a Moisés:
Fale conosco e nós obedeceremos. Mas que Deus não nos fale, para que não morramos. (20:16)
Vimos a montanha em chamas e pensamos que morreríamos, seriam incinerados, como cinzas em uma fornalha.

Nós não morremos. Mas nós fomos quebrados abertos, revelados, pelas palavras da revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...