Cabalá e Hermetismo
O Mentalismo
“O Todo é Mente; o Universo é Mental.”
O Caibalion
Esse Princípio contém a verdade que Tudo é Mente. Explica que o Todo é Espírito, é Incognoscível e Indefinível em si mesmo, mas pode ser considerado uma Mente Vivente Infinita e Universal. Ensina também que todo o Universo é simplesmente uma Criação Mental do Todo, e que o Universo tem sua existência na mente do Todo, em cuja Mente vivemos, movemos e temos nossa existência.
Os hermetistas pensam e ensinam que o Todo é, em si mesmo, e sempre será Incognoscível.
*
Muitas sabedorias compartilham esse ponto de vista. Algo unânime é que nossa mente finita não está habilitada para acessar o conceito atemporal do Infinito. (apenas nossa parte eterna, a alma)
Os cabalistas adotam o termo Luz (Or) para referir-se de forma neutra ao Divino, cujo atributo é compartilhar eternamente.
“A Kabbalah percebe a Divindade como Ayin, ou Nada Absoluto, e Ayin Sof, ou Tudo Absoluto. Pouco mais pode ser dito, pois Deus é Deus, e por conseguinte, totalmente só e além da compreensão humana. “
~Z’ev ben Shimon Halevi
“Ao descrever Deus, o Sêfer Ietsirá não diz que Ele é um (Echad) mas que Ele é único (Yachid). Isso afirma que Deus é tão absolutamente único que não existe qualidade alguma que possa ser atribuída a Ele.”
“A palavra Echad denota uma associação com o número, e Yachid, por outro lado, é um atributo negativo que indica a ausência de qualquer tipo de pluralidade.”
Arieh Kaplan – comentário sobre o Sêfer Ietsirá. (atribuído a Abraão 3 800 AC)
“E agora não se vê a Luz, o céu é luminoso (Bahir)
“Ele fez das trevas o seu esconderijo.”
“Nuvens e trevas o envolvem”.
“A noite reluz qual o dia – a luz e a treva são o mesmo.”
O Bahir - Rabino Nehuniá ben Hakaná (sec. 1)
“Sempre que você O imaginar de alguma forma ou pensar Nele como semelhante a algo, deve esforçar-se por examinar mais profundamente Seu significado... até a imagem ser retirada de sua mente, e você O alcançar apenas pela demonstração.”
- Bahya bem Joseph Ibn Paquda “Conheça Deus com seu coração” (sec. 11)
“À idéia de Deus a mente peleja em vão, a razão sucumbe; mercê de Deus, o céu gira, a terra cambaleia. Desde o dorso do peixe até a lua, cada átomo é uma testemunha do seu Ser.”
O Livro dos Pássaros – Farin Ud-Din Attar (poema persa sec. 12)
"O Tao que pode ser expresso não é o Tao Absoluto
O nome que pode ser revelado não é o Nome Absoluto
Sem Nome é o princípio do Céu e da Terra
Com Nome é a mãe de todas as coisas."
Tao Te King (1300 AC)
"No princípio da autoridade do Rei
A Lâmpada da Escuridão
Gravou um vazio na Luminescência Divina".
Zohar – Rabi Shimon Bar Iochai (sec 1)
Album completo com os 7 princípios do Caibalion, no link: https://www.facebook.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário