quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

AQUELE QUE FOI AUSENTE - Parshat Beshalach

AQUELE QUE FOI AUSENTE - Parshat Beshalach

Todos morreram naquele dia. E, para ser honesto, ficamos felizes com isso.
No início, parecia que estávamos condenados. Tínhamos acabado de fugir do Egito, depois de termos recebido a notícia de que o Faraó finalmente concordara em nos deixar ir. Assim, todos saímos correndo, com um pânico apressado, com nossas mochilas nas costas, levando nossos animais para o deserto e arrastando nossos filhos para trás. E então alguém se virou e viu, e gritou ...
O exército egípcio estava vindo atrás de nós. Faraó, aquele ditador mercurial, tinha mudado de idéia novamente. E agora ele e todos os seus carros estavam ardendo para nós, espadas no ar, prontos a matar todos nós. E lá à nossa frente estava o Mar Vermelho. Não poderíamos ir mais longe. Este era o fim.
E então nosso Deus fez o impossível. O maior milagre que alguém já viu. Ele dividiu as águas diante de nós. Elas se separaram e formaram duas paredes, e um caminho de terra seca entre eles. E nós caminhamos em frente.
Mas é claro, eles seguiram depois. E milagre ou não, eles ainda nos dominariam. O que importava se nos matassem nessa costa ou no outro lado? A divisão do Mar Vermelho, toda aquela maravilha e espanto, seria para nada.
Mas Deus tinha outra surpresa à sua espera:
O Senhor disse a Moisés: "Segure o seu braço sobre o mar, para que as águas voltem para os egípcios, seus carros e seus cavaleiros." Moisés segurou seu braço sobre o mar, e ao romper do dia, o mar voltou Para o seu estado normal, e os egípcios fugiram quando se aproximou. Mas o Senhor lançou os egípcios para o mar. As águas voltaram e cobriram os carros e os cavaleiros - e do exército inteiro de Faraó que os seguiu até o mar, nenhum deles permaneceu. (Êxodo 14: 26-29)
Sim, todos morreram ali, no meio do mar, exatamente quando estávamos caminhando pelo outro lado. Legiões de homens e bestas, afundados juntos em uma massa, sepultura aquosa.

E você sabe o que fizemos? Nós cantamos. Cantamos uma canção de alegria. Essa é a próxima coisa que você lê na Torá, a famosa Canção do Mar:
Então Moisés e os israelitas cantaram este cântico ao Senhor. Eles disseram: Cantarei ao Senhor, porque Ele triunfou magnificamente. Cavalo e motorista Ele atirou para o mar. (15: 1)
Você ouviu isso? Nós não apenas cantar de nossa própria salvação. Não, a primeira coisa que cantámos foi a sua morte. Ah, e nós celebramos isso. Os bastardos - nossos escravos e torturadores. Eles mereciam morrer. E bom riddance! Então cantamos para o nosso Deus, e agradecemos a Ele por matar todos eles.
Mas então, você sabe, descobriu-se, Ele realmente não matou todos eles. Deixou um egípcio vivo. E você nunca vai adivinhar quem.
Você se lembra que dissemos que as águas cobriam "todo o exército de Faraó que os seguiu para o mar, nenhum deles permaneceu." Bem, essa frase no final, "Não restava uma delas", em hebraico, é ad echad (עד אחד), e também poderia significar até que um deles permaneceu - o que significa, eles foram todos afogados até Ele chegou à última pessoa, que não foi morto. E quem era? O Da'at Zekinim, um comentário francês medieval, tem uma resposta:
Mas um deles permaneceu. E isso era Faraó!
Pharoah? De todos os egípcios, foi o Faraó quem saiu ?! Mas ele era o pior deles! Ele foi o responsável por toda a confusão em primeiro lugar. Ele foi quem nos escravizou e decretou que nossos filhos se afogassem no Nilo. Aquele que zombou de Deus, e se recusou a nos deixar ir. E ele foi o que liderou a carga no oceano, para nos matar de uma vez por todas. E agora ele - ele é o que é salvo ?!
Os Da'at Zekenim estão tomando a sua sugestão aqui de um midrash surpreendente, em uma das obras clássicas do gênero, Pirkei d'Rabi Eliezer. O midrash nos diz não só que Faraó foi salvo, mas por que:
Rabi Nehunia ben HaKana diz: Conheça o poder do arrependimento! Vem vê-lo de Faraó, rei do Egito, que se rebelou contra a Rocha mais alta [nosso Deus] grandemente ... E então o Santo o salvou dentre os mortos. E de onde sabemos que ele não morreu? Porque disse: "Eu poderia ter estendido a Minha mão e ferido você e seu povo com pestilência, e você teria sido apagado da terra. Mas eu vos poupé para este propósito, para vos mostrar o meu poder, e para que a minha fama ressoe por todo o mundo. "(Êxodo 9:16)
O midrash está reproduzindo esse último versículo, mais cedo no Êxodo, onde Deus diz que Ele tem poupado Faraó de uma praga de pestilência, e parece sugerir que Ele está salvando o Faraó para algum propósito posterior - algo que vai promover a fama de Deus em todo o mundo. Assim, os rabinos tomam a "poupança" aqui como uma alusão a uma salvação posterior, a salvação de Faraó no mar. Então, como ele irá então espalhar a fama de Deus em todo o mundo? O midrash continua com uma sugestão surpreendente:
[Faraó] foi e governou em Nínive. E o povo de Nínive escrevia obras de blasfêmia, roubava umas das outras, se envolvia em todo tipo de perversidade e outras coisas tão perversas. E quando o Santo enviou a Jonas para entregar uma profecia a [Nínive] sobre a sua destruição, Faraó ouviu e levantou-se do seu trono, rasgou as suas vestes, vestiu-se de sacos e cinzas e anunciou a todo o seu povo que jejuariam Três dias - e que quem não o fizesse, seria queimado em fogo. (PdRE 43)
Esta é uma proposição notável! A idéia é que nosso Faraó aqui no Êxodo é também o rei na história de Jonas. Ele foi arrancado do Mar Vermelho por dedos divinos, assim como ele estava prestes a se afogar, e teletransportado para Nínive, para desempenhar um papel fundamental nesse drama.
O Livro de Jonas provavelmente é mais conhecido por seu protagonista sendo engolido por uma baleia; Mas é, mais importante, o conto de um profeta relutante, enviado para anunciar que Deus pretende destruir a cidade de Nínive pela sua perversidade, e depois o arrependimento em massa dessa cidade. E eles se voltam tão imediatamente, e tão completamente, que Deus está completamente impressionado, e chama a destruição. O exemplo desse tipo de expiação sem reservas e sua capacidade de nos salvar da punição é a razão pela qual lemos o Livro de Jonas em Yom Kippur.
E na história, como observa o midrash, é de fato o rei que leva a acusação de arrepender-se:
Quando a notícia chegou ao rei de Nínive, ele se levantou do seu trono, vestiu-se de sacos e ficou em cinzas. E ele teve a palavra clamada por toda Nínive ... "Que todos se afastem de seus maus caminhos e da injustiça de que é culpado. Quem sabe? Talvez Deus se volte e ceda! Ele pode voltar-se da Sua ira, para que não perecemos! "(Jonas 3: 6-9)
Agora, se imaginarmos, com o midrash, que este rei é realmente o Faraó do Egito, então estas palavras tomam uma nota especial de urgência. Porque não é apenas especular sobre as possibilidades de arrependimento. Ele está se lembrando de como uma vez ele se recusou a reconhecer seus erros, e como, como resultado, seu próprio povo morreu diante de seus olhos, no mar naquele dia.
Oh não, ele pensa. Está acontecendo de novo. Conheço este Deus e conheço Seu poder. Estamos em apuros terríveis, e se eu não fizer algo rapidamente, o sangue dessas pessoas estará em minhas mãos também. Eu tenho que avisá-los, para lhes dizer o que eles estão contra.
Assim ele faz, e ele funciona. E, ao fazê-lo, não se arrependeu apenas pelos pecados de Nínive, mas por seus próprios pecados no Egito.
Agora tudo isso pode soar um tanto extravagante, mas o brilho do midrash é que ele cumpre a promessa do verso que cita do Êxodo: "Paguei-te com este propósito: para mostrar-te o meu poder e para que Minha fama ressoará por todo o mundo. "Quem além de Faraó sabe a extensão do poder de Deus? E agora é Faraó trazendo a mensagem desse poder para terras remotas em todo o mundo. Agora sabemos por que esta é a única pessoa que Deus salvou do mar.
Mas há outra questão de que esta fantástica fusão narrativa nos ajuda a responder no Livro de Jonas. Uma das grandes dificuldades da história é que Jonas não quer entregar a mensagem a Nínive. Não só ele tenta desesperadamente fugir de sua missão, mas quando ele é finalmente forçado a executá-lo, e os habitantes de Nínive se arrependem e são salvos, Jonas está furioso!
Isto desagradou grandemente a Jonas, e ele ficou zangado. Ele orou ao Senhor, dizendo: "Ó Senhor! Não é isso que eu disse quando ainda estava no meu próprio país? É por isso que fugi antes para Társis. Pois eu sei que Tu és um Deus clemente e compassivo, lento para a ira, abundante em bondade, renunciando ao castigo. Por favor, Deus, tire minha vida, pois eu preferiria morrer que viver! "(Jonas 4: 1-3)
Esta reação tem confundido comentaristas ao longo dos tempos. Que tipo de profeta é este? Ele não quer que as pessoas se arrependam ?! Ele está bravo com Deus por ser compassivo? Ele queria que o povo de Nínive morresse, e agora que eles viverão, ele prefere morrer. A coisa toda é terrível - mas terrível de uma forma que não faz sentido.
A menos que você imagine que Jonas sabe que o Rei de Nínive é Faraó. Este é o homem que escravizou o povo de Jonas por centenas de anos. Este é o assassino em massa de crianças hebraicas. Este é um homem que deveria ter morrido há centenas de anos nas mãos de um Deus justo e vingativo.
E agora ele está vivo e bem em Nínive? Ele está reinando sobre um reino perverso mais uma vez. E ainda assim Deus está lhe dando uma chance de se arrepender - uma chance, mesmo, de ser o herói da história.
Não. Não, isso é inaceitável. Não há arrependimento para o Faraó. Este monstro teve sua chance de se arrepender de volta ao Egito. E, em vez disso, cuspiu no rosto de Deus, uma e outra vez, porque tudo o que ele sempre quis era matar mais israelitas.
O que Deus está pensando? Como ele poderia ter deixado o faraó viver - e agora se arrepender e ser perdoado ?! Se este é um mundo onde os homens maus são poupados, Jonas pensa, então eu não quero viver nele.
Agora Deus tem uma resposta para Jonas, na última linha do livro:
Eu não me importaria com Nínive, aquela grande cidade, na qual há mais de cento e vinte mil [crianças], que ainda não sabem direito da esquerda, e muitos animais também! (4:11)
Deus está pedindo a Jonas para ver o quadro geral. Sim, Pharaoh está vivo, mas é apenas uma ferramenta. Ele é uma pessoa, mas está sendo usado para salvar centenas de milhares de pessoas, muitas das quais são completamente inocentes. É claro que Jonas está furioso porque Faraó, de todas as pessoas, foi poupado no Mar Vermelho. É claro que Jonah quer que esse perpetrador de genocídio finalmente obtenha a morte que ele merece. Mas Deus não pode permitir que as vinganças pessoais - não importa quão bem merecidas - se interponham no caminho da salvação de uma cidade inteira.
Essa é uma explicação. Mas há provavelmente mais do que isso. Para recordar a primeira linha do midrash: Conheça o poder do arrependimento! Faraó não foi apenas poupado por sua utilidade em alguma futura catástrofe. Faraó foi poupado para que pudesse arrepender-se por seus pecados e ser perdoado. Porque a verdade é que Deus aceita arrependimento de todos e de qualquer crime. Deus, como bem sabe Jonas, é todo-misericordioso, um "Deus compassivo e compassivo, lento para a ira, abundante em bondade, renunciando ao castigo".
E essa é uma verdade espiritual que nós, seres humanos, nem sempre podemos aceitar. Há pecados que não podemos perdoar. Crimes tão monstruosos que sentimos que sua dívida nunca pode ser paga. Algumas pessoas, pensamos, são apenas maus. Algumas pessoas perderam a chance de expiar.
A tradição judaica é o contrário - que o arrependimento é sempre possível, para qualquer pecado e para qualquer pessoa - até mesmo para um Faraó. Nós, como Jonas, talvez nunca possamos abraçar plenamente a magnitude deste princípio. Somos humanos, afinal. Mas então, esse era o ponto de lançar Faraó no Mar Vermelho para começar: mostrar ao mundo que, no final, os seres humanos não estão no comando - Deus é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...