sexta-feira, 3 de abril de 2015

Vamos kasherizar?


Kaleb Lustosa
1 de abril às 19:04
Vamos kasherizar?
Rapidinho um passo-a-passo de como kasherizar. Lembrando que a regra é fácil de memorizar: da mesma forma que se usa se kasheriza. Outra regra é que só se deve kasherizar depois de bem lavados e já não usados por um período de 24h.
1 - O que não se kasheriza de nenhuma forma:
utensílios de madeira, cerâmica, barro, plástico, teflon y porcelana. Para ashkenazim utensílios de vidro também não se kasherizam.
2 - Utensílios de vidro para sefaradim não aderem sabores não precisando de qualquer processo de kasherização bastando lavar bem.
3 - Panelas, formas, colheres, garfos e conchas de metal (NAO TEFLON) que tem contato direto com a comida no seu cozimento se kasheriza por "agalah" da seguinte forma:
a) Panelas: encher com água até a borda e ferver. Quando a água estiver fervendo colocar um objeto de grande volume (uma pedra) para que a água escorra para fora da panela.
b) Talheres de servir basta com verter água fervendo em cima.
c) Telheres com cabos de plástico ou madeira não se acostumou a kasherizar.
d) Para algumas opiniões também se deve fazer agalá para utensílios de vidro.
e) Uma outra forma de fazer "agalá", que é bem mais prática quando se tem muitos utensílios para kasherizar, é usar uma panela grande o suficiente para submergir outras panelas. Assim a enche com água e põe para ferver. Depois de atingir a ebulição se submerge todos os utensílios que queira.
4 - Balcão, mesa, superfícies de trabalho, mármores. Dependerá de que material é feito.
a) Se de madeira não tem como kasherizar então deverá cobrir com plástico ou alumínio.
b) Se de inox, alumínio, nirosta ou mármore: Para sefaradim verter água fervendo em cima. Ashkenazim cobrem o mármore com alumínio.
c) Se de vídro: Sefaradim lavam; ashkenazim o cobrem com alumínioץ
5 - Pia: sefaradim vertem água fervendo; ashkenazim usam uma rede de malha de metal para que não se tenha contato com a pia quando esta é de cerâmica.
6 - Fogão: Cobrir a superfície e as grades do fogão com alumínio. Havia o costume de se fazer "libum" (aquecer o metal até ficar incandecente) nas grades do fogão, mas como hoje o material tem menor resistência praticamente não se usa "libum" em nada para que não se tenha prejuízos econômicos.
7 - Forno: Suficiente com limpar com sabão todas as partes e depois de 24h aquece-lo ao máximo por 30min. A FUNÇÃO AUTO-LIMPANTE APENAS NÃO É SUFICIENTE. Ashkenazim não acostumam a kasheriar o forno.
8 - Micro ondas: depois de lavado com água e sabão por um copo com água e aquecer ao máximo por dois minutos para que o vapor circule por todo o forno.
9 - Grelhas, bandeijas, grades e espetos que tem contato direto com o fogo só se podem kasherizar com "libum". O "libum" é feito por meio de um massarico ou labareta intensa que aqueça o metal a ponto de o encandecer e abrasar. Hoje não se acostuma a fazê-lo.
10 -Geladeira: para sefaradim basta limpar tudo bem e remover todos os restos que estiverem pegados nos cantos do refrigerador. Ashkenazim alem de limpar cobrem as pratileiras com alumínio.
11 - Utensílios de cozinha novos de metal ou vidro comprados de não judeu devem ser emergidos em mikve ou manancial.
Em caso de dúvidas escreva abaixo!
Pessach Sameach veKasher!
Foto de Kaleb Lustosa.
Foto de Kaleb Lustosa.
Foto de Kaleb Lustosa.
Foto de Kaleb Lustosa.
Curtir · Comentar · Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...