domingo, 12 de abril de 2015

Por que vocês não judeus Seguem Jesus nas escrituras?

Pelo rabino Michael Skobac

Muitos cristãos têm um tempo muito difícil compreender como é possível para o povo judeu para estudar a Bíblia e deixar de vê-lo apontando para Jesus como o Messias. É possível, como o Novo Testamento grego afirma, que Satanás cegou os judeus, que agora têm um véu cobrindo seus olhos? (II Coríntios 3: 14-15, 4: 3-4; Romanos 11: 7, 25) Ou é possível que os cristãos têm sido vendo uma miragem?

Há muitas passagens onde a Bíblia fala claramente sobre o Messias que um dia viria ao mundo. Essas passagens são tão claras, que judeus e cristãos estão de acordo que eles descrevem o Messias:

Um tiro sairá do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes. O espírito do Eterno repousará sobre ele, o espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Eterno. Seu deleite será no temor do Eterno. Ele não julgará pelo que seus olhos vêem, ou decidir por aquilo que seus ouvidos ouvem. Mas com justiça julgará os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. A justiça será o cinto na cintura, e fé-plenitude o cinto ao redor de seus lombos. O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o cabrito, o bezerro, o leão eo animal cevado andarão juntos e um menino pequeno os conduzirá. A vaca eo urso pastarão, seus filhotes se deitarão juntos, eo leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, ea criança desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Eles não vão ferir ou destruir em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Eterno, como as águas cobrem o mar.  Isaías 11: 1-9

Os dias são certamente vêm, diz o Eterno, quando eu levantarei a Davi um rebento justo, e ele reinará como rei e lidar sabiamente e executará juízo e justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo e Israel habitará seguro. E este é o nome pelo qual ele será chamado: O Eterno é a nossa justiça.  Jeremias 23: 5-6 (Veja também Jeremias 30: 7-10 e 33: 14-18)

O meu servo Davi será rei sobre eles; e todos eles terão um só pastor. Eles devem seguir os meus juízos e ter o cuidado de observar os meus estatutos. Eles devem viver na terra que dei a meu servo Jacó, em que seus antepassados ​​viveram; eles e seus filhos e filhos de seus filhos viverão para sempre. Eo meu servo David será seu príncipe para sempre. Vou fazer um pacto de paz com eles; será uma aliança eterna com eles; e eu os abençoarei e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. Minha morada estará com eles; Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. . Então as nações saibam que eu a-do-nai, santifica Israel, quando o meu santuário está no meio deles para sempre, mais  Ezequiel 37: 24-28 (Ver também Ezequiel 34: 23-31)

Estas passagens descrevem um descendente sábio e justo de David que governará Israel como Rei, quando o mundo foi transformado em uma utopia da paz universal e conhecimento de D'us. É importante entender que o foco da escritura não está em um presente especial ungido que nos referimos como "O Messias", mas para descrever o que o mundo vai olhar como quando ele está aqui. Embora possa haver uma dúzia de passagens se referem especificamente a este rei especial, há mais de uma centena de que simplesmente pintar um retrato da utopia que irá flor quando ele está reinando. Estas passagens falam sobre o retorno do povo judeu à sua pátria ancestral, após ter sido espalhados por todo o globo. Lá, eles viverão em paz, siga Gd, viver de acordo com os ensinamentos de Sua Torá e será procurado pelas nações do mundo como professores espirituais. O mundo vai destruir suas armas de guerra e entrar em uma era de paz eterna e conhecimento de D'us. (Veja Isaías 2: 1-4, Micha 4: 1-4, Hoseah 2:18, Isaías 32: 16-18, 60:18; Zacarias 08:23, Isaías 60: 3, 61: 6,9; Zacarias 14 : 9,11; Salmo 86: 9, Zepheniah 3: 9, Isaías 66:23, Jeremias 31: 33-34, Ezequiel 11: 19-20, 36: 26-27, Deuteronômio 30: 1-9, Isaías 11: 12, 40:11, 43: 5,6, 49: 12,18,22, 60: 4, 66:20, Jeremias 03:18, 30: 3, 31: 7, 32:37, Ezequiel 11:17, 20:41, 34:13, 36:24, etc.)

Além de não cumprir os critérios messiânicas centrais das escrituras, houve também uma profecia de que o profeta Elias deve voltar antes da vinda do Messias (Malaquias 4: 5-6 [3: 23-24 em versões judaicas de Malaquias]). Tendo isso em mente, o Evangelho de Mateus afirma que João Batista era Elias (11:14, 17:12). Esta afirmação, no entanto, não resiste a análise. João Batista foi realmente muito popular, e algumas pessoas até pensei que ele poderia ser o Messias. Quando lhe foi perguntado se isso era assim, ele negou. Ele foi, então, perguntou se ele era Elias, o Profeta, e ele disse, "eu não sou" (João 1:21). Além disso, o profeta Malaquias profetizou que quando Elias retorna, ele iria "restaurar os corações dos pais aos filhos, eo coração dos filhos a seus pais", mas não há nenhuma evidência de que João Batista cumpriu esta.

A doutrina cristã de Jesus '"segunda vinda" é uma admissão de que ele não cumpriu essas passagens messiânicas essenciais e terá que voltar no futuro para fazê-lo. É importante perceber que a noção de uma segunda vinda pode ser usado para racionalizar o fracasso de qualquer candidato messiânico. A questão torna-se então por que alguém deveria acreditar que essa pessoa era o Messias, quando veio pela primeira vez em cena? Os cristãos têm recorrido a duas idéias básicas, a fim de promover a idéia de que Jesus qualificou como Messias de 2000 anos atrás, apesar de não ter cumprido os critérios messiânicas bíblicas claras descritas acima.

Um desses argumentos é que os milagres que Jesus fez atestar o fato de que ele deve ter sido o Messias. Neste ponto, não vamos discutir a credibilidade histórica dos relatos dos Evangelhos. Basta dizer que, lá são extremamente fortes razões para duvidar da veracidade dessas histórias. Vamos supor, no entanto, que é possível que Jesus realizou numerosos milagres. A pergunta que precisa ser feita é: "Quantas vezes é que a Bíblia nos diz que seremos capazes de identificar o Messias, como resultado dos milagres que ele irá realizar?"

A resposta a esta pergunta é que a Bíblia nunca nos diz que os milagres são pertinentes a este respeito. É importante entender por que isso é assim. Por que não a Bíblia sempre nos informar que seria capaz de identificar o Messias através de seus milagres?

A razão para esta omissão decorre do fato de que os milagres são um barômetro confiável de nada. Enquanto Moisés fez milagres no Egito, os magos de Faraó foram capazes de reproduzi-los (Êxodo capítulos 7-8). Em Deuteronômio capítulo 13, somos informados de que falsos profetas se têm a capacidade de fazer milagres sobrenaturais, a fim de testar a nossa fidelidade a Deus. Curiosamente, as escrituras gregas declaram que falsos messias vai fazer milagres incríveis para enganar as pessoas (Mateus 24:24). Claramente, se um falso messias é capaz de realizar milagres, então os milagres não podem provar que alguém é o Messias.

A segunda abordagem utilizada pelos cristãos é afirmar que a escritura ambos anuncia e confirma que Jesus é o Messias. Muitos cristãos sentem que esses "textos de prova" são tão convincentes que eles acham que é impossível compreender como eles não tiveram qualquer impacto sobre os judeus durante os últimos 2000 anos.

A falha básica com essa abordagem decorre da maneira em que essas passagens foram minadas. Ao invés de objetivamente lendo a Bíblia para entender o que realmente significa, alguns cristãos têm abordado com uma conclusão pré-concebida em mente. Como um "arqueiro" que primeiro atira sua flecha em uma árvore e, em seguida, pinta um alvo em volta da flecha, estes cristãos assumir desde o início que Jesus era o Messias e, em seguida, tentar encontrar passagens na Bíblia que "soam como" Jesus. Como resultado desta abordagem circular para a leitura da Bíblia, o significado da Bíblia tem sido distorcida, a fim de calçadeira Jesus volta para o texto. Se uma pessoa usa óculos vermelho-matizado, tudo o que vêem aparece vermelho. Da mesma forma, quando os cristãos se aproximar da Bíblia com "óculos de Jesus", isto irá colorir tudo o que lêem.

Alguns exemplos ajudarão a ilustrar como esta abordagem leva a uma distorção do texto.

E um deve dizer-lhe: O que são essas feridas em suas mãos? Dirá ele: Aqueles com que fui ferido na casa dos meus amigos.  Zacarias 13: 6

Numerosos cristãos têm oferecido esse versículo como prova de que as Escrituras Hebraicas fazer referência a Jesus de Nazaré. No entanto, tudo o que precisa ser feito para perfurar essa ilusão é simplesmente ler todo o capítulo de Zacarias quando se torna claro que a passagem está falando sobre um falso profeta. Este exemplo é tão flagrante, que a maioria dos estudiosos cristãos e comentaristas bíblicos têm reconhecido este (NIV Study Bible, Novos Intérpretes Bíblia de Estudo, etc.)

Outro versículo da Bíblia hebraica empacotado para apoiar a crença de que Jesus era o Messias é encontrada no Salmo 41:

Até o meu único amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar.  Salmo 41: 9

Este versículo não é apenas citada em inúmeros setores missionários, mas as próprias Escrituras Gregas citar este versículo como cumprida na traição de Jesus por Judas Iscariotes (João 13:18).

A questão fundamental aqui é saber se, na verdade, o Salmo 41 é uma profecia messiânica. Ele foi escrito, a fim de dar ao povo judeu informação vital eles vão precisar, a fim de ajudar a identificar o Messias? Ou isso é apenas mais um exemplo de leitura de Jesus volta para a Bíblia para reforçar a crença nele de maneira independente do testemunho da Escritura? Tendo já disparou a flecha Jesus, o cristão, em seguida, chama o seu alvo e declara este versículo uma profecia messiânica, porque parece ressoar com a vida de Jesus.

Esta exploração de escritura pode ser confirmado por ler atentamente todo o Salmo e perguntando: "Como pode alguém ter entendido antes do advento do cristianismo?" Existe alguma razão para que alguém 10 anos vivendo antes do nascimento de Jesus teria entendido como um profecia messiânica? Existe alguma razão para que alguém lê-lo antes de Jesus teria até pensei que era uma profecia em tudo?

Quando atentamente a leitura do salmo 41, torna-se difícil compreender como qualquer cristão seria cogitar a possibilidade de que ele está se referindo a Jesus. Isso ocorre porque a própria pessoa que exclama que ele foi traído por um amigo próximo (versículo 9) mais cedo implora a D'us ", eu disse, L-rd, compadece-te de mim; sara a minha alma; porque pequei contra ti "(verso 4).

Dois exemplos muito claros de como ler a Bíblia judaica com óculos Jesus de cor levou a tomar passagens saída do contexto, a fim de encontrar "prooftexts" pode ser encontrado no segundo capítulo de Mateus. Somos informados de que Joseph foi avisado para deixar Belém porque Herodes tentaria matar Jesus. Joseph leva Jesus e Maria e foge para o Egito. Matthew, então, afirma que isso aconteceu para se cumprir uma profecia messiânica do hebraico Escrituras:

E lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, dizendo: "Do Egito chamei o meu filho . Mateus 2:15

No entanto, se examinarmos a fonte da citação de Mateus, vemos que ele distorceu a sério o seu significado:

Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho.  Hoseah 11: 1

O 11º capítulo de Hoseah descreve o início da história do povo judeu após Gd remiu do exílio egípcio. Ao longo desta história, o povo judeu se fala de como o filho de Deus (Êxodo 04:22). Matthew, aqui,

ignora esse contexto e distorce o verdadeiro significado do verso, alegando que era realmente uma profecia sobre os primeiros dias de Jesus. É claro que Matthew só é capaz de obscurecer o significado real, citando apenas o meio mais tarde do verso, deixando de fora a princípio, o que deixa claro que está falando sobre Israel.

Mais adiante, no segundo capítulo de Mateus, somos informados de que Herodes ficou irritado quando os sábios não informou o paradeiro de Jesus. A fim de beliscar a ameaça messiânica no broto, Herodes manda uma força para matar todos os meninos de dois anos de idade e com menos de Belém e todas as cidades vizinhas. Matthew continua a afirmar que esta história foi antecipado nas escrituras judaicas:

Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, dizendo:. Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles não são  Mateus 2: 17-18

Aqui Mateus cita o verso inteiro, mas mesmo assim distorce seu real significado. Ao examinar o contexto original deste versículo do capítulo 31 de Jeremias, vemos que Rachel não estava chorando para as crianças que foram assassinados, mas para as crianças que ainda estavam vivos, mas levado para o cativeiro;

Assim disse o Eterno: Reprime a tua voz de choro, e os olhos de lágrimas. Para o seu trabalho será recompensado, diz o Eterno, e eles voltarão da terra do inimigo. E há esperança no fim, diz o Eterno, que seus filhos vão voltar para os seus termos.  Jeremias 31: 16-17

Submeter todos os textos-prova cristãos para este tipo de escrutínio leva a resultados semelhantes. Inevitavelmente, eles são todos construídos em cima de raciocínio circular que cita estes versos fora do contexto, a fim de encontrar supostas profecias sobre Jesus. Numerosos estudiosos cristãos reconheceram este processo. Uma dessas autoridades é Walter Riggans, que honestamente confessa:

Deixe-me repetir este ponto: não há uma fórmula auto-evidente na Bíblia hebraica, o que pode ser dito para apontar inequivocamente para Jesus. Só depois de se ter vindo a acreditar que Jesus é o Messias, e mais especificamente o tipo de Messias que ele é, é que tudo começa a fazer sentido e ficar juntos.  "Yehoshua Ben David" Olive Press, 1995 página 155

Entre os evangélicos, é muitas vezes alegou que apenas entre mais estudiosos cristãos liberais que tal admissão seria feita. Mesmo que isso fosse verdade, não é o ponto. Como cristãos, de qualquer sabor, eles não se aproximam as escrituras com um viés judaico. Eles acreditam em Jesus. No entanto, sua leitura atenta dessas passagens a partir do chamado "Antigo Testamento" não faz claramente apontam para Jesus.

No entanto, Walter Riggans não é um cristão liberal. Ele é um nascido de novo evangélica. E há muitos outros. Michael Rydelnik, um professor de um a Moody Bible Institute em Chicago, escreveu de como ele é perturbado com este desenvolvimento em um artigo intitulado, "algumas más notícias sobre a Boa Nova":

Não é uma má notícia para o movimento messiânico. Alguns seguidores de Yeshua acadêmicos estão levando-o para fora da Bíblia hebraica ... Estou convencido de que uma abordagem interpretativa que nega profecia messiânica está se tornando predominante entre muitos estudiosos que acreditam em Yeshua ... esses crentes adotar visões que têm dificuldade em ver Messias no Bíblia Hebraica.  O messiânico Times, Verão página 1997 5

Parece que esses estudiosos estão dispostos a enfrentar a Bíblia em seus próprios termos, sem abordá-lo com uma agenda. Naturalmente, uma vez que acreditamos algo, podemos encontrar alusões a quase qualquer coisa na Bíblia. (Veja "The Pooh Perplex" por Frederick Crews)

Embora possa ser possível ler a Bíblia em Apocalipse de volta para Genesis e encontrar passagens que "soa como" Jesus, a leitura da Bíblia hebraica, sem uma conclusão pré-concebida (como Alice no veredicto de Wonderland antes do julgamento) não vai levar a evidência para a crença em Nazareno.

E sobre Isaías 53? Ela deveria vir como nenhuma surpresa, até agora, que numerosos estudiosos cristãos têm chegado à conclusão de que esta famosa passagem não é realmente uma profecia sobre Jesus. Na verdade, eles estão de acordo com a maneira pela qual os judeus têm tradicionalmente entendida neste capítulo: como uma passagem sobre o sofrimento histórico de Israel. (Este ponto de vista pode ser encontrado no Novo Inglês Bíblia: Oxford Study Edition, A Bíblia de Estudo Novos Intérpretes, A Bíblia de Estudo Harper Collins, etc.)

Muitos cristãos que insistem que Isaías 53 é uma prova irrefutável de que Jesus era o Messias nunca foi realmente estudado cuidadosamente todo o livro de Isaías. Mas será que é possível compreender verdadeiramente o capítulo 53 em isolamento? Será que se eles estavam a abordar este capítulo em contexto e sem um viés de encontrar apoio para a sua crença em Jesus, eles podem ver as coisas de forma diferente? Este tem sido o caso de numerosos estudiosos cristãos e comentaristas bíblicos que têm procurado entender este capítulo de Isaías em seus próprios termos.

Mais uma vez, é óbvio que, se alguém se aproxima este texto com uma crença prévia em Jesus, eles vão ver conexões marcantes. Mas isso é uma profecia messiânica passagem claro? Será que alguém lê-lo antes de o cristianismo ter necessariamente entendida como tal? E mais importante, mesmo que se assume que esta passagem é uma profecia messiânica, o que evidência existe de que ele está falando sobre Jesus? Este é um ponto importante. Imagine um versículo nas Escrituras Hebraicas que disse: "O Messias virá". Muitos cristãos insistem que ele está se referindo a Jesus. No entanto, isso só é assim porque eles já acreditam em Jesus como o Messias. O verso (que não existe) seria simplesmente dizendo que o Messias viria, mas não de forma clara e inequívoca identificar Jesus como o assunto.

É possível ver que no século 1, os seguidores de Jesus não entendia essa passagem de Isaías como uma profecia messiânica. No capítulo 16 de Mateus, Pedro identifica Jesus como o Messias. Nesse ponto, Jesus diz a seus seguidores que ele irá a Jerusalém e sofrer muitas coisas e, finalmente, ser morto. Peter deveria ter dito: "Claro! Você é o servo sofredor de Isaías 53! "Mas Pedro não reagir desta maneira. Ele protesta e diz que isso nunca vai acontecer com Jesus. No nono capítulo de Marcos, Jesus ensina aos seus discípulos que serão entregues até homens maus que irá matá-lo. No entanto, Mark nos diz no versículo 32: "Mas eles não entendiam esta palavra, e tinham medo de perguntar a ele." Claramente, esses seguidores de Jesus não assumir que ele veio ao mundo para sofrer e morrer. Eles nunca foram levados a crer que este capítulo de Isaías previu a morte eo sofrimento do Messias.

Por que é que o povo judeu (e numerosos cristãos) têm entendido este capítulo de Isaías como referindo-se ao sofrimento histórico do povo judeu? Existe alguma base para tal entendimento?

Este capítulo é o quarto de quatro poemas "servo" do livro de Isaías. Ela fala sobre o Servo do Eterno. Quem é esse servo? Alguém se aproxima este capítulo com o benefício de ter lido os capítulos anteriores de Isaías saberia exatamente quem é o servo:

Mas tu, ó Israel, servo meu, Jacó, que elegi, descendente de Israel Meu amigo; Você, a quem tomei desde os confins da terra, e chamou a partir de suas partes mais remotas, e disse-lhe: Tu és meu servo; Eu te escolhi e não te rejeitei.  Isaías 41: 8-9

Vós sois meus testemunhas declara o Eterno, e meu servo, a quem escolhi; para que você possa conhecer e crer em mim e entendam que eu sou Ele, antes de mim não foi formado nenhum Deus, nem haverá depois de mim . Isaías 43:10

Mas agora, ouve, ó Jacó, meu servo, e Israel, a quem escolhi. Assim diz o Eterno que te criou, e te formou desde o ventre, e que irá ajudá-lo: Não temas, ó Jacó, meu servo, Yeshurun ​​que eu escolhi ... Lembre-se destas coisas ó Jacó, e Israel, pois você é meu servo, formei você, você é o meu servo, ó Israel, você não será esquecido por mim . Isaías 44: 1-2, 21

Por razões de meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu te chamei pelo seu nome . Isaías 45: 4

Sairá da Babilônia, fugir da Kasdim com voz de júbilo, declarar, diga isso, dizem que até os confins da terra: dizer: A-do-nai redimiu Seu servo Jacob. Isaías 48:20 E me disse: Tu és meu servo, Israel, por quem hei de ser glorificado.  Isaías 49: 3

Na verdade, vemos que na Bíblia como um todo, e não apenas no livro de Isaías, o povo judeu são referidos como servo de Deus (veja Levítico 25: 42,55, Jeremias 30:10, 46: 27-28 , Ezequiel 28:25, I Crônicas 16:13, Salmo 136: 22, 79:10, 135: 1, Isaías 54:17, 63:17, 65: 8-9, 13-15, 66:14, Neemias 1 : 10-11, Deuteronômio 32:36, 43). Poderíamos entender por que ele pode ser possível para o leitor de Isaías 53 para assumir que este capítulo, assim, é de cerca de um servo de Deus Israel.

Além disso, o leitor atento deve considerar as imediações do capítulo 53. Se vemos que os capítulos 52 e 54 partes de um tema comum, seria razoável suspeitar que o capítulo 53 segue esse padrão. Na verdade, os capítulos 52 e 54 pintar um quadro que contrasta a degradação histórica do povo judeu nas mãos das nações do mundo para o seu futuro redenção por D'us e glória. Este é um conhecimento muito útil na tentativa de compreender o significado do capítulo 53.

Todos os estudiosos concordam que Servo Sofredor de Isaías capítulo 53 realmente começa com o versículo 13 do capítulo 52. Lá, Gd anuncia que seu servo acabará prosperar, ser exaltado, levantou-se e muito alto. Nos versículos 14-15 D'us nos diz que quando isso acontece, os reis e nações do mundo será totalmente chocado e surpreso. Este vale a pena pensar. Se o Servo aqui foram Jesus, por que a sua elevação e exaltação surpreender o mundo? Não há ninguém na história da humanidade que chocaria o mundo menos se fosse para ser levantado e exaltado no futuro. Na realidade, as únicas pessoas que ficará chocado se o assunto deste capítulo foram Jesus seria o povo judeu. Mas não nos é dito que o povo judeu vai ficar chocado, sim o resto do mundo vai ficar chocado.

Na verdade, a Bíblia nunca nos diz que o povo judeu estará em uma grande surpresa no futuro. Isaías nos diz que as nações e os reis do mundo ficará chocado porque nunca esperava ver a redenção e exaltação do servo de D'us. A Bíblia nos diz repetidamente que as únicas pessoas que ficará chocado com o clímax da história serão as nações do mundo, e não o povo judeu (ver Micha 07:15, Isaías 41:11, Jeremias 16:19, etc.) .

A questão mais crítica a fazer ao estudar Isaías 53 é: Quem está falando? Muitas vezes, os cristãos assumem que este é um discurso que o povo judeu vai fazer um dia, no futuro, quando nós reconhecemos que estávamos errados para rejeitar Jesus. No entanto, se entendermos o fluxo de Isaías 53 a partir do final do capítulo 52 (e nos textos originais, essas divisões de capítulos não aparecerem, eles foram inseridos por monges cristãos na Idade Média), percebemos que as pessoas exclamando "Quem teria acreditado que estamos ouvindo "em 53: 1 são as nações chocado e reis do mundo se fala nos versículos anteriores. No capítulo 53, Isaías está nos dizendo o discurso confessional que será feita pelas nações e reis do mundo como eles refletem sobre sua história de bode expiatório e perseguindo o povo judeu.

Esta dinâmica, que conta a história de como o povo judeu historicamente perseguidos acabará por ser resgatados e exaltado por D'us e, finalmente, reconhecido pelas nações do mundo é bem desenvolvido nas escrituras. Vemos esse tema descrito de forma muito clara em passagens como Isaías 60: 1-3, 10, 14-15; 61: 6-9; 62: 2-3, etc.

Enquanto esses pensamentos apenas arranhar a superfície de compreender esse capítulo de Isaías, ele começa a explicar por que ambos os estudiosos judeus e cristãos têm entendido como uma referência para o servo de Deus Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...