sábado, 22 de fevereiro de 2014

O Que Você Discorda?



O QUE VOCÊ DISCORDA?

A crença judaica se baseia nos registros de nosso povo, que formam o compêndio chamado Tanach: Torah, Nevi’im e Ketuvim – Instrução, Profetas e Escritos. Essa coleção também era conhecida nos tempos antigos como Miqra (aquilo que é lido) ou Katuv (Escritura).
Nos tempos atuais, tal coleção é também conhecida no popular como “Bíblia Hebraica” ou, como é conhecida equivocadamente em outras religiões, “Antigo Testamento”.
O cumprimento das palavras dos Profetas (Nevi’im) sobre Israel é visível hoje de forma muito intensa. Os Escritos (Ketuvim) narram a história do povo, até o seu exílio. E ambos apontam para aquele que é o pilar central de nossa fé: A Torah, a saber, a instrução deixada pelo Eterno a Moshe (Moisés) para o povo de Israel, através da qual Israel poderia cumprir o seu papel especial na revelação, a toda humanidade, do único e verdadeiro Elohim.
Abaixo, um compêndio das principais crenças judaicas:
1) O Eterno
• “Aplaudi, vós todos os povos da terra; bradai a Elohim com voz de triunfo. Pois O SAGRADO Eliyon é temido; Rei grande sobre toda a terra.” (Sl. 47:2-3)
• “Ele reina por toda a eternidade.” (Ex. 15:18)
• “Assim diz O Criador, teu Redentor, que te formou desde o ventre: Eu sou O Único que crio todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e que pelo Meu poder alastrei a terra.” (Is. 44:24)
• “Eu sou O Que Sou, e não há outro; além de Mim, não há outro elohim… Eu formo a luz, e crio as trevas; Eu faço shalom e crio o mal; Eu sou O Tudo, e faço todas estas coisas.” (Is. 45:5a,7)
• “E não há outro elohim além de Mim; Elohim justo e salvador não há além de Mim. Olhai para Mim, e sereis salvos, todos os confins da terra; pois Eu sou Elohim, e não há outro.” (Is. 45:21b-22)
• “Misericordioso é O Altíssimo e justo; Nosso Elohim é compassivo.” (Sl. 116:6)
2) A Torah de Moshé (Moisés)
• “Moshe nos prescreveu a Torah, uma herança eterna para a congregação de Ya’akov.” (Dt. 33:4)
• “E Moshé escreveu todas as palavras do Eterno… E tomou o Livro da Aliança e o leu em voz alta para o povo. E eles responderam: Faremos e obedeceremos tudo o que Elohim declarou. ” (Ex. 24:4a,7)
• “Este livro da Torah não deixará a tua boca; Tu meditarás nele dia e noite a fim de observares tudo o que nele está escrito, pois então terás êxito em todos os teus caminhos e prosperarás.” (Js. 1:8)
• “Louváveis são aqueles cujo caminho é perfeito; que andam conforme a Torah de Adonai.” (Sl. 119:1)
• “Odeio a falsidade, e a abomino. Amo a Tua Torah. A Tua retidão é retidão perpétua, e a Tua Torah é verdadeira.” (Sl. 119:163,142)
• “O fim de toda questão, tudo que foi ouvido, é: Teme a Elohim e cumpre os Seus mandamentos, pois este é o dever de todo homem.” (Ec. 12:13)
• “Pois o mandamento que hoje te ordeno não te é oculto, nem está distante… Mas é bem próximo de ti; está em tua boca e em teu coração para que o cumpras.” (Dt. 30:11,14)
• “Hoje, invoco o céu e a terra por testemunhas perante ti: Coloquei adiante de ti vida e morte, bênção e maldição. Escolhe a vida, para que vivam tu e tua descendência.” (Dt. 30:19)
3) A Centralidade de Yerushalayim.
• “Se eu me esquecer de ti, oh Yerushalayim, que a minha mão direita esqueça [sua habilidade]. Que minha língua se apegue ao palato, se não me lembrar de ti, se não puser Yerushalayim por princípio de meu júbilo.” (Sl. 137:5-6)
• “E sucederá no fim dos dias que o monte da Casa do Eterno será firmemente estabelecido no topo dos montes, e será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele.” (Is. 2:2)
• “E naquele tempo chamarão a Yerushalayim ‘O Trono de H'shem, e todas as nações se ajuntarão a ela no Nome de YHWH, a Yerushalayim, e não mais seguirão conforme a ideia de seu mau coração.” (Ez. 3:17)
• “E Tu ouvirás à súplica de teu servo e do Teu povo Israel quando eles orarem em direção a este local; e Tu ouvirás nos céus, Tua morada, e Tu ouvirás e perdoarás.” (1 Rs. 8:30)
4) Os Tempos do Eterno
• “Por seis dias fareis trabalho, mas no sétimo haverá Shabat Shabaton, santa convocação. Nenhum trabalho fareis. É Shabat do Eterno em todas as vossas moradas.” (Lv. 23:3)
• “No primeiro mês, ao décimo quarto do mês, à tarde, tereis a oferta do Pessach a H'shem. E no décimo-quinto dia do mês é a Festa dos Ázimos; Comereis ázimos por sete dias.” (Lv. 23:5)
• “E celebrareis a Festa da Semanas a D'us teu Elohim. Segundo a medida da oferta voluntária da tua mão darás, segundo a qual D'us teu Elohim te abençoará.” (Dt. 16:10).
• “No sétimo mês, no primeiro do mês, será a vós por Shabaton, uma lembrança de Teruá, santa convocação.” (Lv. 23:24b)
• “Mas no décimo do sétimo mês é Dia de Expiações; vos será por santa convocação. Afligireis as vossas almas, e oferecereis oferta queimada ao Eterno D'us.” (Lv. 23:27)
• “No décimo-quinto dia do sétimo mês é a Festa das Cabanas por sete dias para o Criador dos céus e da terra. No primeiro dia é santa convocação, nenhum trabalho servil fareis. Por sete dias, trareis oferta queimada ao Criador. No oitavo dia, tereis santa convocação, e trareis oferta queimada a H'shem. É dia de ajuntamento. Nenhum trabalho servil fareis.” (Lv. 23:34b-36)
5) Os Kohanim (Sacerdotes), os Profetas e o Trono de Dawid
• “E tu os cingirás com cintos, Aharon e seus filhos, e tu os vestirás com turbantes, e terão o sacerdócio de forma perpétua; e tu consagrarás Aharon e seus filhos.” (Ex. 29:9)
• “Eles ensinarão as Tuas ordenanças a Ya’akov, e a Tua Torah a Israel; eles colocarão incenso perante Ti, e ofertas queimadas sobre o Teu altar.” (Dt. 33:10)
• “Pois O Eterno Elohim nada faz antes de revelar Seu conselho aos Seus servos, os profetas.” (Amos 3:7)
• “Crede em Adonai vosso Elohim, e sereis estabelecidos; crede em Seus profetas, e prosperareis.” (Divrei haYamim Beit/2 Crônicas 20:20)
• “O Sagrado jurou a David em verdade, e disto nunca voltará atrás: ‘Do fruto do teu corpo Eu apontarei sobre o teu trono, se teus filhos guardarem a Minha aliança e o Meu testemunho que lhes ensinarei; os filhos deles também se assentarão para sempre sobre o teu trono.” (Sl. 132:11-12)
6) Sanhedrin, Bet Din e Anciãos
• “E saiu Moshe, e falou as palavras do Eterno ao povo, e ajuntou setenta homens dos anciãos do povo e os pôs ao redor da tenda. Então H'shem desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.” (Nm. 11:24-25)
• “E virás aos kohanim halewi’im, e ao juiz que houver naqueles dias, e inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo. E farás conforme ao mandado da palavra que te anunciarem no lugar que escolher Adonai; e terás cuidado de fazer conforme a tudo o que te ensinarem. Conforme ao mandado da Torah que te ensinarem, e conforme ao juízo que te disserem, farás; da palavra que te anunciarem te não desviarás, nem para a direita nem para a esquerda.” (Dt. 17:9-11)
• “E em toda a diferença que vier a vós de vossos irmãos que habitam nas suas cidades, entre sangue e sangue, entre Torah e mandamento, entre estatutos e juízos, admoestai-os, que não se façam culpados para com H'shem, e não venha grande ira sobre vós, e sobre vossos irmãos; fazei assim, e não vos fareis culpados.” (2 Cr. 19:10)
7) Os Tempos Atuais
• “Eu te espalharei entre as nações e te dispersarei entre as terras, e farei desaparecer completamente a impureza de ti. E serás profanado em ti mesmo, aos olhos das nações, e tu saberás que Eu Sou o que Sou.” (Ez. 22:15-16)
• “Eis que vem dias, diz O Eterno Elohim, que enviarei fome à terra; não fome de pão e nem sede de água, mas de ouvir as palavras de H'shem. E vagarão de mar a mar, e do norte ao leste; e correrão para lá e para cá buscando a palavra do Eterno, mas não a encontrarão.” (Amos 8:11-12)
• “Pois os filhos de Israel permanecerão por muitos dias sem ter nem rei, nem príncipe, nem sacrifíco, nem pilar, nem efod, nem terafim.” (Hoshea/Oséias 3:4)
8) O Perdão dos Pecados
• “Que o ímpio deixe seu caminho; e o homem de iniquidade os seus pensamentos, e retorne a D'us, que terá misericórdia dele; e ao nosso Elohim, que perdoa livremente.” (Is. 55:7)
• “E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles.” (Ez. 33:19)
9) A Missão de Israel
• “Assim diz O Eterno: Israel é o meu filho primogênito.” (Ex. 4:22b)
• “E vós Me sereis um reino de cohanim, e uma nação santa.” (Ex. 19:6a)
• “Eu sou O Eterno; Eu te chamei em justiça e fortalecerei a tua mão; Eu te formei, e te fiz por aliança para o povo, por luz para as nações. Para abrir olhos cegos, para libertar cativos do cárcere, e aqueles que se assentam nas trevas da prisão.” (Is. 42:6-7)
• “Assim disse O Dono dos Mundos! Tseva’ot: Naqueles dias, dez homens de todas as línguas das nações tomarão da orla de um judeu, dizendo: ‘Iremos contigo, pois ouvimos que Elohim está contigo.’” (Zc. 8:23)
10) A Gueulá (Redenção)
• “E sucederá, quando todas estas coisas vierem sobre ti, a bênção e a maldição, que coloco diante de ti, e tu considerares em teu coração, dentre as nações para onde D'us teu Elohim te baniu, e retornares a D'us, teu Elohim, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e deres ouvido à Sua voz segundo tudo o que Eu vos ordeno hoje, tu e teus filhos, então D'us teu Elohim trará de volta os teus exilados, e terá misericórdia de Ti, e novamente te reajuntará de todas as nações de onde Adonai teu Elohim te dispersou.” (Dt. 30:1-3)
• “E esta será a aliança que farei com a Casa de Israel após aqueles dias, diz O Eterno: Eu porei a Minha Torah no seu meio, e a inscreverei nos seus corações, e Eu serei o seu Elohim e eles serão o Meu povo.” (Jr. 31:32)
• “E o Meu servo David será rei sobre eles, e um pastor será por todos eles, e eles andarão nas Minhas ordenanças e observarão os meus estatutos e os realizarão. E habitarão na terra que Eu dei ao Meu servo, a Ya’akov, onde os vossos pais viveram; e eles habitarão sobre ela, eles e os seus filhos e os filhos dos seus filhos, para sempre; e o Meu servo David será o seu príncipe para sempre. E estabelecerei uma aliança de shalom para eles, uma aliança eterna será com eles; e os estabelecerei e os multiplicarei, e colocarei o Meu Santuário no meio deles para sempre. E a Minha morada será sobre eles, e Eu serei por seu Elohim, e eles Me serão por povo.” (Ez. 37:24-27)
• “Mas os cohanim halevi’im, os filhos de Tsadok, que guardaram a ordem do Meu Santuário quando os filhos de Israel se desviaram de Mim, se aproximarão de Mim para ministrar a Mim, e permanecerão perante Mim para Me oferecer sangue e gordura, diz Adonai O Eterno D'us. Eles entrarão no Meu Santuário, e se aproximarão da Minha mesa, para Me servirem, e guardarão a Minha ordem.” (Ez. 44:15-16)
• “E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.” (Is. 1:26)
• “Alarga o local da tua tenda, e que eles alarguem as cortinas das tuas habitações, sem poupar. Alarga as tuas cordas e fortalece tuas estacas. Pois à direita e à esquerda tu prevalecerás, e a tua semente herdará as nações, e repovoará as cidades desoladas.” (Is. 54:2-3)
• “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” (Dn. 12:2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...