sábado, 9 de janeiro de 2016

AULA SEMANAL DE CABALÁ

AULA SEMANAL DE CABALÁ: Por que Aharón se uniu a Moshé na LIBERTAÇÃO de nossos pais do Egito? Vamos ler o trecho abaixo do Zôhar, Parashá Vaerá e abstrair ensinamentos práticos para nós, B’nêi Anoussim –

E Moisés falei ao Senhor, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me hanescuchado. Como, então, me ouvirá faraó..., A mim de lábios não circuncisos?

Como pôde Moisés ousar deciresto "dizer isto"? Não lhe tinha prometido já o são, quando disse que não era eloquente, que o "estaria na sua boca"? [Shemóth 4:10-12]. Ou é que El Santo não manteve a sua promessa? Mas, há aqui um significado interno.

Moisés sesituava então no grau de "voz", E o grau de "expressão" se hallabaentonces em exílio. Daí que dissesse: "como me ouvirá faraó", Dado que o meu " expressão " está em servidumbrea ele, sendo eu apenas " voz " e sem " expressão ".

Por isso Deus uniu a o a Aarão, que era " expressão " sem " voz ". Quando veio Moisés, apareceu a voz, mas era uma "voz sem palavra". Isto prolongou-se que Israel se aproximou ao monte Sinai para receber a Torá. Então a voz seunió com a expressão, e a palavra foi falada, segundo dizem, "e o señorhabló todas estas palavras" [Shemóth 20:1].

Então Moisés esteve em plena posse de gestão, estando unidas voz e palavra. Esta foi a causa da queixa de Moisés deser carecia de palavra salvo quando eclodiu em queixa e "Deus falou a Moisés"[ Shemóth 6:2]. Nesta ocasião a palavra começou a funcionar, mas voltou a cessar de novo, pois o tempo ainda não estava maduro.

Daí que o versículo continua: "e disse, eu sou o senhor" [Shemóth 6:2]. Somente ao dar-se a lei foi Moisés: Curado de seu impedimento, quando a voz e a expressão estavam nele unidas como suórgano. Antes desse acontecimento, o poder que é expressão guiou a Israel no deserto, mas sem exteriorizar-se até que chegaram ao Sinai.

R. Judá interpretou enel mesmo sentido o versículo 5-6 do capítulo v do cântico dos cânticos *, É aquilo:
"5 Eu me levantei para abrir ao meu Amado e as minhas mãos destilavam mirra, e os meus dedos gotejavam mirra sobre as aldrabas da fechadura. 6 Eu abri ao meu Amado, mas o meu Amado já tinha Se retirado e tinha ido; a minha alma se derreteu quando Ele falou; busquei-o e não O achei, chamei-o e não me respondeu"
Enquanto a comunidade de Israel está no exílio, a voz está retirada de ela e a palavra não funciona, como está dito: "Estou mudo com silêncio" [Tehilim 39:3]. E mesmo que a palavra acorda, "meu amado retirou-se", Ou seja, repentinamente cessa, como tinha acontecido primeiro com Moisés.

SEGUNDO NOSSOS SÁBIOS, NÊTSACH (ESSÊNCIA DA VIDA, LIGA A MOSHÉ) REPRESENTA A VOZ QUE CLAMA DO DESERTO "3 No deserto clama uma voz: 'Preparai um caminho para o Eterno (pelo qual voltarão os cativos), aplainai, no ermo, uma estrada para o nosso Deus (que os conduzirá)." (Ieshayáhu 40:3), SÍMBOLO DE NESHAMÁ (POIS NÃO SE TRATA DO SOM AUDÍVEL, MAS DE UM PENSAMENTO EM POTENCIAL AINDA NÃO VERBALIZADO).

AHARÓN ERA COHEN E SEGUNDO OS PROFETAS (Malachi 2:6) ENSINOU SUA VIDA INTEIRA O AHAVÁTH SHALOM ENTRE OS B’NÊI ISRAEL (Talmud, Tratado de Ética dos Pais 1:12). FORA CHAMADO DE LEVITA POR HASHEM (Shemóth 4:14) PORQUE ESTÁ TRIBO LOUVAVA HASHEM (I Cr. 25:1).

LEVY FOI A TRIBO PEDAGOGA COM MAIOR NÚMERO DE PROFETAS NA HISTÓRIA JUDAICA (QUANDO INCLUÍMOS OS SACERDOTES DESCENDENTES DE AHARÓN). POR ISSO, A EXPRESSÃO DA FALA SE REFERE AO PODER DE TRANSMITIR A PALAVRA DE HASHEM.

ESSE PODER VAI MUITO MAIS ALÉM DO QUE PALAVRAS, ESTÁ NA FORMA DE REALIZAR A TRANSMISSÃO DA MENSAGEM DIVINA AOS CORAÇÕES DAS PESSOAS E PASSAR TODOS OS SENTIDOS DA VONTADE DIVINA, DESDE VISÕES ESPIRITUAIS ATÉ O ENTENDIMENTO DE MILAGRES.

MOSHÉ & AHARÓN PRECISAVAM UNIR-SE ATÉ QUE NO MONTE SINAI O RÚACH (PODER DE TRANSMITIR A EXPRESSÃO SAGRADA) ESTIVESSE REDIMIDA PELA TORÁ, AFIM DE QUE A NESHAMÁ DE MOSHÉ PUDESSE TORNAR-SE VEÍCULO DA SHECHINÁ NOS 10 MANDAMENTOS.

SEGUNDO A TRADIÇÃO JUDAICA, MOSHÉ ENUNCIOU OS 10 MANDAMENTOS, REVESTINDO EM SUA VOZ A PALAVRA DE HASHEM QUE ESTAVA ENUNCIADA NOS 10 MANDAMENTOS, POIS QUANDO D’US REUNIU ISRAEL PARA OUVI-LO, SEU FALAR OS MATOU.

HOUVE UMA RESSURREIÇÃO, MAS O POVO PEDIU PARA QUE MOSHÉ FALASSE NO LUGAR DA SHECHINÁ, O QUE LHE CAUSOU A REDENÇÃO DE SUA PRÓPRIA FALA. (DEPOIS DO BEZERRO DE OURO, AHARÓN VOLTOU A FALAR POR MOSHÉ)...

TRADUZINDO PARA NÓS B’NÊI ANOUSSIM, SIGNIFICA QUE EMBORA TENHAMOS UMA CONEXÃO FORTE COM HASHEM, ONDE NOSSAS NESHAMÓTH FORAM ACESSAS PELO FOGO QUE ARDIA NA SARÇA, AINDA NÓS ESTAMOS EXILADOS PELO EGO (FARAÓ) DOS POLÍTICOS & OUTROS.

ENTÃO QUANDO PROMOVEMOS AÇÕES QUE NOS INTEGRAM, COMO O COMPROMISSO QUE ASSUMIMOS NESTE ANO DE 2016, COM GRUPOS QUE DÃO VOZ AOS QUE DESEJAM COMO MOISÉS FALAR, ESTAMOS NOS COMPORTANDO COMO SACERDOTES LEVITAS PROFÉTICOS.

VAMOS SAIR DO EXÍLIO DO CONFORTO DE NOSSOS PEQUENOS GRUPOS E VAMOS NOS TORNAR UMA NAÇÃO QUE COM ENGAJAMENTO E COESÃO PODEMOS COMEÇAR A PEDIR E RECEBER AJUDA PARA ESTUDOS E CONVERSÕES. CHEGA DE PESSOAS EGOÍSTAS NO JUDAÍSMO. 

AO ESPERARMOS POR MOVIMENTOS MAIS POLÍTICOS QUE RELIGIOSOS, AO ACREDITARMOS EM OPORTUNISTAS QUE COBRAM POR SUAS AULAS ESTÁVAMOS EM SILÊNCIO, MAS HASHEM ESTÁ COM AQUELES QUE CONFIAM NELE. AGORA, NÓS VAMOS ENSINAR VIVER A TORÁ!

COM NOSSA FORÇA ESPIRITUAL SAIREMOS DO GALÚTH E RECEBEREMOS MUITAS OPORTUNIDADES COM PESSOAS DIGNAS DE CONFIANÇA QUE NOS AJUDARÃO SEM PENSAR EM LUCROS. QUE MASHÍACH SE APRESSE PARA NOSSA GUEULÁ, VEIM’RÚ AMÉN!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...