AULA DE CABALÁ – RÓSH CHÔDESH, O SEGREDO DA LUA NOVA!
Hoje, vamos analisar um Midrásh quanto ao segredo de Rósh Chôdesh (cabeça do mês) e a dinâmica espiritual que há nisso em nossas almas, conforme o ensino de nossos sábios, a Luz da Cabalá. Estudaremos o aspecto espiritual de Yessód [BASES ESPIRITUAIS], que se reflete no Rósh Hashaná &nas Luas Novas.
O Judaísmo e o Lúach (nome do Calendário Hebraico, que literalmente quer dizer “TABULETA DE CÁLCULOS”, porque usava-se tábuas de argila para contas matemáticas que os contabilistas desejassem conservar no passar dos séculos), apresenta diversos “CABEÇAS DO ANO” – Nissan, Tish’rêi & Sheváth.
Na história judaica descrita no Tana”ch, o mês de Nissan (chamado na Antiguidade pré-cativeiro babilônico de Aviv ou PRIMAVERA) era o mais importante porque se contava o número de anos de um rei sobre Israel. Mesmo que um rei Ezequias tivesse começado a reinar em Elul (6º mês) ou Adar (12º mês), em Nissan começava o 2º ano.
Já em Tish’rêi, os hebreus comemoravam a Criação de Adam e do perdão divino dado a Humanidade. Dia especial, onde o nascimento dos patriarcas dos tempos de Adam & Nôach tinham nascido. Um mês símbolo de JUÍZO sobre a Humanidade. Para efeitos de ano da shemitá e jubileu, contava-se por esse mês.
Por fim, para o dízimo das colheitas anuais aparecia no Lúach o mês de Sheváth & a Festa das Árvores (15 do 11º mês judaico). Um mês especial aos da tribo de Levi, que peregrinavam pelas planícies e montanhas de Israel, para que todas as famílias judaicas fossem abençoadas por Hashem e o Templo tivesse suprimentos sacrificiais.
Antigamente, embora os sábios fizessem cálculos astronômicos, havia um ritual de confirmação da Lua Nova, que hoje corresponde ao início da fase lunar chamada de Lua Crescente. No livro, O Cuzari, de R. Yehudá Halevi (século XI E.C), registra uma controvérsia entre talmudistas e caraítas sobre o dia verdadeiro de Rósh Chôdesh.
Os sábios do Talmud seguiam a Tradição estabelecida por Hilel II (365 e.c), herdada por fariseus cabalistas, onde a véspera da Lua Crescente, e por tanto o último dia da Lua Nova (o 7º dia em que a lua não aparece no céu) seria o Rósh Chôdesh (início do mês).
Já os caraítas (herdeiros dos saduceus que davam crédito apenas aos 24 livros da bíblia hebraica, descartando toda literatura de procedência oral como o Talmud e os apócrifos) e os samaritanos (que reconhecem apenas como texto sagrado a Torá, descartando os livros proféticos e sapienciais), festejavam como no Midrásh abaixo:
A PRIMEIRA MITSVÁ ENCOMENDADA AO POVO JUDEU: OS JUÍZES DE BÊITH DIN (TRIBUNAL) SEMPRE DEVEM FIXAR O COMEÇO DO NOVO MÊS JUDAICO.
ANTES QUE A NOVA PRAGA COMEÇASSE, HASHEM ORDENOU A MOSHÉ E AHARÓN QUE ENSINASSEM AO POVO DE YISRA’EL A PRIMEIRA MITSVÁ (PRECEITO).
MOSHÉ E AHARÓN ENSINARAM ENTÃO AOS JUDEUS A MITSVÁ DE ROSH CHÔDESH: (PRIMEIRO DIA DO MÊS). ASSIM QUE OS JUDEUS ESTIVEREM ESTABELECIDOS EM ÉRETS YISRA’EL, O BÊITH DIN DETERMINARIA O PRIMEIRO DIA DE CADA NOVO MÊS JUDAICO.
COMO O TRIBUNAL DECIDIRIA QUANDO COMEÇAR O NOVO MÊS?
VEJAMOS: TODOS OS MESES A LUA "CRESCE" E SE "CONTRAI". NO PRINCÍPIO DO MÊS A LUA É PEQUENA. ENTÃO CRESCE, ATÉ ASSEMELHAR-SE A UMA BANANA.
ATÉ A METADE DO MÊS ESTÁ CHEIA E REDONDA, COMO UMA LARANJA. LOGO COMEÇA A CONTRAIR-SE NOVAMENTE. VOLTA A DIMINUIR MAIS E MAIS, ATÉ DESAPARECER NO FIM DO MÊS.
NO PRÓXIMO MÊS, VOLTA A APARECER. TODO JUDEU QUE VISSE A PEQUENA LUA NOVA NO COMEÇO DO NOVO MÊS, DEVERIA APRESENTAR-SE AO BÊITH DIN.
ALI ESSE JUDEU INFORMAVA COMO TESTEMUNHA AO BÊITH DIN: "VI A LUA NOVA NO CÉU." OS JUÍZES ENTÃO AGUARDAVAM QUE CHEGASSE OUTRO JUDEU E AFIRMASSE O MESMO.
LOGO FORMULAVAM ÀS TESTEMUNHAS NUMEROSAS PERGUNTAS PARA ASSEGURAR-SE DE QUE DIZIAM A VERDADE. SE OS JUÍZES SE SENTISSEM SATISFEITOS, DECLARAVAM PUBLICAMENTE: "HOJE É ROSH CHÔDESH, O COMEÇO DO NOVO MÊS."
HOJE ATRAVÉS DE NOSSO CALENDÁRIO JÁ DETERMINAMOS O INÍCIO DO NOVO MÊS DURANTE O ANO INTEIRO. PORÉM, QUANDO MASHÍACH CHEGAR, OS JUÍZES DO BÊITH DIN VOLTARÃO A ESTABELECER CADA ROSH CHÔDESH SEGUNDO AS TESTEMUNHAS QUE VIRAM A LUA NOVA.
Vamos entender o que esse princípio espiritual quer nos ensinar e porque Mashíach irá reimplantá-lo? A LUA na Cabalá representa a capacidade espiritual da Humanidade se renovar por meio das relações maritais lícitas, o que gera uma nova vida por meio dos filhos. A lua passou a ser símbolo de Israel na Galúth (exílio) porque é como as marés.
O movimento das marés se baseia na força gravitacional influenciada pelo magnetismo da lua sobre as ondas do mar, causando a vazante e a cheia. Rósh Chôdesh representa o aspecto de que por meio da Emunát Hashem, Yossef teve altos e baixos, mais prevaleceu em seu propósito sagrado, trazendo brachóth ao nosso mundo.
O Judaísmo por outro lado é a única religião do mundo onde D’us se “tornou visível a toda a uma geração no Egito-Deserto-Canaã”, tendo milhares de testemunhas e provas arqueológicas documentais de outros povos circunvizinhos. Como que o sentido de Judiciário nasce com Israel e Sua Lei Sagrada, o testemunho era essencial aos hebreus.
Lemos o seguinte texto de Tehilim 81:4-6, que confirma esta tradição ocular testemunhal relacionada a Yossef e sua libertação da prisão para governar o Egito em dia de Rósh Chôdesh:
“Soprai o Shofar na Lua Nova, no tempo fixado como dia da nossa festa. Pois este é um estatuto para Israel, um dia de juízo para o D’us de Yaacov. Ele o estabeleceu para Yossef como testemunho, quando este saiu para governar na terra do Egito, onde ouviu uma língua que não conhecia...”
Porquanto, o Rósh Chôdesh está associado a nossa habilidade de julgar nossos atos e encaminhá-los para a JUSTIÇA. Então, um leigo em religião perguntará: MAS TEMOS UM CORAÇÃO QUE MAQUINA O MAL TODO DIA (Bereshíth 6:5), COMO É POSSÍVEL TORNARMO-NOS JUSTOS E NÃO ÍMPIOS?
O Zôhar, nesta Parashá Bo, estabelece um paralelo com o justo Iyóv e com o povo de Israel ao celebrar o Rósh Chôdesh queimando um bode para enganar o gênio do mal:
E o Senhor disse a Moisés: Vai a Faraó, porque tenho endurecido seu coração.
R. Judá, começou aqui com o verso você bem-aventurado e as pessoas que aprende ser alegre; Oh Senhor, eles andarão à luz do seu rosto [Sl. 89:16].
Ele exclamou: Quão importante é para o homem a andar nos caminhos do Santo, abençoado seja, e manter os mandamentos da Torá, para que ele possa ser o mundo digno de para vir e triunfar sobre as acusações, tanto em terra como em elcielo "o céu".
Porque, assim como existem homem que acusam aqui embaixo e lá em cima também tem acusadores ... Mas aqueles que guardam os mandamentos da Torá e Yandan "mão" na justiça, com medo de seu Senhor não terá intercessores nunca elcielo no céu não, portanto, talvez escrito: "Se nenhum anjo com ele um intercessor, um entre mil ... então é engraçado para ele e diz: Eu entregá-lo descer à cova: Eu encontrado un resgate "[Jó 33: 23-24].
R. Chiya disse: Por que você precisa de um anjo Para que homem interceder por ele? Não está escrito: "O Senhor será a tua confiança e vai manter tupla a tomar" [Pv. 03:26]; "O Senhor te guardará de todo o mal" [Sl. 121: 7].
Puesefectivamente, o próprio santo vê tudo o homem faz, seja bom Omalo, como está escrito: "Pode um homem ocultarseen Yono lugares secretos que eu vejo isso" [Jr. 23:24].
R. Judá disse: Na verdade, você fala a verdade! Mas os candidatos também está escrito que Satanás disse: "Mas você tende a sua mão e toca-lhe nos ossos e na carne", Yque o próprio santo disse a Satanás:
"E você me contra ele persuadir" [Jó 2: 3-4], que deu poderes que teste que a permissão "outro lado" para; poder levantar-se contra o homem por atos que realizaram neste mundo.
E nestas estradas Santos estão escondidos, e além de minha capacidade em o segui-los porque estes são os estatutos do Santo, que os homens não devem examinar muito de perto, exceto aqueles homens que andam no caminho da sabedoria e por isso são verdadeiramente digno de noites no caminho para adentrar a Torá e, assim, compreender as verdades escondidas neles.
R. Eleazar, em seguida, discorreu sobre o versículo: E houve um dia em os filhos de Deus veio para ficar diante do Senhor e veio também Satanás entre eles [Jó 7: 6]. Este "dia", disse ele era o Dia de Ano Novo, no qual os juízes Sagrados do mundo. "Os Filhos de Deus" são os seres superiores designados para monitorar as ações de humanidade.
A expressão "para estar com o Senhor" é paralelo ao verso "todos os exércitos do céu em pé ao lado dele em sua mão direita e esquerda" [I Rs. 22: 9] .Mas neste versículo tem um significado especial: colocar o amor manifesto ao Santo de Israel.
Porque os mensageiros que são nomeados para vê-los obras de homens vagar e para trás em todo o mundo, reunindo santos de todas as criaturas para que no dia do Ano Novo, o dia do Juizo, diante do Senhor pode cumprir sua carga de encargos .
E todos os povos da terra, apenas um, Israel, cujas obras eles examinam cuidadosamente e em detalhe, porque os israelitas foram os filhos de um sentido Santo em particular, e se suas obras não correspondem ao propósito Divino, eles realmente enfraquecem o poder de Santo, mas quando o fazem sua vontade, eles aumentam a sua força e poder "dar força a Deus" [Sl. 68:35].
Assim, "os Filhos de Deus", os principais mensageiros, quando "dizem" suas acusações contra Israel são também "contra (a) Deus". "E Satanás também vemos entre eles."
"Além disso", significa que ele veio com o propósito definido implantar seu poder superior como o maior de todos os acusadores celestiais e dificultar para Israel para obter o perdão.
Quando o Espírito viu que todos eles vieram para acusar, "Ele disse a Satanás: De onde você vem? E Satã respondeu: para ir de um lugar para outro no país ". E nós sabemos que o monitoramento o fall "Cair" países é confiado a capitães seniores, com exceção apenas País de Israel.
Assim, quando Satanás disse: "O país," Deus sabia que sua intenção era acusar de Israel, e assim ele imediatamente perguntou:
"Você já pensou em mim servir Jó, que não há ninguém como ele na terra?", para distrair a fim outro assunto e fazer Israel parar assim como um pastor que lança um cordeiro um lobo para salvar o resto do rebanho.
E Satanás saiu de Israel e voltar sua atenção para o trabalho, dizendo: "Jó teme a Deus nada" Como se houvera disse: "Não há nada de incomum sobre o servo você ama o que seu coração deseja. Arrumar o seu cuidado providencial dele e depois ver o que vai valer a pena seu temor e reverência. "
Observe isso quando o tempo de necessidade algo é lançado, como suborno, o "outro lado", como o lobo joguei o cordeiro o representante do "outro lado" em breve deixará de atacar o suas vítimas originais.
Esta é a razão para a oferta de um iene cabra para o Dia da Expiação Lua Nova. Pois Satanás lida com estes e deixa Israel em paz a hora é tempo para o "outro lado" para obter o que é devido de toda a descendência de Abraão.
Porque Satanás tinha uma acusação contra Abraham por saber como um sacrifício animal em vez de Isaac, que é a transação ilegal, como é dito: "Ele não alterou (o destino ao sacrifício do animal), nem a mudança" [Lv. 27:10], portanto, a alegação foi totalmente razoável.
Assim, a partir do momento Isaac foi salvo e um animal substituído por ele sacrifício, o Santo, bendito seja nomeado para Satanás outro ramo da família de Abraham para que ele pudesse acusar, ou seja, os descendentes de pagãos sseu irmãos família Naor Uz, Jó era o país de Uz.
Agora, Jó era um dos conselheiros mais próximos do Faraó como o último desenvolveu a intenção de exterminar os filhos de Israel, Jó advertiu: ". Não mate-os, mas leve-os seus corpos submetidos a trabalho duro e suas posses"
Em seguida, o Santo disse: "Como você vive, você será julgado de acordo com seu próprio julgamento." Então quando Satán disse: "Mas estende agora a tua mão, e toca tudo o que ele tem e joga seu osso e sua carne", o Senhor colocou em sua posse todos os bens de Jó e sua carne, comprometendo-lo apenas para "salvar a sua alma" em vida.
E verdade o texto diz "E você me incitou contra ele para destruí-lo sem causa" [Jó 2: 3], que parece mostrar que os sofrimentos de Jó foram imerecidos pois pode traduzir "contra ele" (bo), mas " nele ", isto é, em sua opinião, isso só sendo ideia de Jó, e não o fato real.
Aqui R. Abba interveio, dizendo que isso é correto até certo ponto, mas tem-nos ensinado que Satanás, o "velho mas tolo rei" [Eq. 04:13] tem o direito de acusar apenas a indivíduos e não a humanidade como um todo.
Como o julgamento do mundo é dirigido pelo Santo, como se diz, para aqueles que construíram a torre de Babel: "O Senhor baixou para ver" [Gn. 11: 5].
Também no âmbito de Sodoma e Gomorra, "Eu transferirei agora e veja" [Gn. 18:21] para o Santo não estar satisfeito com meramente a perdição e condenar o mundo pela força da palavra de Satanás, que é o grande acusador cujo único desejo é o de destruir o mundo.
Mas a verdade é que no Dia de Ano Novo estão de pé dois "lados" para o Santo, bendito seja Ele, para a recepção da humanidade. Os homens podem registar de quem são as boas ações e arrependimento tendo o privilegio de ser registrado no do rolo que é a vida e traz vida e eu que estão em consulado está registrado para a vida.
E aqueles cujas obras são más sou eu atribuído agora deste lado, que é a morte. Mas às vezes acontece que o mundo está exatamente equilibrado entre os dois. Por isso, se existe uma pessoa justa para mover a balança, o mundo está guardado. Mas se há um mal, o mundo inteiro está condenado à morte.
E apenas em tal condição que eram questões os homens no momento de Jó, quando o acusador "estava diante do Senhor," ansiosos para mundo a queixa. Imediatamente o Espírito perguntou: "as de considerar meu servo Jó?" E assim que Satanás ouviu este nome, ele se concentrou toda a sua atenção sobre ela.
Por esta razão, somos ensinados que é que um errado é isolado e separado do corpo da comunidade, para, em seguida, pode-se ser escolhido e cobrado no reino superior.
Então, disse a mulher sunamita "tenho sido entre o meu povo" [II Rs. 04:13], o que significa que ele não tinha vontade de separar-se de mais, tendo até então roxo entre as pessoas e ser conhecido como um com o povo.
Em vez disso, Job era conhecido além do seu povo foi destacado, e esta foi a oportunidade de Satanás. Ele disse: "por nada Job teme a Deus? Você não fez uma cobertura sobre ele e sobre sua casa ... [Jó 1: 9-10]?
Que significa "removido todas as coisas boas que você forneceu, e ele vai maldize-lo em seu rosto: você sair e vai ligar o outro lado. Agora ele come sua comida, removê-lo e em breve vamos ver substancia e que irá dobrar feito "!
O qual "Disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão" [Jó 02:12] .Assim Satanás recebeu permissão para buscar trabalho e mostrar que suas razões não eram realmente puro.
Pois tão logo apresentou a estrada teste à esquerda em frente e manteve-se firme: "Ele não pecou com seus lábios" [Jó 2:10], mas pecou com sua mente e, em seguida também no idioma. Mas não foi tão longe quanto para conectar-se ao "outro lado", como Satanás previu.
Seus testes durou doze meses, porque este é o tempo dado para o "outro lado", porque, segundo a tradição, os pecadores são julgados no Gehinom para doze meses. E como Jó não se apegou o "outro lado", "abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro" [Jó 42:12].
R. Simeon disse: O Santo, bendito seja, não é tentado trabalho da mesma forma quetentó outros homens justos. seu respeito não é dito, como eles dizem sobre deAbraham [Gn. 22: 1] Deus o tentou. Abraão levou com suas próprias mãos seu único filho para ser sacrificado para o santo, mas nada deu Jó.
Não pedi a ele para fazer nada do tipo, como Deus sabia que não faria a essa altura do teste. Foi apenas entregue o Acusador, e do Espírito estimulou
Satanás, através do atributo da justiça, para colocá-lo à prova, como está dito: "Você considera meu servo Jó?"
R. Simeon disse sobre Cain é escrito e] trouxe um sacrifício "nos últimos dias" [Gn. 4: 8] e nós estabelecemos que esta expressão indica o "outro lado". E de Abel é dito que "ele também trouxe dos primogênitos do seu rebanho os mais gordos" [Gn. 4: 4].
A expressão "também" sugere que, ao contrário de Caim, ele trouxe o seu oferecendo principalmente para Santo e apenas reservado "gordura" para o "outro lado", enquanto Caim ofereceu-se principalmente para o "outro lado" e só deu uma parte o Santo, e que seu sacrifício não foi aceito.
Job que ler sobre "os seus filhos foram e realizada ... e mandou chamar a suas três irmãs para comer e beber com eles" [Jó 1: 4].
Como eles festejaram e alegraram-se, o acusador era diária presente no meio deles, butnot poderia prevalecer contra eles, como está escrito: "não fez um ambiente cerca em torno dele e de sua casa"
Quando Jó fez sacrifícios, ele não deu a Satán parte alguma, como é dito: "Ele ofereceu holocaustos de acordo com o número de tudo [Jó 1: 5] sendo esta uma oferta no valor inteiramente alto para que deu nada" outro lado".
Se tivesse, o Acusador não havia sido capaz de prevalecer contra ele. Assim, no final, ele levou apenas loque lhe era devido.
Quanto ao perguntar-se que ser levantadas a respeito de porque D'us permitiu Job sofrer tanto, a resposta poderia ser a de ter aSatán resultaram devido, o "lado profano" que este último ter separado o santo e permitiu ascender sem ser perturbado, para os mais altos níveis.
Mas não funcionou bem, o Santo fez ser executado a justiça. Observe-se que:
Como Jacob manteve-se bom separado-se do mal e não se fundiram, ele foi considerado em conformidade experimentou pela primeira vez o bom, Maloy, então o que é experiente em seguida, novamente bom. Para o homem tem de conhecer o bem e o mal,
e transformar o mal em bem. Esta é um principio profundo da fé.
ESTE TEXTO NOS ENSINA QUE DEVEMOS NOS TORNAR JUSTOS NO ASPECTO de não desejar demonstrar domínio sobre os demais ou uma distinção demasiadamente soberba sobre os outros, não denunciando lapsos dos que nos rodeiam, como Iyóv fez quando aconselhou mal a Faraó quanto ao povo de Israel.
Muitas vezes, nos tornamos vítimas de nossa própria vaidade, ainda que nem tenhamos sequer ideia de nossa presunção, como Yossef que foi vendido ao Egito por ter denunciado a seu pai os irmãos por uma possibilidade remota de prostituição, chamar seus irmãos de escravos e comer membros de um animal ainda vivo.
O texto tenciona a nos revelar que não devemos usar de astúcias vinculadas ao mundo do EU que nosso EGO quer fazer imperar: vaidade, orgulho, cobiça... Tudo isso é símbolo do bode sacrificado em Lua Nova. Os justos devem viver depositando suas orações ante ao Todo Poderoso para que a Humanidade tenha uma esperança futura.
A esperança da Humanidade está pautada numa superior contemplação dos segedos da Torá que consertam o homem em sua presunção de superioridade e o trona humilde ante ao poder do seu Criador. A abertura do mar na vida de Iyóv foi sua saída do estreitamento espiritual de sua arrogância e sentimento de completude sem D’us.
Israel foi plenamente dependente de Hashem na abertura do mar, onde viram a SALVAÇÃO DOS CÉUS (Shemóth 14:13). Iyóv ainda não tinha depositado a si mesmo no limiar entre a morte e a vida nas mãos de um D’us poderoso na batalha que a vida apresenta. Suas palavras de murmuração iram Hashem porque são acusativas.
Israel pode ver o juízo sobre si decretado transformado em benevolência por cumprir as mitsvóth divinas (Pirkêi Avóth 4:13), criando anjos que lutam e defendem a sua causa. No lugar do justo fica o ímpio que foi criado para o dia do mal. O EGO cria espíritos capazes de apodrecer o corpo e por isso, pessoas hoje possuem DST.
Enquanto o povo judeu cumprir com santidade a procriação dentro do casamento judaico e guardar sua Bríth Milá das forças da impureza (as relações ilícitas), sempre se verá livre da morte e verá ante si a PORTA DA SALVAÇÃO PELA QUAL OS TSADIKIM ENTRARÃO (Tehilim 118:20).
Como fazer quando a pessoa pregressamente viveu ignorando as leis básicas que resguardam o indivíduo de pecar contra seu Criador, visto que Edom é abominável ante as palavras sagradas contaminando e conspurcando seu Yessód?
São dois os aspectos da Teshuvá que a pessoa que pecou na área sexual deve esforçar-se por cumprir para purificar-se do mal que sua consciência o acusa quanto ao Serviço do Criador: a) ABSTINÊNCIA POR UM TEMPO CONSIDERADO LONGO & b) CASAR-SE E MANTER RELAÇÕES PERMITIDAS EM SANTIFICAÇÃO.
É considerado no Judaísmo as relações maritais dentro do período fértil da mulher como a primeira mitsvá ordenada ao gênero humano no Éden (Bereshíth 1:28). Assim, abandonando um estilo de vida que ocasionará em doenças pelo fato da alma enojar-se do corpo que não serve a Hashem mas ao “outro lado”, obtém-se a vida eterna.
A pessoa poderá fazer seu intelecto (CHABAD – Chochmá, Biná & Da’áth) decretarem novas Halachóth (leis de cunho espiritual que manipulam nossa realidade, como a abertura do Mar Vermelho) que corresponderá uma nova fase para a Humanidade – um ÊXODO do cativeiro de EDOM que culminará com a chegada de Mashíach!
Que todos nós sejamos testemunhas de renascimentos espirituais por meio deste ensino e que as últimas almas que estão no Pátio das Almas no Céu venham através do casamentos santificados, inaugurando a Era de Shalom e grande sabedoria da Torá que haverá com a edificação do III Templo, veim’rú amén!