segunda-feira, 23 de junho de 2014

 


Introdução
Há quatro passagens principais do Talmud que são alegadas por alguns para discutir a história da vida e morte de Yeshua (Jesus). O que vamos fazer aqui é analisar de perto essas passagens e ver as razões se pode ou não pode atribuir essas histórias à vida de Yeshua (Jesus). Vamos também olhar para outras duas passagens que nos ajudam a identificar o nosso protagonista (s). Vamos perceber rapidamente que há grandes dificuldades em afirmar que qualquer desses textos referem-se a Yeshua (Jesus). Veremos que um grande número de historiadores e talmudistas têm abordado estas questões e concluíram que quer nenhuma dessas passagens se referem a Yeshua (Jesus), ou que se referem a um proto-Jesus, cuja vida foi mais tarde ofuscada pelo teologicamente motivado reescrita da história.

Passagens
  É importante ter em mente que existem muitas pessoas no Talmud com os mesmos nomes. R. Aaron Hyman em sua obra biográfica sobre os sábios do Talmud, Toldot Tanaim VeAmoraim , lista 14 Hillels Elazars, 61 e 71 Hunas. Josefo apresenta cerca de vinte homens diferentes chamado Jesus, pelo menos, dez dos quais viviam na mesma época como o famoso Yeshua (Jesus)s [cf. John P. Meier,Um Judeu Marginal , p. 206 n. 6]. O nome Panthera também era um nome comum nos primeiros dois séculos [cf. L. Patterson, "Origem do nome Panthera", JTS 19 (1917-1918), p. 79-80, citado em Meier, p. 107 n. 48]. Ao lidar com os primeiros nomes, é muito comum se deparar com pessoas diferentes no Talmud, com o mesmo nome eo mesmo se aplica hoje. Quando me refiro a Bill, eu estou falando do presidente dos Estados Unidos, o bilionário fundador da Microsoft, ou uma celebridade local? Em um lugar que eu poderia significar um Bill e em outro lugar a Bill diferente. Por conseguinte, é praticamente impossível identificar alguém com base no seu nome sozinho. Segundo nome, que no Talmud significa o nome do pai, nos permitem identificar as pessoas com muito mais precisão, mas não inteiramente. É muito possível que ambos os dois homens e seu pai é ter os mesmos nomes. Isso torna a história muito mais difícil, mas ignorando esse fato é distorcer a história.


 Note-se que a palavra "ben" significa "filho de", em hebraico. Portanto, o nome "Shimon Ben Gamaliel" significa Shimon filho de Gamaliel.

 Passagem  1: Ben Stada


Resumo 
O que vemos aqui é que havia um homem chamado Ben Stada, que foi considerado um praticante de magia negra. Sua mãe foi nomeada Miriam e também chamado Stada. Seu pai foi nomeado Pappos Ben Yehuda. Miriam (Stada) teve um caso com Pandira de que Ben Stada nasceu.
Prova 
Alguns historiadores afirmam que Ben Stada, também conhecido como Ben Pandira, era Yeshua (Jesus). O nome de sua mãe era Miriam, que é semelhante a Maria. Além disso, Miriam foi chamada cabeleireira de mulheres ", megadla nashaia" [para essa tradução, ver R. Meir Halevi Abulafia, Yad Rama , ad Sinédrio. loc.]. A frase "Miriam megadla nashaia" soa semelhante a Maria Madalena, uma figura do Novo Testamento bem conhecido.
Problemas 
1. Maria Madalena não era a mãe de Yeshua (Jesus). Nem era Maria cabeleireiro. 
2. Padrasto de Jesus foi Joseph. Padrasto de Ben Stada foi Pappos Ben Yehuda. 
3. Pappos Ben Yehuda é uma figura conhecida de outros lugares da literatura talmúdica. O Mechilta Beshalach (Vayehi ch. 6), ele discute com o rabino Akiva Torah e Talmud Berachot 61b tem Pappos Ben Yehuda sendo capturado e morto pelos romanos junto com o rabino Akiva. Rabbi Akiva viveu durante a segunda metade do primeiro século e na primeira metade do segundo século. Ele morreu no ano 134.Se Pappos Ben Yehuda foi contemporâneo do Rabi Akiva de, ele deve ter nascido muito depois da morte de Yeshua (Jesus) e, certamente, não poderia ser seu pai. 


Passage  2: Yeshu




































Antecedentes e Resumo 
Note-se que os historiadores divergem sobre os anos exatos destes eventos. Para simplificar, vamos supor que as últimas datas possíveis, como sugerido por Gérson Tannenbaum [ judaica Tempo Enciclopédia Linha , p. 87].
João Hircano era um rei bem sucedido e soldado. Durante um banquete celebrando suas vitórias em 93 aC, alguns rabinos fariseu ofendido e ele estava convencido pelos líderes saduceus para tentar matar todos os fariseu rabino [Hyman, vol. II pp. 691-692, 766]. Alguns rabinos, como R. Yehoshua Ben Perachiah e seu aluno Yeshu, fugiu para Alexandria fora do alcance de João Hircano [Hyman vol. II pp 647 e 692]. Shimon Ben Shetach, no entanto, estava escondido em Jerusalém por sua irmã, Salomé Alexandra, que era filha-de-lei de João Hircano [Hyman, vol. II pp 647, 692, 766, vol. III pp. 1212-1213]. A população religiosa extremamente diversa da Palestina, cheio de seitas, como os essênios, Kumrans, e numerosos outros grupos, foi temporariamente desprovida de quaisquer líderes fariseu públicas.
Por volta do ano 91 aC, João Hircano e seus filhos Antígono e Aristóbulo tinha morrido e seu terceiro filho de Alexandre Janeu tornou-se rei. Mesmo que Alexandre Janeu era um saduceu ardente, sua esposa o convenceu a nomear o seu irmão farisaico-in-law, Shimon Ben Shetach, ao Sinédrio, então dominado por saduceus. Lentamente, ao longo de vários anos, Shimon Ben Shetach ofuscou seus adversários saduceus no Sinédrio e nomeou seus alunos farisaicas como membros [Hyman, vol. II, pp 766-767, vol. III pp. 1213-1214].
Por volta do ano 80 aC, foi finalmente seguro para os rabinos fariseus para retornar calmamente e Shimon Ben Shetach enviou uma nota enigmática ao seu mentor, R. Yehoshua Ben Perachiah, incentivando-o a voltar [Hyman, vol. II, pp 647-648, vol. III pp. 1213-1214].
Cerca de 50 a 60 anos após a grande vitória farisaica dos Hasmoneus, em que os fariseus se rebelaram contra a greco-sírios e ganhou a monarquia, esses rabinos fariseu voltou para um país cheio de seitas heréticas que tanto tinha integrado os aspectos do paganismo helenista em sua religião ou tinha, em uma tentativa de repelir qualquer influência não comprovada, rejeitou as tradições dos rabinos. Os fariseus que se lembravam a proeminência em que tinham tão recentemente foi realizada agora eram testemunhas da desintegração de sua sociedade religiosa.
Ao retornar, Yeshu incompreendido uma das observações de seu professor e disse algo que demonstrou que ele estava interessado em olhar para as mulheres casadas. Como a promiscuidade sexual era um sinal de muitas das seitas helenistas, R. Yehoshua Ben Perachiah suspeita de seu aluno de ser ainda um outro líder influenciado pelo helenismo e ele tinha excomungado [essa conclusão precipitada foi condenado pelo Talmud algumas linhas antes de nossa passagem]. Depois de muitas tentativas de Yeshu de conciliar com o seu mentor, R. Yehoshua Ben Perachiah estava finalmente pronto. No entanto, Yeshu se aproximou dele enquanto ele estava recitando Shema, a parte mais importante da oração da manhã, durante o qual ele não conseguia parar de falar. Ele acenou para Yeshu com a mão que foi interpretado como um sinal para ir embora. Yeshu finalmente desistiu e cumpriu a suspeita de seu professor. Ele adotou uma religião pagã e passou a criar sua própria seita do judaísmo e levar muitos judeus extraviados.
Prova 
Alguns historiadores notar algumas semelhanças aqui entre Yeshu e Jesus. Mais notavelmente, em um manuscrito do Talmud, ele é chamado Yeshu o Notzri que poderia ser processado (com apenas um pouco de dificuldade) Jesus, o Nazareno.
Problemas 
1. Yeshu viveu cerca de um século antes de Yeshua (Jesus). 
2. Apenas um dos cerca de quatro manuscritos distintos disponíveis têm o título HaNotzri (possivelmente, o Nazareno). Nenhum dos outros manuscritos contêm esse título que o tornam suspeito como uma interpolação posterior, como comentaristas medievais sugerem [cf. Menachem HaMeiri, Beit Habechirah , ad Sotá. loc.]. 
3. Notzri não significa necessariamente Nazareno. Na verdade, é um termo bíblico (Jeremias 4:16). Enquanto séculos mais tarde, foi, sem dúvida, usado para se referir aos cristãos na forma de Notzrim ou Netzarim, que poderia ter sido um termo usado para se referir a muitas comunidades fortes. O nome "Ben Netzar" foi usado pelo Talmud para se referir ao famoso chefe dos ladrões Odenathus de Palmyra [ver Marcus Jastrow Dicionário p. 930] 
4. O nome por si só Yeshu poderia ter sido comum. Sabemos que o nome Jesus era comum [ver Collossians 04:11 e acima ]. 
5. Além do nome, nada na história se encaixa nada sabemos sobre Jesus.

Passagem º 3: Trial 


Resumo 
Esta passagem discute como um aliciador à idolatria, um dos piores criminosos religiosos (ver Deuteronômio 13:7-12), foi capturado. O Talmud, então, continua e diz que este era o método usado para pegar o famoso Ben Stada.
Prova 
Novamente vemos Ben Stada. Acima foi-nos dito que ele realizou bruxaria e agora estamos informados de que ele era um idólatra bem. A conexão com Yeshua (Jesus) é que Ben Stada está ligado a Yeshua (Jesus) na passagem acima, e que ele foi executado na véspera da Páscoa. O Evangelho de João (19:14) tem Jesus que está sendo executado na véspera da Páscoa.
Problemas 
1. Os mesmos problemas acima conectando Ben Stada de Yeshua (Jesus) aplicam-se aqui também, incluindo a vida quase um século depois de Yeshua (Jesus). 
2. Ben Stada foi apedrejado por um tribunal judaico e não crucificado pelo governo romano como Jesus. 
3. Os Evangelhos Sinópticos dizer que Yeshua (Jesus) foi executado em si (Mateus 26:18-20, Marcos 14:16-18, Lucas 22:13-15) Páscoa e não na véspera da Páscoa. 
4. Jesus não foi crucificado em Lud. 


Passagem  4: Execução 




Resumo 
Aqui temos a história da execução de Yeshu. Como Ben Stada, ele também foi executado na véspera da Páscoa. Antes de executá-lo, o tribunal procurou testemunhas que poderiam limpar o seu nome, como era normalmente feito antes de qualquer execução. Ulla, no entanto, questionou esta prática. Um aliciador, devido ao mandato bíblico para não ser misericordioso, não devem ter essa consideração normal. O Talmud respostas que Yeshu era diferente. Por causa de suas conexões no governo, o tribunal tentou procurar alguma razão para não executá-lo e perturbar o governo.
Prova 
Novamente vemos Yeshu. Todas as provas de cima conectando Yeshu de Yeshua (Jesus) se aplicam aqui também. Além disso, a execução, na véspera da Páscoa é outra conexão com Yeshua (Jesus), como acima, com Ben Stada.
Problemas 
1. Como mencionado acima, com Ben Stada, os Evangelhos Sinópticos Yeshua (Jesus) já está sendo executado em si Páscoa e não na véspera da Páscoa. 
2. Como dito acima, Yeshu viveu um século antes de Jesus. 
3. Yeshu foi executado por um tribunal judaico e não pelos romanos. Durante o tempo de Yeshu, o reinado de Alexandre Janeu, os tribunais judeus tinham o poder de executar, mas tinha que ter cuidado porque os tribunais eram governados pelos fariseus, enquanto o rei era um saduceu. Parece claro por que os tribunais não iria querer perturbar unneccesarily o monarca pela execução de um amigo dele.Durante a ocupação romana da época de Yeshua (Jesus), não há nenhuma indicação de que os tribunais judeus tinham o direito de executar criminosos. 
3. Não há indicação na Brit Chadashah (Novo Testamento) que Yeshua (Jesus) tinha amigos no governo.
Passage  5: Discípulos 






























Resumo 
Cinco dos discípulos de Yeshu foram levados perante um tribunal, julgado pelo crime contra D'us ea sociedade da idolatria, e executados de acordo com a lei bíblica. Este passagens apresenta cada discípulo inteligente trazendo um versículo bíblico em uma tentativa de exonerar-se eo tribunal responder da mesma forma.
Prova 
Yeschu O nome é usado como descrito acima. A prova adicional dessa passagem fornece é que Matai é o equivalente hebraico de Mateus, um dos discípulos de Yeshua (Jesus).
Problemas 
1. Os mesmos problemas acima conectando Yeshu de Yeshua (Jesus) se aplica aqui. 
2. Dos cinco discípulos, apenas uma é reconhecido. O que os outros quatro? 
3. O nome Matai parece ser um apelido ou equivalente aramaico de Matitiahu, que era um nome judeu conhecido nesse período de tempo. Foi provavelmente um nome comum, considerando a alta estima em que o patriarca da dinastia dos Hasmoneus, Matitiahu, foi realizado pelas pessoas comuns. Alguns manuscritos têm o nome do famoso colega de R. Yehoshua Ben Perachiah como Matai de Arbel [cf. R. Shimon Ben Tsemach Duran,Magen Avot , ed. Zeini (Jerusalém, 2000) p. 31].
Passage  6: O Estudante

Prova 
Aqui vemos o único lugar em que os nomes e Yeshu Ben Pandira está conectado.
Teorias 
História Hazy 
Alguns historiadores consideram todas as passagens acima para se referir a Yeshua (Jesus). Concedido, há muitas dificuldades em amarrar todos os detalhes juntos, particularmente os prazos históricos. No entanto, esses historiadores afirmam "que a cronologia não era uma ciência em que os rabinos destacou, ou um em que eles insistiram em precisão" [RT Herford, chritianity no Talmud e Midrash , p. 347]. Os rabinos do Talmud tinha uma memória nebulosa de Jesus e embelezado sobre ela, a fim de villainize ele. As inconsistências entre as várias histórias são de nenhuma conseqüência porque os rabinos não se importava. Assim, Yeshua (Jesus) é Yeshu é Ben Stada é Ben Pandira. Maria Madalena é chamada a mãe de Jesus devido a alguma vaga familiaridade com a história do evangelho. Execução de Jesus foi chamado, mas apenas alguns detalhes lembrados. Na verdade, esses historiadores encontraram muitas mais referências a Jesus no Talmud que não usaram o nome dele [discutido aqui ]. Herford enumera cerca de vinte diferentes passagens que ele alega referem-se a Jesus e ainda conclui que "é notável o quão pouco o Talmud diz sobre Jesus" [Ibid.].
Esta foi uma época a abordagem padrão de historiadores. No entanto, a tendência óbvia contra rabinos talmúdicos ea atribuição gratuita de passagens sem nome, desde então, deu lugar a uma abordagem mais equilibrada entre os acadêmicos.
Goldstein, em sua dissertação de doutorado altamente respeitado Yeshua (Jesus) na tradição judaica , argumenta contra a atribuição a Yeshua (Jesus) de várias referências no Talmud, como Balaão e "uma certa pessoa". Na sua opinião, isso é encontrar nos textos o que se estava a priori procurando [cf. Goldstein, pp 57-81]. Joseph Klausner não considera a Ben Stada passagens como se referindo a Jesus [Joseph Klausner, Yeshua (Jesus) , pp 20-23]. Johann Maier concorda e acrescenta que Ben Pandira não tinha conexão com Jesus ou [Johann Maier, Yeshua (Jesus) von Nazareth in der talmudischen Überlieferung , p. 237, citado em John P. Meier, Um Judeu Marginal , vol. I, p. 106 n. 45]. Maier nega ainda que a passagem do Sanhedrin 43a sobre a execução e os discípulos de Yeshu tem nada a ver com Yeshua (Jesus) [Maier, p. 229, citado em Meier vol. I, p. 107 n. 51].John P. Meier, um padre católico e autor do mais recente e aclamado análise acadêmica da evidência da vida de Yeshua (Jesus), Um Judeu Marginal , que sequer foi adicionado ao Anchor Bible Reference Library, tem um meio-termo e diz " Apesar de não aceitar a plena, a abordagem radical de Maier, eu acho que nós podemos concordar com ele em um ponto básico: nas primeiras fontes rabínicas, não há clara ou até mesmo provável referência a Yeshua (Jesus) "[Meier, vol. I, p. 98].
Meier acrescenta também o que parece ser uma resposta direta à observação de Herford citado acima. Meier diz: "Por isso, além de Josefo, a literatura judaica do período cristão primitivo não oferece nenhuma fonte independente de inquérito sobre o Jesus histórico. Na verdade, por que deveria? Envolvido em uma luta feroz para a sua própria sobrevivência e definição, o judaísmo rabínico teve outro assuntos em sua mente - questões que, a partir de sua própria perspectiva, eram muito mais importantes "[Meier, ibid.].
Muitos historiadores modernos detectar diferentes estratos de textos de diferentes idades dentro do período talmúdico. As passagens originalmente se referia a diferentes pessoas chamadas Yeshu Ben Stada, e Ben Pandira, nenhum dos quais eram Jesus. Ao longo do tempo, diferentes gerações de rabinos talmúdicos fundiu as passagens com frases e detalhes adicionais. No entanto, de acordo com a Johann Maier, nenhuma destas passagens sempre relacionada a Jesus. Alguns estudiosos, como Joseph Klausner e John P. Meier, acreditam que alguns dos acréscimos posteriores foram feitos para se referir a Jesus, enquanto o texto básico original não fez. Por isso é muito difícil determinar o que, se alguma coisa, o Talmude realmente diz sobre Yeshua (Jesus).
Essas tentativas de análise literária do Talmud, embora não muito herética para os judeus tradicionais, são certamente anátema. Vamos, portanto, tentar usar a literatura mais vistas históricas tradicionais das passagens talmúdicas juntamente com alguns comentários rabínicos clássicos para compreender os temas desses textos.
Dois Yeshus 
o entendimento rabínico padrão dessas passagens é que essas passagens referem-se a pelo menos duas pessoas diferentes [cf. Tosafot Harosh , Sotah 47a sv Yeshu, Shabat 104b sv Ben Stada; Tosafot (sem censura) Shabbat 104b sv Ben Stada, R. Abraham Zacuto, Sefer Hayuchasin 05:06, R. Natan David Rabinowitz, Binu Shenot Dor Vador , pp 422-425]. O primeiro viveu na primeira metade do século I aC, durante o reinado de Alexandre Janeu. A segunda viveu na primeira metade do século II dC, durante o tempo da perseguição romana que levou à trágica morte do rabino Akiva.
O primeiro, Yeshu Ben Pandira, iniciou sua própria seita e tinha muitos seguidores. Seus ensinamentos heréticos e idólatras durou séculos depois de sua vida, mas, como tantas seitas judaicas, lentamente morreram após a destruição do Templo.
O segundo, Ben Stada, era simplesmente um idólatra público de uma família ilustre que foi pego e punido.
As únicas ligações entre os dois são os nomes de seus pais, que foram executados no dia antes da Páscoa, e que o tempo gasto no Egito. A primeira é, provavelmente, uma mera coincidência, pois, como apontado acima , Panthera (que em hebraico e aramaico é equivalente a Pandira) era um nome comum.
Ben Stada pode ter sido executado no dia antes da Páscoa no Lud por deferência por sua ilustre padrasto. Naquele dia, a maioria das pessoas estavam reunidas em Jerusalém preparando seus sacrifícios da Páscoa e muito poucas pessoas teriam testemunhado a execução de Lud. Yeshu Ben Pandira pode ter sido executado na véspera da Páscoa em Jerusalém, pelo motivo oposto. Desde que ele era o líder de uma seita herética, o tribunal pode ter desejado que a multidão em Jerusalém veria a sua execução e saber que sua seita era um desvio do verdadeiro judaísmo.
Seu tanto de ter passado algum tempo no Egito é semelhante a dois judeus norte-americanos hoje tanto visitar Nova York em algum momento de suas vidas. A partir do ano 307 aC até o ano 113 dC, Alexandria teve um dos maiores e mais ilustre comunidades judaicas do mundo. Suas centenas de milhares de judeus tinham uma grande e ativa comunidade judaica, que é provavelmente por isso que R. Yehoshua Ben Perachiah e Yeshu foi capaz de esconder lá. A comunidade de Alexandria também era conhecido por sua afinidade com a cultura helenística. Seu produto mais famoso, Philo, escreveu exclusivamente em grego e propôs uma filosofia helenística, que alguns consideram ser herético para o Judaísmo [ver introdução de Samuel Belkin para Midreshei Philon ]. Certamente não é de estranhar que a visita do jovem Ben Pandira a este centro judaico de prosperidade levou a aceitar uma religião judaico-helenista híbrido que foi considerado idolatria pelos judeus tradicionais.
O gráfico seguinte mostra que os detalhes se referem a cada pessoa.

Yeshu Ben Pandira
Passage 2
Viveu aprox. 80 aC
Estudante de R. Yehoshua Ben Perachiah
Escapou perseguição fugindo para o Egito e, após o retorno, tornou-se um idólatra
Passage 4
Executado no dia antes da Páscoa
Tiveram contato próximo com funcionários do governo
Passagem 5
Teve cinco discípulos que também foram executados.
Passage 6
Seu legado permaneceu por séculos, até a época de R. Ishmael (morto 133)
Ben Stada
Passage 1
Viveu aprox. 100 CE
Às vezes chamado Ben Pandira mas, principalmente, Ben Stada, possivelmente para diferenciá-lo de Yeshu Ben Pandira
Bruxaria trazido do Egito
A mãe era Miriam, a cabeleireira, também conhecido como Stada
Pai era Pandira
Padrasto foi Pappos Ben Yehuda
Passage 3
Executado no dia antes da Páscoa no Lud pela idolatria

Cedo Jesus 
Alguns historiadores ir mais longe. É bem conhecida, e por muito tempo uma questão controversa, que começa no início do século 19 alguns historiadores contestou a existência de um Yeshua (Jesus) histórico em tudo. De acordo com essa teoria, Yeshua (Jesus) nunca existiu e os pais da igreja primitiva criou como uma figura de sua religião. Os evangelhos são compilações de várias lendas que foram atribuídos a esse personagem mítico Jesus. Muita tinta foi derramada debater esta teoria, mas há alguns historiadores que aceitam isso e dar um passo adiante. Eles identificam a base do Novo Testamento, Jesus na história de Yeshu Ben Pandira. Esta figura lendária, que foi tachado de herege pelos líderes judeus, fundou uma seita judaica que inspirou e influenciou os primeiros cristãos. Esses cristãos primitivos então adotada a história de Yeshu Ben Pandira e modificado para caber em um período posterior histórico e suas próprias crenças religiosas ecléticas. [Cf. R. Avraham Ibn Daud, Sefer Hakabbalah , 53; Sefer Hayuchasin, ibid;. Avraham Korman, Zeramim Vekitot Beyahadut , pp 354-364].
Alguns estudiosos ousados ​​sequer identificou o Yeshua (Jesus) original ou proto-Yeshua (Jesus), Yeshu Ben Pandira, como o Mestre da Justiça, que liderou a seita de Qumran [cf. Alvar Ellegård, Jesus Cem Anos Antes de Cristo ; GRS Mead, que Jesus vivo 100 aC? ; GA Wells, o mito Jesus ].
Embora essas teorias são altamente especulativas e, certamente, não mainstream, os pesquisadores têm acumulado uma grande quantidade de evidências, a partir de achados arqueológicos com referências medievais, que apontam para isso ou a uma conclusão similar.
Conclusão
Parece claro agora que não há consenso se Jesus é mencionado em tudo no Talmud. A maioria dos supostos "blasfêmias" de Yeshua (Jesus) e Maria no Talmud não se referem a eles em tudo. No entanto, não se pode negar, e nenhum rabino negaria isso, que os autores do Talmud não acreditava na messianidade de Jesus ou de sua divindade. Se você está à procura de comunhão cristã, em seguida, a literatura judaica não é o lugar para olhar. No entanto, não há nenhuma base de todo afirmar inequivocamente que o Talmud chama Yeshua (Jesus) um bastardo ou que Maria era uma prostituta que teve relações sexuais com muitos homens. Como já foi mostrado, as passagens definitivamente não se referem a Yeshua (Jesus).
Nota: A redação dos textos foi tirado Chisronot Hashas, ​​originalmente impressa em Koenigsberg em 1860 e reeditado em Tel Aviv em 1989. O texto do Toseftá foi feita a partir da edição Vilna padrão e ligeiramente modificado baseado em Saul Lieberman Tosefet Rishonim .

 
 
Publicado por

Um comentário:

  1. Quando ninguém consegue , chegar a uma definição ,de um personagem , ou é porque , ele nunca existiu , e se existiu , ninguém sabe ,e ninguém viu , Jesus é um ..., só se baseiam , em ponto de vistas, e na interpretação de cada um , dessa fábula

    ResponderExcluir

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...