sexta-feira, 27 de junho de 2014

Capítulo 4
Reencarnação


pelo Rabino Nissan Dovid Dubov
editado por Uri Kaploun


"Toda a alma de Israel precisa ser reencarnado [ 122 ] muitas vezes, a fim de cumprir todos os 613 mandamentos da Torá em pensamento, fala e ação ". [ 123 ]

Os Mandamentos

O capítulo anterior descreveu a vista de quase todos os principais autoridades que a alma, depois de ascender do corpo para o mundo das almas para o julgamento e recompensa, será novamente trazido para dentro do corpo no momento da Ressurreição. Este capítulo trata do conceito de reencarnação. O Zohar [ 124 ] afirma claramente que uma alma pode descer a este mundo mais uma vez. Além disso, o Ari escreve [123] que todo judeu precisa ser reencarnado várias vezes, até que ele tenha cumprido todos os 613 mandamentos da Torá no nível de pensamento, de expressão e de ação. [ 125 ]

Descidas sucessivas

Assim, pode-se perguntar, se uma alma especial foi reencarnada em uma série de corpos, em que o corpo vai ser vestido no momento da Ressurreição? [ ​​126 ] O Ari [ 127 ] explica que cada vez que uma alma desce a este mundo, um de seus componentes é retificado; através de descidas sucessivas, a alma como uma totalidade é corrigida. Em última análise, cada componente da alma serão ressuscitados no organismo, que serviu como seu hospedeiro.

Componentes da alma

O conceito de componentes não significa que uma pessoa não vai abrigar uma alma inteira, para cada componente compreende em si todos os componentes de toda a alma, [ 128 ] uma vez que todas as almas emanam de uma única fonte. [ 129 ] Assim, todas as almas foram originalmente contido na alma de Adão, [ 130 ] e, posteriormente, na alma de Yaakov Avinu, depois do qual se desenvolveu 600.000 almas que ainda dividem em 600.000 sub-almas. Em resposta à pergunta inicial, então: Mesmo que uma alma foi reencarnada várias vezes, cada corpo do hospedeiro serão ressuscitados [. 131 ]
Notas:
  1. ( Voltar ao texto ) O Heb. substantivo é reencarnação.
  2. ( Voltar ao texto ) A arizal, parafraseado em Tanya - Iggeres HaKodesh, Epístolas 7 de 29.
  3. ( Voltar ao texto ) I, 131a; . Tikkunei Zohar 40 Veja também: Tikkunei Zohar 70:132 a; R. Chaim Vital, Shaar HaMitzvos; Introdução à Shaar HaGilgulim, sec. 11; Sefer HaBahir, sec. 58 (195).
  4. ( Voltar ao texto ) "Excluídos são os mandamentos compete apenas sobre um rei, porque ele descarrega a obrigação de todo o Israel, como ele é um coletivo corporativo de todos eles." Veja Iggeres HaKodesh, Epístola 29, em Lições de Tanya, vol. V e notas de rodapé de lá.
  5. ( Voltar ao texto ) Esta pergunta é feita pelo próprio Zohar (I, 131a), e duas respostas são apresentadas. No entanto, as cotações arizal (e, portanto, aparentemente aceita) apenas o ponto de vista de R. Yosei, como citado acima. Veja Ramaz no Zohar. Veja também: Tzlach em Berachos 58b, Maguid Meisharim em Parashat Mikeitz, p. 15-A. O Zohar (II, 100a) sugere que a alma será ressuscitado no corpo em que a maioria de seu trabalho foi realizado; , portanto, do corpo mais refinado. Veja HaMelech BiMesibo (Kehot), segunda noite de Sucot, 5723 [1961].
  6. ( Voltar ao texto ) Shaar HaGilgulim, Introdução 4; Likkutei Sichot, vol. XVI, p. . 517 Sobre o conceito de retificação (Tikkun), veja Tanya - Iggeres HaKodesh, Epístola 7.
  7. ( Voltar ao texto ) Supondo, por exemplo, um homem se destaca em observar o mitzvah de amar Deus e, assim, retifica o componente apropriado de sua alma. Após a Ressurreição, ele também terá a capacidade de contemplar a grandeza de Deus e, assim, cumprir a mitzvá de "conhecer" D'us; da mesma forma, ele também será capaz de temer a D'us. No entanto, essas almas poderes estará presente só porque ele ama a D'us e, portanto, quer cumprir Sua vontade em todas as outras áreas; ou, num sentido mais profundo, porque ele ama a D'us tanto, ele realmente deseja conhecer a Sua grandeza e está com medo de fazer qualquer coisa que possa separá-lo de quem ele ama. Este conceito é encapsulado no comentário talmúdico (Sotah 31a) que o medo de D'us de Avraham Avinu, conforme descrito na Torá, decorre de seu amor de D'us. (Veja Likkutei Torá, Parashat Masei, p. 88d).
  8. ( Voltar ao texto ) Ver Tanya, cap. 2, 32, 37, e Iggeres HaKodesh, cap. 7. Afirma-se frequentemente que a alma de R. Shimon bar Yochai foi uma centelha da alma de Moshe e Eliyahu HaNavi deu a mesma alma assim como Pinchas, mas todos concordam que todas estas pessoas serão ressuscitados.
  9. ( Voltar ao texto ) O Midrash relata que D'us mostrou a Adão todos os tzaddikim das gerações futuras que se derivam dele, alguns de sua cabeça, alguns de seus cabelos, e assim por diante (Shmos Rabbah 40:3).
  10. ( Voltar ao texto ) O tema deste capítulo é retomado no cap. 5 abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...