sábado, 31 de maio de 2014

ININDENTIFICANDO SHILOH: A ALMA SECRETA DO MASHIAH

INDENTIFICANDO SHILOH:    A ALMA SECRETA DO MASHIAH



“O pessoal não se apartará de Yehuda,

Nem o cetro de entre seus pés, até que venha Siló ,

E “a obediência do povo ser dele.”

( Bereshit 49,10 )


Neste parasha, Ya'aqov Avinu abençoa seus filhos antes de sua morte. No que diz respeito

Para Yehuda, Ya'aqov faz referência a “Shiloh”. Contudo, nenhuma explicação é dada como.

Para que Shiloh é. De acordo com Onkelos, Midrash Rabá e Rashi, o nome.

Shiloh é uma referência para o futuro Melekh hamashiah.

A crença no Mashiah e aguardando a sua vinda é um dos Treze Princípios da fé judaica. 

É uma crença central da Torá. No entanto, o estudo sobre a vinda de Mashiah.

Como isso deve ocorrer e que isso é para dizer para a humanidade não é generalizada.

Rambam escreve sobre a vinda do Mashiah no seu Melakhim Hilkhot. No entanto, ele enfatiza.

Que o que ele escreve são suas próprias opiniões e não necessariamente a única forma de entender o assunto. 

Por outro lado, a literatura mística do santo Mekubalim é rico com material sobre o tema do Mashiah , quem ele é, por isso que ele é e o que ele está a realizar. 

Este material é no entanto raramente feito disponível para pessoas de fora das escolas Mekubalim , não disponíveis em uma outra língua que não o hebraico. 

Embora este tópico justamente mereça ser coberto em profundidade em um livro próprio, é suficiente por enquanto apenas para roçar a superfície e aprender Mashiah quem realmente é e o que podemos fazer para ajudar a acelerar a sua vinda.

Quanto ao nome "Shiloh " , as notas HaTurim Baal que seu Gematria ( valor numérico das letras ) é o mesmo que o nome do Moisés . 

Enquanto o Baal HaTurim não elaborar sobre isso , o mestre Mekubal rabino Haim Vitalfaz, em sua Sha'ar HaPesukim ( Vayehi 20B ) . 

Houve sempre uma interessante relação mística entre Moisés e o Mashiah. 

Um deles era o nosso primeiro redentor e a outra serão a última. 

A questão é se esta relação vai mais longe. Moshe Rabbeynu e Mashiah, qual é o seu

relacionamento? 

O rabino Haim nos diz "Ele já foi referida no Zohar (1,25 B) , Ra'aya Mehemna ( Pinhas 246B ) , e o Tikunim ( 21,52 B) com [ o nome ] Shiloh é numericamente igual [ o nome ] Moshe , pois é nele que está Mashiah Ben David .

Agora, em Mashiah Ben David, está escrito: "Eis o meu servo, será iluminado, ele será exaltado e elevado , e ser elevado imensamente " ( Yishaya 52, 13). [Ele será} exaltado " mais que Avraham , " exaltado" mais de Yitzhak , "elevado"mais de Ya'aqov e " imensamente " mais de Moshe.

Esta é a explicação, Mashiah Ben David irá merecer o Neshamah da Neshamah , que nem mesmo Moshe mereceu receber. 

Temos, assim, descobrir que o primeiro pastor, Moshe, ele próprio será o pastor final, assim como nossos sábios já se referia no Midrash . 

Portanto, “Shiloh”, que é o Mashiah e Moshe , somam um valor numérico igual . Porque eles são um, [A única diferença ] é que o Mashiah é o Neshamá do Neshamá de Moshe " .

Aparentemente, o rabino Haim está nos dizendo que o próprio Moshe Rabbeynu está por vir de novo e ser o Mashiah.

Embora isto seja verdade, é ao mesmo tempo não é exatamente verdade.

O rabino Haim afirma claramente que Mashiah será o Neshamah do Neshamah de Moshe Rabbeynu, que é um nível de alma que Moshe não adquiriu quando viveu aqui na terra. No entanto, o rabino Haim não menciona a nós que esta Neshamá do Neshamá de Moshe Rabbeynu já encarnado na Terra e nós sabíamos esta alma por um nome diferente de Moshe Rabbeynu.

Este é um mistério intrigante, a maior alma de Moshe Rabbeynu, que não é nada diferente do Mashiah já encarnou na Terra? Quem? Quando? Para entender isso, devemos primeiro saber mais sobre esta Neshamah da Neshamah de Moshe Rabbeynu e que relação Moshe teve com este sublime aspecto de sua própria alma.

Isso vai exigir de nós a mergulhar em alguns dos mais profundos segredos da Tora.

Em Êxodo 3:2, afirma: “E o anjo do Eterno lhe apareceu em uma chama de fogo de dentro do mato. "Esta é a famosa história da sarça ardente, mas notem que ele é especificamente o "anjo do Ein Sof “ que aparece a Moshe, e não HaShem si mesmo. 

“O Ben Uziel no Targum identifica este anjo por nome, e traduz a seção do início deste verso como”, e Zag... , (desculpe, não são permitidos nomes de anjo na tradução ) que o anjo de D'us foi revelado a ele . “O Perush Yonatan identifica este anjo e chama o professor de Moshe Rabbeynu ( Rabo , ou seja , o seu rabino ) . Este anjo é também conhecido como o Príncipe da Torá.

O que devemos fazer agora é aprender mais sobre este anjo Zag.

E sua relação com Moshe Rabbeynu e à Torá.

O Gaon de Vilna revela um profundo segredo em seu comentário ao Sefer Yetzirah (1:1, ofan 3 , 3a).

 Que lança uma grande visão sobre a relação entre o homem e sua alma Neshamah . "A alma Neshamah é a mente [um homem] que lhe ensina conhecimento. É o mazal de um homem ( guiando seu destino ) e seu anjo ( professor espiritual ) , como é conhecido . [ A alma Neshamah ] existe no céu e [ apenas ] faíscas [ dele ] descer a um homem para guiá-lo e esclarecê-lo . "

O Gaon está nos dizendo que o professor angelical de alguém, "magid" e o guia não mais que uma alma superior.

Quanto a Moshe Rabbeynu, a sua alma era Neshamah na verdade, o Neshamah de seu Neshamah. 

Zag..., o professor angelical que ensinou Moshe Rabbeynu a Torah no céu não era outro senão o próprio Neshamah Moshe da sua Neshamá. 

Em outras palavras, o anjo que ensinou Moshe Rabbeynu não foi ninguém menos do que o seu Eu Superior, que não é outro senão Mashiah. 

Aparentemente, portanto, Melekh hamashiah é um anjo. 

No entanto, que tipo de homem é um anjo? Os anjos, por definição, estão em um nível inferior ao neshamot dos homens.

Portanto, para este “anjo” ser um "anjo" e, ao mesmo tempo, ser Moshe Neshamah da Neshamah de Rabbeynu , ele deve ser um ser sublime muito especial.

Na verdade, este Zag... , Príncipe da Torá, não é outro senão o SAR HAPANIM (o anjo da Presença de D’us ), Hanokh - se MemTet . Enoch como é bem conhecido ascendeu ao céu vivo (Gn 5:24) e foi transformado no anjo MemTet .

MemTet é o principal arcanjo cujo nome é o mesmo que o seu Mestrado e como o Senhor também tem setenta nomes, um dos quais é Zag ...

Rabi Haim Vital confirma isso para nós em seu Likutei Torah ( Vilna 19a ), onde ele afirma claramente que : "Enoch estava em um nível mais elevado do que Moshe pois ele era seu professor. 

Ele era o anjo Zag... Ele alcançou o Hayah (a alma Hokhma ) e Moshe o Neshamah (a alma Binah ), mas Mashiah será alcançado o Yehida (a alma Keter ) ."

Zag... Era professor de Moshe Rabbeynu no Céu, assim, o professor de Moshe não era ninguém menos que Enoch – MEM TET. 

Enoch – MEM TET está relacionado com a Neshamá da Neshamah de Moshe Rabbeynu em que ele é mais um degrau na escada das almas. No entanto, Mashiah ainda é um passo maior.

Moshe Rabbeynu, Hanokh e Mashiah, portanto, compartilham um vínculo único. Estes três indivíduos compartilham a mesma alma, cada um em seu próprio nível.

Isto não é uma ocorrência única, pois Avraham Yitzhak e Ya'aqov também compartilhavam a mesma alma, cada uma em seu próprio nível.

É preciso entender algo aqui sobre as relações das almas. 

Todas as almas de Israel estão interligadas em uma forma sentidas uma grande alma.

Esta foi à natureza da alma de Adão antes da queda. De acordo com um ensinamento secreto gravado em Sefer Emek HaMelekh , certas almas deixaram Adão antes da queda e assim, não desceu com os outros. Estas foram às almas que emanaram.

Três sefirot celestial Binah, Hokhma e Keter . Estas almas coletivamente ficaram conhecidas como MEM TET.

As três sefirot de Binah, Hokhma e Keter são para sempre unidos. Portanto, Moshe Rabbeynu, Hanokh e Mashiah são todas as mesmas almas.

Cada uma delas em conjunto, por conseguinte, é Zag... , MEM TET e Melekh Hamashiah.

No entanto, a mais alto das três, a alma do Mashiah, é a Keter (coroa ) . Ele é chamado à alma fonte de Adão e de Israel.

Confesso que na minha brevidade que revelaram uma polegada e escondeu uma milha.

Isto é necessário para agora .

Regras mais MEM TET universo inteiro do D’us, não só aqui no planeta Terra.

Assim quando Melekh hamashiah vier, ele será MemTet encarnado. Como tal, ele vai servir como D’us regendo sobre o universo inteiro, e não apenas o rei aqui na terra.

Mashiah será a HASHEM o que Yosef foi a Faraó no Egito.

Assim, vemos que o papel e a autoridade do Mashiah não se limitam a este mundo. 

Muito mais é revelado nos escritos místicos sobre Mashiah e sua missão, ainda, serei ser breve por falta de tempo e espaço.

Há uma lição prática a ser aprendida de conhecer a verdadeira identidade do Mashiah. Entendendo que ele é a alma fonte de toda a Israel, cada um de nós devem perceber que temos uma centelha de Mashiah dentro de nós.

O Baal Shem Tov escreve: “Cada um de Israel precisa se corrigir e preparar essa parte da estatura” Mashiah que está relacionado com a sua alma.

Como é conhecido [as três letras que soletram o nome Adam ( A'D'M ) representam Adam , David, Mashiah .

A estatura original de Adão [antes da queda] foi a partir de uma extremidade do mundo a outra ( Hagigah 12a). As almas de todos Israel foram incluídas [ e unidas ] dentro de Adam .

 Após o pecado, sua estatura era menor. 

Assim, se torne no Mashiah “Estatura completa” de todas as almas de Israel.. Como Adão era antes da queda.

Portanto, cada um de Israel precisa preparar essa parte da estatura da Mashiah que está relacionado com a sua alma, até que toda a imagem seja retificada e completada. “( S.B.S.T. Nitzavim 8).

Quando nos perguntam quando o Mashiah vem e o que podemos fazer para encurtar seu caminho, devemos primeiro olhar para dentro de nós antes de olhar para fora.

Ao ler Rambam, podemos tirar a conclusão de que para trazer Mashiah, precisamos travar uma guerra.

Embora isto seja verdade, devemos lembrar que a primeira guerra que precisamos travar e vencer são a guerra contra os nossos defeitos dentro de nossas almas. 

Devemos trazer Mashiah para dentro de nós mesmos psicologicamente antes de podermos esperar para trazê-lo politicamente.

A vinda do Mashiah não é um mero evento político.

Quando Mashiah vier, ele vai mudar o curso dos acontecimentos humanos e evolução sempre. 

A encarnação de arcanjos entre nós não é pouca coisa. 

Mashiah não é um mero homem, nem um mero anjo.

Embora ele ao nascer será um humano normal de carne e sangue pai e mãe.

Como eram (Enoch e Moshe Rabbeynu), a alma do Mashiah irá incluir nele todos as nossas.

Ele será um verdadeiro "super-homem", como foram Enoque e Moshe Rabbeynu antes dele.

No entanto, cada um de nós tem uma centelha deste “super-homem / mulher" dentro de nós. 

Quando observarmos a Torah e as mitzvot, estaremos fortalecendo o aspecto de Mashiah dentro de nós mesmos e dentro de Israel coletivamente.

Mashiah é a "alma pai" de Israel. 

Como ele pode e vai transformar o mundo usando o poder que ele tem recebido de nós.

Neste momento, devemos renovar nossos esforços para fortalecer a nós mesmos, para refinar nossas almas para o bem de Israel coletiva. 

Devemos nos preparar para Mashiah. 

Só então Mashiah estará pronto para nós.

Bendito és Tu H'shem!

Comentário para Parashat Vayehi

Por Rabbi Ariel Bar Tzadok

Copyright © 2001 por Ariel Bar Tzadok . Todos os direitos reservados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...