sábado, 30 de outubro de 2010

Tudo o que falou o Eterno, faremos

Mais adiante (Éxodo 24:7) o povo exclamará: "Faremos e ouviremos". Nesta fase, o povo buscava um compromisso religioso que exigisse dele "faze", cumprir ordens, como se o judaísmo fosse meramente uma Lei, um modo de vida que envolve exclusivamente ação, e não uma maneira de pensar, com crenças e opiniões. É só depois da revelação do Sinai detalhada em uma série de leis relativa à preservação da vida e da sociedade, como também a observância de rituais e cerimônias, que o povo aceita não apenas agir mas também ouvir à medida que agem, e conseqüentemente, atender não a ordem de uma letra morta mas, sim, à palavra de D-us vivo. A declaração Nassê VeNishmá foi aclamada por muitas gerações como uma expressão da essência do compromisso religioso judaico, pois o judaísmo significa "fazer" e "ouvir".
Ambos os termos são considerados como os dois lados de uma mesma moeda: Ouvimos à medida que fazemos e fazemos a medida que ouvimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...