terça-feira, 13 de dezembro de 2016

FESTA DA LUZ, NÃO DO COMÉRCIO E DA OSTENTAÇÃO!

‎שאול בנציון‎ para Qol haTorá (Fórum)

FESTA DA LUZ, NÃO DO COMÉRCIO E DA OSTENTAÇÃO!
                                           

Todos os anos, o comércio da fé lucra com a venda de velas até mesmo (pasme!) com “selo de kashrut” para Hanuká! Afinal, muitos se convencem da necessidade de acender, ao todo, 44 velas de Hanuká durante a festa!
NADA CONTRA O COSTUME (note bem a palavra ‘costume’) de se acender 44 lâmpadas, velas ou coisa do gênero ao longo da festividade. Ou de se comprar velas importadas de Israel, etc. Desde que se entenda que isso não é obrigação.
Entenda, portanto, que a lei judaica exige apenas UMA lâmpada (ou vela) por residência, por noite. Um pouquinho de óleo e pavio já resolvem. Ou mesmo uma caixinha de velas comuns (total 8 velas). E não precisam ser “kasher” salvo se você queira comer a vela.
Se alguém quer ser muito dedicado com a lei judaica, conforme diz Rambam, deve acender uma lâmpada por pessoa na casa, por adulto. Ainda assim, isso não é obrigatório. E não há necessidade de mais de uma lâmpada por dia.
QUALQUER COISA fora disso é minhag (costume), e não deve ser imposto a ninguém. Afinal, a luz de Hanuká não é uma luz de ostentação, mas sim um símbolo de que a chama da verdade do Eterno sempre prevalecerá, mesmo em tempos de trevas.
Agora, como dito, se você tem acesso, condições, e gosta do costume de acender 44 lâmpadas, velas ou coisa que valha, não há, como dito, problema algum. Desde que isso não seja transformado na essência da festa!
Referência: Mishnê Torá - Sefer Zemanim - Hilkhot Meguilá waHanuká - Capítulo 4
(A imagem é de uma lata de sardinha transformada em lâmpada com furo no meio e pavio. Não só é totalmente adequada para Hanuká pela lei judaica, como ainda é produz uma bela chama. Para mostrar que quem confunde santidade com exuberância decorativa é o homem, e não o Criador.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...