sábado, 21 de maio de 2016

600,000 Almas

600,000 Almas




600,000 Almas

Diz-se que há 600,000 almas, e cada alma se divide em várias centelhas. Nós devemos compreender como é possível para o espiritual se dividir, dado que inicialmente, apenas uma alma foi criada, a alma de Adam ha Rishon.

Na minha opinião, há certamente apenas uma única alma no mundo, como está escrito (Génesis, 2:7), “e soprou para suas narinas o sopro da vida.” [1] A mesma alma existe em todos os filhos de Israel, completa em todo e cada um, como em Adam ha Rishon, dado que o espiritual é indivisível e não pode ser cortado - que é em vez um traço de coisas corpóreas.

Todavia, dizer que há 600,000 almas e centelhas de almas aparenta como se ela é dividida pela força do corpo de cada pessoa. Por outras palavras, primeiro, o corpo divide e nega-lhe completamente do esplendor da alma, e pela força da Torá e o Mitzva, o corpo é purificado, e à extensão de sua purificação, a alma comum brilha sobre ele.

Por esta razão, dois discernimentos foram feitos no corpo corpóreo: No primeiro discernimento, um sente a sua alma como um único órgão, e não compreende que isto é o todo de Israel. E isto é verdadeiramente uma falha; logo, isso causa o supramencionado.

No segundo discernimento, a verdadeira Luz da alma de Israel não brilha sobre ele em toda a sua força de iluminação, mas apenas parcialmente, pela medida que ele se purificou a si mesmo ao voltar para o colectivo.

O sinal para a correção completa do corpo é quando um sente que a sua alma existe no todo de Israel, em todo e cada um deles, pelo qual ele não se sente a si mesmo como um individuo, pois um depende do outro. Nessa altura, ele é completo, sem defeito, e a alma brilha verdadeiramente sobre ele no seu mais poder total, como ela apareceu em Adam ha Rishon, como em “O que soprou, soprou de dentro d'Ele.”

Este é o significado dos três tempos de uma pessoa:

1. Uma centelha de uma alma, a ação por meio de cintilar, como em proibir e permitir.

2. Uma alma particular, uma parte de 600,000. Ela está permanentemente completada, mas seu defeito está com ela. Isto significa que seu corpo não pode receber o todo da alma, e sente-se a si mesma como sendo distinta, que a causa muitas dores de amor.

Subsequentemente, ele aproxima-se da perfeição, a alma comum, dado que o corpo foi purificado e está inteiramente dedicado aHaVaYaH e não apresenta quaisquer medidas e telas e é completamente incluído no todo de Israel. … …

Nós aprendemos que “se até um homem chegou perante seu Mestre em completo arrependimento, o Rei Messias viria de uma vez.” Isto parece significar, como eles dizer (Cântico dos Cânticos, 1), “Moisés é igual a 600,000.” Nós precisamos de compreendê-lo, dado que isto significaria que há duas vezes 600,000 almas — a alma de Moisés e a alma de Israel.

Mas a verdade é que não há mais que uma alma, como é sabido pela medida de toda e cada alma que se purifica e limpa a si mesma de sua imundice. Assim, quando todas as almas estão corrigidas, elas irão atrair sobre elas a alma Superior de Atzilut, para toda e cada alma, dado que o espiritual é indivisível. Nessa altura (Zacarias, 14:9) “E o Senhor será Rei sobre toda a terra.” Logo, enquanto uma única alma é negada de completa pureza, a extensão de Kedusha (Santidade) será deficiente em toda a alma de Israel.

E quando uma única alma de Israel é purificada de toda a sua imundice, ela irá atrair sobre si mesma o todo da alma de Atzilut, e através dela, todas as almas da geração serão completadas. Este é o significado de uma ser dependente da outra, como está escrito (Sanhedrin, 11), “Foi merecido que a Divindade estivesse sobre ele, mas sua geração era indigna disso.”

O conteúdo das palavras é unanimemente desconcertante, que a mesma alma que foi recompensada com purificação imediatamente se esforça para aumentar a graça da geração e pede por eles, até que ela eleva sua inteira geração a seu mérito.

Este é o significado de “Moisés é igual a 600,000.” Porque ele foi seu leal pastor, ele tinha a mesma Kedusha (Santidade) que a inteira geração tinha.

Certamente, o todo é achado dentro de cada item, dado que no fim, todas as almas se unirão em um discernimento, voltando à sua raiz espiritual. Logo, todos os milagres e maravilhas e todas as jornadas que elas viajaram pelo mundo fora durante os 6,000 anos devem ser experimentados por cada alma. As boa alma atrai sobre si mesma todos os discernimentos de Kedusha antes disso e depois disso; e a alma má faz ao contrário.

E os tempos de mudança são considerados gerações. Contudo, cada geração se comporta como seu juiz, pela mente que a julga, dado que ela recebe da Kedusha desse tempo.

Por esta razão, cada alma está disposta a atrair as almas de Moses, Aarão, Samuel, David, e Salomão dentro dela, como tempos que ela experimenta. Durante a saída do Egito e a recepção da Torá, a alma de Moisés aparece nela; durante as sete das conquistas, as almas de Josué; e durante a construção do Templo, as almas de Rei Salomão, etc.

Isto não se refere às almas supramencionadas em particular, mas de acordo com a regra que nós dissemos que o espiritual é indivisível, assim que um é recompensado com uma alma, ele é recompensado com a alma do todo de Israel, embora de acordo com o seu mérito e lugar. Logo, na altura em que um é recompensado com estas maravilhas, um recebe em si mesmo a abundância da alma nessa divulgação, logo o nome do dono dessa divulgação está sobre ele.

E eles disseram (Shabat, 67; Baba Metzia, 113), “Todos de Israel são filhos de reis. Também (Talmud de Jerusalém, Masechet Horaiot(Instruções), 3, 5), “Um rei que morre, todos de Israel são dignos de realeza.” Este é um grande segredo, pois em todas as anteriores gerações, que foram senão uma preparação para Malchut (realeza), Kelim (vasos) especiais foram requisitados para a unção de seus juízes, tais como as almas de Moisés e Samuel. Mas o propósito final depende do todo de Israel, dado que quando uma minúscula parte de uma minúscula centelha está em falta, o fim não será capaz de aparecer. Logo, todos de Israel são dignos de realeza, dado que cada um é igual neste verdadeiro discernimento.

Por esta razão, não há Kli (vaso) especial para atrair essa perfeição, senão qualquer um que limpe e purifique sua alma para ser digna de alongar a revelação de Malchut no mundo será literalmente chamado “Rei David.” Este é o significado de “David, Rei de Israel, está realmente vivo,” pois ele não morreu de todo. Seu Kli está dentro de toda e cada alma de Israel. Este não é o caso com a alma de Moisés, que é achada apenas nos sábios discípulos na geração, tão bem como em profetas e sacerdotes.

Este é o significado de (Talmud de Jerusalém; Masechet Horaiot, 3, 5) “Um rei que morre, todos de Israel são dignos de realeza.” Este é também o significado de isentar o público.

Este é o significado de (Sutah, 49), “No tempo do Messias, Chutzpah (impudência) acrescerá,” e (Isaías, 3:5) “a criança se comportará insolentemente contra os de idade, e o vil contra o honorável.” Isto significa que até uma criança ignóbil ousará alongar Sua realeza para o mundo, como se ela fosse um dos anciões e os honráveis na geração.

Caso o ignóbil, também - o que tem uma baixa e vil alma na sua raiz - direcione seu coração e purifique suas ações para se tornar digno, ele será recompensado com alongar o todo da alma de uma nação sagrada na sua alma, com todas as maravilhas que a nação sagrada até então provou. Isto é porque elas foram todas senão preparações para esta completude.

Assim, até a alma particular deve provar tudo, e ele comprará este mundo numa hora devido à habilidade dessa geração alongar a coroa de Sua realeza, que contém tudo: “E todos precisam do dono das agulhas, e cada elemento nele é requisitado” (Berachot, 64; Baba Batra, 145).

Este é o significado de suas palavras: “Até se um homem chega perante seu Mestre em completo arrependimento, o Rei Messias virá de uma vez.” Isto significa que quem quer que tenha sido, até se foi apenas um homem na geração que foi recompensado com alongar essa alma por si mesmo, ele será capaz de recompensar sua inteira geração, dado que todos os que são obrigados, isentam o público através de seu dever, e ele pode fazer muita oração e manter a sua própria até que ele recompense a sua inteira geração.

Isto não é assim com outros tipos de redenções, que foram apenas na forma de preparações e não pertenceram a todo e cada um. Por exemplo, a entrega da Torá pertence especificamente a essa geração do deserto e a Moisés. E qualquer outra geração, até se eles fossem mais dignos, não alongaram esse discernimento, e nenhum fez qualquer outra pessoa além de Moisés, pois num eles eram interdependentes.

Contudo, o Messias está pronto para toda e cada geração. Devido a isso, ele está também pronto para toda e cada pessoa alongar o discernimento do Messias, como em “Todos os que são obrigados,” como mencionado acima.

E a razão é que unções dizem respeito à correção dos Kelim, e o retratar de todos os Kelim como iguais, uma vez que qualquer divisão entre eles é apenas em seus HBD, por suas medidas. Logo, do ministro que vê a face do Rei ao que se senta por trás de sua mó, todos são servos iguais em trazer de volta a velha glória, e nisso, não há graus entre um e outro.

[1] Nota de tradução: Em Hebraico, as palavras “alma” e “sopro” são soletradas da mesma maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...