sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Os anjos têm liberdade de escolha?

Os anjos têm liberdade de escolha?            
por Rabino Yossi Marcus


Geralmente dizemos que só os seres humanos têm liberdade de escolha e que os anjos apenas fazem o que o se é dito. Eles não têm inclinação para o mal, mesmo que eles não queiram fazer nada errado, mesmo por que eles não têm escolha.
Mas, nós descobrimos que certos anjos foram punidos, o que implicaria que eles têm liberdade de escolha.
Por exemplo, o Talmud 1 relata que Elias , o profeta, uma vez revelado o rabino Judah o Príncipe que se Rabi Chiya e seus filhos iria rezar simultaneamente o Messias chegar. Rabino Judá então chamado um dia de jejum público e durante o culto de oração ordenada rabino Chiya e seus filhos para liderar o serviço. (Em um dia de jejum, três pessoas levam os serviços.) Quando chegaram à oração de "Ele restaura a vida aos mortos", uma alusão à era messiânica, o mundo tremeu. Uma voz se ouviu no céu: "Quem revelou segredos do mundo"-referindo-se ao segredo de como trazer o Messias. E a resposta foi: "Elias". Elias foi então levado e administrado sessenta chibatadas de fogo "Esta história parece implicar que Elias, um anjo, tem a liberdade de escolha e podem incorrer em punição, escolhendo de forma errada..


                                     anjos em geral não tem livre escolha

Além disso, o Talmud 2 relata a história de quatro Sábios que entraram no céu recitando D'us Nome inefável 's. Apenas um deles surgiu unscarred com a experiência. Um morreu, outro ficou louco, e um terceiro se tornou um apóstata. Por que esta última tornar-se um apóstata? Ele viu o anjo Matat que tinha permissão para sentar-se durante a gravação os méritos de Israel. Ele disse: "não, já foi ensinado que no Céu não há de estar ... e nenhum cansaço? Talvez [D'us não permita] há duas divindades no Céu? "Matat foi então expulso e administrado sessenta golpes de fogo.
O significado exato dessas histórias de lado, eles parecem sugerir que os anjos não, de fato, têm o livre arbítrio e, portanto, pode ser punido.


Alguns comentaristas afirmam que esses "castigos" não deve ser tomada literalmente, e eles são meramente metafórica. No entanto, o rabino Shmuel de Lubavitch , um místico do século 19, diz que, embora os anjos, em geral, não têm livre escolha, os dois anjos mencionados nos andares acima, Elias e Matat (que era originalmente Enoch), eram na verdade seres humanos que haviam subido ao céu e tornou-se anjos. Assim, mesmo em seu estado celestial eles ainda mantiveram a sua capacidade humana de escolher. 3

Notas de Rodapé


1 . Talmud tratado Bava Metzia 85b
2 . Talmud tratado Chagigah 14b-15a
3 . Fonte: Mi Camocha 5629 (final).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...