quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Como poderiam os rabinos adicionar leis, Se Torá proíbe não a adição de mandamentos?

           

Como poderiam os rabinos adicionar leis, se a Torá proíbe a adição de mandamentos?

                                                                                                                     

                                              De fato, a Torá diz ¹ "Tudo o que eu te ordeno, você deve ter o cuidado de fazê-lo. Você não deve nem acrescentar-lhe, nem subtrair-lo."
                                                                                                                           
Maimônides escreve: ²                                                       


Os tribunais rabínicos manter o direito de emitir decretos e proibir o que é [biblicamente] permitido, e estas proibições ficam para sempre. Eles também têm o direito de levantar temporariamente proibições da Torá. 3 Então, qual é o sentido da proibição da Torá: "Você não deve nem acrescentar-lhe, nem subtrair"?

[Em vez disso, a intenção desta proibição é que] não adicionar as palavras da Torá, nem subtrair-las e estabelecer permanentemente [a adição ou subtração] como parte das Escrituras. Isso [a proibição] se aplica tanto à lei escrita, bem como a tradição oral [transmitido para Moisés no Monte Sinai].

Por exemplo: Está escrito na Torá, 4 "Não cozinhe o cabrito no leite de sua mãe." A Tradição Oral explica que este verso proíbe cozinhar e consumir carne e leite - tanto a carne de animais domesticados e não domesticados - mas a carne de ave pode ser comido com leite de acordo com a lei da Torá.

Se um Beth Din se levantarão e permitir o consumo de animais não domesticados com leite - isto é subtraindo [a partir das palavras da Torá]. Se os din beth proíbe o consumo da carne de aves [junto com leite], dizendo que ele é incluído na palavra "criança" - esta é a adição de [nas palavras da Torá].

Se, no entanto, o [Beth din] diz: "a carne de aves é permitido [juntamente com o leite] de acordo com a Torá, no entanto, estamos proibindo-lo, e irá informar o público de que este é um decreto que vai evitar [o seguinte catástrofe]: As pessoas podem dizer que «[assim como] a carne de aves é permitido porque não é declarada explicitamente no verso, assim também o animal não domesticado é permitido porque, também, não é explicitamente mencionado." E outro pode dizer, "também a carne de bode é permitida com o leite de uma vaca ou ovelha, pois somente uma mãe da mesma espécie é mencionado." E ainda outro vai dizer, 'também a carne de bode com leite de cabra, que não é de sua própria mãe é permitido, pois a Torá fala de [cozinhar a carne em] [leite] a sua própria mãe. " Portanto, estamos proibindo toda a carne com leite - mesmo carne de aves ". Tal decreto não está adicionando sobre a Torá, mas sim a criação de uma cerca ao redor [e proteger] as palavras da Torá.

Para resumir:

A proibição só se aplica apenas se uma pessoa tivesse que vir e dizer que D'us disse-lhe para adicionar outro mandamento, ou subtrair um, o 613 já existente.


Notas de Rodapé:

1 . Deuteronômio 13:01.
2 . Leis de rebeldes 02:09.
3 . Só o Sinédrio central (Supremo Tribunal Rabínico) possuíam esta capacidade.
4 . Êxodo 23:19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...