domingo, 4 de setembro de 2011

As vossa ofertas de elevação e os vossos sacrifícios-

  

As vossas ofertas de elevação e os vossos sacrifícios- Devarim 12:11;
Os homens da grande assembléia (Ezra, o escriba, Neemias e seus companheiros, até a época de Simão, o Justo, o sumo-sacerdote que viveu nos anos 310-291 a.e c.), os quais receberam o conjunto da doutrina conservando até lá e o adaptaram às condições às novas de sua épocas, transmitindo-o depois aos rabinos que o sucederam, substituindo os sacrifícios pelas rezas, baseando-se no que escreveu o profeta  (Oséias 14:3): " E pagaremos pelos novilhos a oração de nossos lábios."
Os rabinos do Talmud elevaram o valor da reza, dos rogos e sobretudo do estudo da Torá mais que o oferecimento do sacrifícios. O rabino Raba disse: " Aquele que estuda a Torá não precisa oferecer nem oferta de elevação, nem oferta de pecado, nem oblação nem oferta de delito." (Menachot 110).
Quando jejuava, o rabo Shesher, depois da reza pronunciava estas palavras: "Senhor do mundo! No tempo em que existia o Santuário, quando um homem pecava e oferecia um sacrifício, o sebo e o sangue deste sacrifício queimado faziam com que ele fosse perdoado. E agora que eu jejuei, reduziu-se de mim meu sebo e meu sangue. Rogo-te, ó Eterno, que consideres este meu sebo e meu sangue reduzidos como se os houvesse oferecido a Ti sobre o altar, e concede-me Teu perdão." (Berachot 17ª). O Rabi Eliezer dizia: "A reza e superior aos sacrifícios."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...