quinta-feira, 17 de abril de 2014

O que está por trás da mais famosa oração judaica?

                                         Shema YisraelShema Yisrael
O que está por trás da mais famosa oração judaica?
Em 1945, o rabino Eliezer Prata foi enviado para a Europa para ajudar a recuperar crianças judias que haviam sido escondidos por famílias não judias durante o Holocausto  . Como ele foi capaz de descobrir as crianças judias? Ele iria para encontros de crianças e proclamar em voz alta Shema Yisrael - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é Um".
Então ele olha para os rostos das crianças para as que estão com lágrimas nos olhos - As crianças, cujas distante memória de ser judeu era a mãe de colocá-los para a cama cada noite e dizendo que o Shema com eles.
Shema Yisrael - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é Um" - é talvez o mais famoso de todos os ditos judeus.
A Shema é uma declaração de fé, uma promessa de fidelidade ao Deus Único. Diz-se que ao se levantar pela manhã e depois de ir dormir à noite. Diz-se quando, louvando a Deus e quando suplicando-Lhe. É a primeira oração que uma criança judia aprende a dizer. São as últimas palavras de um judeu diz antes da morte.
O Talmud diz que quando Jacob estava prestes a revelar o final do dia para seus filhos, ele estava preocupado que um deles poderia ser um não-crente. Seus filhos tranquilizou-o imediatamente e gritou: "Shema Yisrael".
A Torá registra Moisés incluindo o Shema em seu discurso de despedida ao povo judeu.
Nós recitamos Shema quando se prepara para ler a Torá aos sábados e festivais. E nós recitamos Shema no final do dia mais sagrado do Yom Kippur, quando atingir o nível dos anjos.
Shema está contido no mezuzá nós apor ao batente da nossa casa, e no tefilin que ligamos para o nosso braço e na cabeça.
O grito de Shema simboliza a fé final nas situações mais graves.
Ao longo dos séculos, o grito de Shema sempre simbolizou a manifestação suprema da fé nas situações mais graves. Com o Shemá nos lábios, os judeus aceitaram o martírio em jogo do Inquisidor e nas câmaras de gás nazistas.
Qual é o significado mais profundo desta afirmação histórica de credo central de judaísmo?
Shema: "How-To"
Somos ordenados a dizer o Shema duas vezes por dia: uma de manhã e outra à noite. Este requisito é derivado do versículo: "E você deve falar sobre eles quando você ... se deitar e quando se levantar" (Deuteronômio 6:7). O Talmud explica que quando você "deitar e ao levantar-te" não se refere à posição literal do próprio corpo, mas sim designa a hora do dia para dizer o Shema (Brachot 10b).
Em termos técnicos, o tempo para recitar o Shema noite começa ao cair da noite (cerca de 40 minutos depois do pôr do sol) e prossegue até a meia-noite (ou, se necessário, até o amanhecer do dia seguinte). O tempo para a manhã Shema começa cerca de uma hora antes do nascer do sol (a partir de quando você pode reconhecer um amigo de quatro côvados de distância), e continua até cerca de 8 am (ao fim de três horas sazonais completos).
O Shema fala de amar a Deus e passando tradições judaicas para os nossos filhos.
O Shema completo é composto de 3 parágrafos da Torá. O primeiro parágrafo, Deut. 6:4-9, contém os conceitos de amor a Deus, aprendendo Torá, e passando na tradição judaica para os nossos filhos.
Estes versos também se referem especificamente à mitzvot de tefilin e mezuzá. Enquanto orava, vestimos tefilin como um sinal visível de Deus perto de nossos corações e perto de nossos cérebros, para mostrar que todos os nossos pensamentos e as emoções são dirigidos para Deus. O pergaminho mezuzá é afixada em nossos umbrais para mostrar que estamos seguros na presença de Deus.
O segundo parágrafo, Deut. 11:13-21, fala sobre as consequências positivas de cumprir as mitsvot, e as consequências negativas de não.
O terceiro parágrafo, números 15:37-41, fala especificamente sobre a mitzvah de usar tsitsit, e do Êxodo do Egito. Tzitzit são um lembrete físico dos 613 mandamentos da Torá. Isto é derivado do valor numérico da palavra tsitsit (600), mais os cinco nós e oito cordas em cada canto, num total de 613.
Unidade de Deus
Um tema principal do primeiro verso é a Unicidade de Deus: "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é Um" (Dt 6:4).
Além disso, como está escrito em um rolo da Torá, as letras "Ayin" e "Daled" do primeiro verso são ampliadas - codificado para soletrar a palavra Aid hebraico - ". Testemunha" Quando dizemos que o Shema, estamos testemunhando a Unicidade de Deus.
Porque é que a "unidade" tão central a crença judaica? Será que realmente importa se Deus é um só e não três?
O mesmo Deus que nos dá a Deus um dia, pode fazer tudo dar errado no próximo.
Eventos em nosso mundo pode parecer para mascarar a idéia de que Deus é um. Um dia a gente acorda e tudo vai bem. No dia seguinte, tudo vai mal. O que aconteceu? É possível que o mesmo Deus que nos dá tanta bondade, um dia, pode fazer tudo dar errado a próxima? Sabemos que Deus é bom, assim como pode haver tanta dor? É apenas "má sorte"?
A Sema é uma declaração de que todos os eventos são do Um, o Único. A confusão decorre de nossa percepção limitada da realidade. Uma forma de entender a unidade de Deus é imaginar a luz que brilha através de um prisma. Mesmo que vemos muitas cores do espectro, eles realmente emanam uma luz. Assim também, mesmo que pareça que certos eventos não são causados ​​por Deus, e não por alguma outra força ou má sorte, eles, de fato, todos vêm de um único Deus. No plano eterno grande, tudo é "bom", pois Deus sabe melhor.
Isso vai contra a doutrina do dualismo de Zoroastro, que propõe a idéia de dois poderes conflitantes - o bem eo mal.
Quando um judeu diz Sema, costuma-se fechar e cobrir os olhos. A outra vez na tradição judaica que os olhos são especificamente fechado é a morte. Assim como no final do dia chegaremos a compreender como até mesmo o "mau" era, na verdade, para o "bom", assim também ao dizer o Shema nós nos esforçamos para que o nível de crença e de compreensão.
Os Sábios nos dizem que o patriarca Jacó, depois de uma separação de 22 anos de seu filho Joseph, finalmente desceu ao Egito para vê-lo. Como eles se reuniram, Jacob estava dizendo o Shema. Os anos de anseio por seu filho há muito perdido saiu em uma explosão emocionalmente carregado de "Shema Yisrael!"
Amar a Deus
O segundo verso do Shema é: "Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração , de toda a tua alma , e com todos os seus recursos "(Deuteronômio 6:5).
O que significa amar a Deus com todo seu coração? O Talmud explica que a palavra "coração" é metafórico de "desejos". Ainda hoje nós coloquialmente dizer: "Eu amo chocolate," que significa "desejo de chocolate." Quando o Shema diz para "amar a Deus com todo o teu coração", que significa usar não só as suas "boas características", como bondade e compaixão para fazer a vontade de Deus, mas também para usar suas características mais desafiadoras para servi-Lo.
Aprenda a relaxar e apreciar melhor o mundo que Deus criou.
Por exemplo, quando você vai a um bom restaurante, não vá, porque você quer devorar. Em vez ter em mente que você está comendo, a fim de manter seu corpo saudável, para ser capaz de servir a Deus. Da mesma forma, se você fosse comprar um CD de música, você deve comprá-lo, a fim de ajudá-lo a relaxar e apreciar melhor o mundo que Deus criou.
O que significa "amar a Deus com toda a tua alma"?
O grande estudioso do Talmude, o rabino Akiva (século II) amava tanto a Deus, que ele ensinou Torá apesar do direito romano proibi-la. Quando os romanos descobriram, condenou-o a uma morte dolorosa. Eles levaram um grande pente de ferro e começou a raspar sua carne. Como ele estava sendo torturado, o rabino Akiva alegria recitou o Shema - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é Um".
Seus alunos perplexos perguntaram: "Rabi, como você pode louvar a Deus em meio a tal tortura?"
Rabi Akiva respondeu: "Toda a minha vida, me esforcei para amar a Deus com toda a minha alma Agora que tenho a oportunidade de realizá-lo, faço-o com alegria." Com seu último suspiro, ele santificado o nome de Deus por gritar palavras de Shema. (Talmud - Brachot 61a)
A parte final deste versículo diz para "amar a Deus com todos os seus recursos." Isto é difícil de entender, porque normalmente a Torá apresenta uma série como uma progressão do mais fácil para mais difícil. Aqui, a ordem é: Amar a Deus emocionalmente ("coração"), e até mesmo estar disposto a desistir de sua vida, se necessário ("alma"), e até mesmo estar disposto a gastar seu dinheiro, também!
Se esta é uma progressão, há realmente pessoas que consideram o dinheiro mais importante do que a própria vida!
A resposta é sim. O Talmud (Brachot 54a) fala sobre alguém andando através de um campo espinhoso, e pega as calças, a fim de evitar fazê-los rasgado. As pernas da pessoa ficar todo cortado e arranhado - mas, pelo menos, as calças são salvos!
Em Nevada, onde o jogo é legal e cada hotel tem um cassino, janelas quarto de hotel são especialmente concebidos para não abrir mais do que uma rachadura - para que as pessoas que perdem o dinheiro do jogo não será tentado a saltar para fora da janela. Sim, para alguns, o dinheiro é mais importante do que a própria vida.
Unidade judaica
. Seth Mandel, o pai, de 13 anos de idade, Koby Mandel, que foi espancado até a morte em uma caverna por terroristas árabes, falou na enorme manifestação pró-Israel em Washington DC, em abril de 2002, ele contou a seguinte história:
No bombardeio Sbarro Pizza, que matou 15 pessoas em Jerusalém, cinco membros de uma família holandesa foram mortos. Um deles era um menino de 4 anos chamado Avraham Yitzhak. Como ele estava deitado no chão - sangramento, ardor e morrendo - ele disse a seu pai: "Abba, por favor, ajude-me Salve-me.".
Como ele estava deitado no chão morrendo, juntos, eles disseram que as palavras de Shema.
Seu pai se aproximou e segurou sua mão. Juntos, eles disseram que as palavras do Shemá.
Seth Mandel disse à multidão DC:
"Meu filho Koby morreu sozinho. Eu não tive a chance de dizer o Shema com ele. Então agora eu quero que você me ajude a dizer o Shema para as centenas de judeus que foram mortos na violência no Oriente Médio. Diga o Shema comigo no mérito do menino em Sbarro de. E dizem que o Shema comigo no mérito do meu filho Koby ". Ele então levou a multidão de 250.000 em recitar a Shema juntos.
A história bíblica e moderna demonstra que a unidade judaica trouxe segurança tanto para os judeus e para o mundo como um todo. A agressão física e espiritual foi lançada sobre a humanidade em 9/11. A tensão em Israel continua a subir. A ameaça do terrorismo ainda é grande. Quem sabe o que vem a seguir? O que podemos fazer?
Agora, em nossos tempos turbulentos, cada um de nós - homens, mulheres e crianças - pode ajudar de uma maneira simples, mas poderosa: Todas as manhãs e à noite, dê uma pausa de 15 segundos a partir de tudo o que você está fazendo e dizer o Shema.
O importante é entender e se concentrar no significado das palavras. Se você não entende hebraico, você pode dizer isso em Inglês também. E, em seguida, torná-lo um objetivo para aprender a pronúncia eo significado de ser capaz de dizer que em hebraico também.
Os pais podem dizer o Shemá em voz alta com seus filhos. Ela pode ser muito reconfortante para as crianças a ter um ritual noturno de dizer o Shema, uma oração ao Todo-Poderoso para protegê-los.
Dizendo o Shema é, uma fórmula de seis palavras simples para unir todas as pessoas amantes da paz e trazer mais luz espiritual em nosso mundo.
Texto da Sema
Imediatamente antes de recitar o Shemá, concentrar-se em cumprir os mandamentos positivos da recitação do Shema todas as manhãs. É importante enunciar claramente e não cada palavra para executar palavras juntas.
Ao orar sem um minyan, começar com a seguinte fórmula de três palavras:
Deus, Rei de confiança.
Recite o primeiro verso em voz alta, com a mão direita cobrindo os olhos e concentrar-se intensamente ao aceitar a soberania absoluta de Deus.
Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus, o Senhor é um.
Em um tom:
Bendito é o Nome de Seu glorioso reino por toda a eternidade.
Ao recitar o primeiro parágrafo (Deut. 6:5-9), concentrar-se em aceitar o mandamento de amar a Deus. Toque no braço-tefilin em "Vincular-los ..." e na cabeça-de tefilin "e deixá-los ser tefilin ...", em seguida, beijar a ponta dos dedos.
Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda tua alma e com todos os seus recursos. Deixe estas questões que eu hoje te ordeno estarão no teu coração. Ensine-os cuidadosamente para seus filhos e falar deles quando você se sentar em sua casa, enquanto você anda no caminho, quando você se aposentar e quando surgir. Ligá-los como um sinal sobre seu braço e deixá-los ser tefilin entre os olhos. E escreverás nos umbrais de tua casa e em seus portões.
Aqui está nesta seção, em hebraico:

Ao recitar o segundo parágrafo (Dt 11:13-21) concentrar-se em aceitar todos os mandamentos e o conceito de recompensa e punição. Toque no braço-tefilin em "Vincular-los ..." e na cabeça-de tefilin "e deixá-los ser tefilin ...", em seguida, beijar a ponta dos dedos.
Obter Aish.com 's grátis E-mail atualizações.
E acontecerá que, se você continuamente ouvir a Minha mitzvot que hoje te ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e para servi-lo, com todo o teu coração e com toda a tua alma -, então vou dar a chuva para a vossa terra a seu tempo, as chuvas precoces e tardias, que você pode se reúnem em seu grão, seu vinho, e seu óleo. Estou disposto a dar grama em seu campo para o seu gado e você vai comer e ficar satisfeito.
Cuidado para que o seu coração se seduzir e você vira desviar e servir os deuses dos outros e curvar a eles. Então a ira de Deus vai brilhar contra você. Ele irá conter o céu de modo que não haverá chuva ea terra não dará o seu produto. E você vai rapidamente ser banido da boa terra que Deus lhe dá.
Coloque estas minhas palavras em seu coração e em sua alma; ligá-los por um sinal sobre o teu braço e deixá-los ser tefilin entre os olhos. Ensiná-los a seus filhos, para discuti-los, quando você se sentar em sua casa, enquanto você anda no seu caminho, quando você se aposentar e quando surgir. E escreverás nos umbrais de tua casa e em seus portões. A fim de prolongar os seus dias e os dias de vossos filhos na terra que Deus jurou a teus pais dar-lhes, como os dias do céu sobre a terra.
Antes de recitar o terceiro parágrafo (Números 15:37-41) o tzitzit, que foram realizadas na mão esquerda, são tomadas na mão direita também. O tsitsit são beijados em cada menção da palavra "tzitzit" e, no final do parágrafo, e são passados ​​diante dos olhos em "que você pode vê-lo."
E Deus disse a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que eles estão a fazer-se tzitzit nos cantos das suas vestes, pelas suas gerações. E eles devem colocar sobre o tzitzit de cada canto um fio de azul (techelet). E constituirá tzitzit para você, que você pode vê-lo e lembre-se todas as mitsvot de Deus e realizá-las; e não explorar depois o seu coração e depois de seus olhos depois que você se perde. De modo que você pode se lembrar e executar toda a minha mitzvot; e ser santo ao seu Deus. Eu sou Deus, o teu Deus, que te tirou da terra do Egito para ser um Deus para você. Eu sou Deus, o seu Deus ... é verdade
Texto reproduzido com permissão do ArtScroll Sidur
A transliteração

Shema Yisrael, Ado-nai Elo-heinu, Ado-nai Echad. 
Baruch sheim kavod mal-Chuso li-olam va-ed Vi-ahav-ta ase Ado-noi Elo-hecha Bi-chol li-vav-cha oo- vi-chol Naf-shecha oo-vi-chol mi-odecha Vi-hayoo tinha-varim ha-ele Asher ano-chi mi-tzvaecha ha-yomal li-vavecha Vi-Shee-nantam li-vanecha vi-dee-barta bam Bi-sheev-Techa bi-vey-Techa oo-vi-Lech-Techa va-derech Oo-vi-Shach-bicha oo-vi-koo-mecha Ook-shartam li-ose al ya-Decha Vi-hayoo li-a banho-ta-FOSE ai-necha Ooch-sav-tam al mi-zoo-Zose bai-secha oo-vee-sharecha Vi-haya eem sha-moah Teesh-mi-oo el meetz-vo-sai Asher Anochi mi-tzaveh es-chem-ha yom Ado-noi Elo-hechem Li-ahava es Oo-lavdo bi-chol li-vav-chem, oo-vi-chol Naf-shechem Vi-nasa-tee mi-tar Artz-chem bi-ee -toe Yoreh oo-mal-koshe Vi-asaf-ta di-vi-ganecha vidente-shecha vi-yeetz-harecha Vi-na-SATEE aisev bi-sadicha LEEV-hem-Techa vi-vi-achalta Savata Hee-simulada iroo caneta lachem yeef-teh li-vav-chem Vi-va-sartem avad-tema Eloheem Achai-reem viheesh-tacha-veesem la-hem af Vi-chara Ado-noi ba-vi-chem atzar es ha-sha-mayim vi-loe yee-yeh matar vi-ha-adamah loe ver-tain es-yi voolah Va-avad-ma mi-hayra pode-al ha-ha-Aretz tova Asher Ado-noi noe-sain la-chem. Vi- sam-ma es di-va-rai ai-leh al li-vav-chem, vi-al Naf-shechem Ook-shartem o-sam li-ose al yed-chem Vi-hayoo li-a-ta-FOSE banho ai -nai-chem Vi-leemad-tem o-sam es bi-li-naichem daber bam bi-sheev-ticha bi-vay-secha Oo-vi-Lech-ticha va-derech oo-vi-Shach-bicha oo-vi -koomecha Ooch-sav-tam al mi-zoo-Zose bai-secha oo-vee-sharecha Li-homem yeer-boo yi-may-chem vee-podem VI-nay-chem Al ha-Adama asher neesh-ba Ado- noi la-avo-saychem la-la-SASE hem Kee-pode ha-sha-mayim al ha-Aretz. Va-yomer Ado-noi el Moshe lay-mais Da-ber el bi-nay Yisrael vi-Amarta alay-hem VI-asoo la-Hem tzee-tzees Al kan-duendes beeg-dia-hem li-doro-sam Vi-nasi-noo al tzee-tzees ha-kanaf pi-seel ti-chay-les Vi-haya la-chem li - tzee-tzees Oo-ree-sem oto Ooz-ca-ma es kol meetz-vose Ado-noi Va-a-ver-sem o-sam Vi-lo sa-soo-roo-ray Acha li-vav-chem vi -Acha-ray ay-nay-chem Asher atem zo-neem raio-Acha-hem Li-homem teez-ki-roo va-a-ver-sem es kol meetz-vo-sai Vee-yee-sem ki-doshim lay -lo-hay-chem -A nee Ado-noi Elo-hay-chem asher ho-tzay-ver es-chem may-eretz meetz-rye-eem Lee-yose lachem lay-lo-heem A-nee Ado-noi Elo -hay-chem emes

Um comentário:

  1. A cada leitura que eu leio me sinto Feliz por ler e entender que o senhor DEUS e um

    ResponderExcluir

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...