quinta-feira, 4 de maio de 2017

Parshat Acharei-Kedoshim Em profundidade Levítico 16: 1-20: 27

Parshat Acharei-Kedoshim Em profundidade

Levítico 16: 1-20: 27


A leitura da Torá desta semana consiste em dois Parshiot - Acharei Mot ("Depois da Morte") e Kedoshim ("Santos").
Depois das mortes de Nadav e Avihu, que " se aproximaram de D'us e morreram", D'us diz a Moisés para instruir Aaron
... que ele não deve entrar, em todos os momentos, no santo, dentro do Parochet (o "véu" que separava o "Santo dos Santos" do resto do Santuário), antes do Kaporet A Arca - para que não morra; Pois em uma nuvem eu apareço acima do Kaporet ...
Somente no dia mais sagrado do ano - Iom Kipur - e depois de trazer uma série de ofertas especialmente ordenadas, se o Kohen Gadol ("sumo sacerdote") se purificar, vestir roupas de linho branco e entrar na câmara que abriga a Arca :
Ele tomará uma panela cheia de carvões ardentes do alto do altar que está diante de D'us, eo enchimento de suas mãos de ketoret finamente -chão (incenso), e trazê-los dentro do Parochet.
E ele colocará o cetoro sobre o fogo diante de D'us; E a nuvem de incenso cobrirá o Kaporet que está na [arca] do Testamento ...
Nossa Parashá então passa a detalhar o serviço realizado pelo Kohen Gadol em Yom Kipur para garantir a expiação por seu povo. Entre as ofertas do dia estavam dois cabritos machos:
E Aarão lançará sortes sobre os dois bodes, uma sorte para D'us e outra para Azazel.
A cabra que o lote determinou ser "Para D'us" é trazida como uma oferta e seu sangue é aspergido no Santo dos Santos. O que se considera "Azazel" é "despachado pela mão de um homem designado para o deserto, eo bode levará sobre ele todos os seus pecados para uma terra estéril".
E fará expiação pelo lugar santo, sobre as impurezas dos filhos de Israel, sobre as suas transgressões em todos os seus pecados. E assim fará para a Tenda da Reunião, que habita entre eles no meio da sua impureza ...
E este será para vós um estatuto perpétuo: no sétimo mês, no décimo dia do mês, afligireis as vossas almas, e não farás nenhuma obra, nem o lar nascido, nem o estrangeiro que peregrina no meio de vós.
Pois neste dia Ele vai expiar-te, para te purificar, para que fiques limpo de todos os teus pecados antes de D'us ... uma vez por ano.
A Parashá de Acharei também adverte contra trazer ofertas a D'us em qualquer lugar, mas no Templo Sagrado, proíbe o consumo de sangue e detalha as leis que proíbem o incesto e outros comportamentos sexuais desviantes.
Santidade e amor
A Parashá de Kedoshim começa com a declaração de D'us ao povo de Israel:
Você será santo , pois eu, D'us seu D'us, sou santo .
D'us então procede a comandar numerosas mitsvot, muitos dos quais são preceitos cardinais da lei da Torá. Por exemplo,:
Todo homem temerá a sua mãe e ao seu pai, e guardará os meus sábados; Eu sou D'us seu D'us.
Vire não aos ídolos, nem façais para vós fundição deuses; Eu sou G-d seu G-d ...
Não roubarás , nem faltarás, nem mentirás uns aos outros.
E não jurarás pelo meu nome falsamente; Nem profanarás o nome do teu D'us. Eu sou D'us.
Não defraudarás o teu próximo, nem o roubareis; O salário do que é contratado não permanecerá com você a noite toda até a manhã.
Caridade aos necessitados,
Quando colhereis a colheita da vossa terra, não segarás inteiramente os cantos do vosso campo, nem recolhereis a ceifa da vossa seara. Deixá-los-eis para o pobre e estrangeiro; Eu sou D'us seu D'us.
E igualdade perante a lei,
Não fareis injustiça no juízo; não darás consideração especial ao pobre, nem honrarás o grande; Na justiça julgarás o teu próximo.
Também em nossa Parashá: a injunção de não "ficar do lado do sangue de seu irmão " (ie, o dever de "se envolver" quando a vida de outra pessoa é ameaçada); o dever de " repreender seu companheiro" sobre a sua irregularidade ao invés de "odiar o seu irmão em seu coração "; Proibições contra calúnias e fofocas , vingança e rancor.
Kedoshim também contém o dito que o grande sábio Rabi Akiva chamou de "um princípio cardinal da Torá" e do qual Hillel disse: "Esta é toda a Torá , o resto é comentário":
Ame seu companheiro como você mesmo .
Em adição a estes " mitzvot entre o homem e do homem ", existem "mitzvot entre o homem e G-d", tais como os chokim (decretos divina supra-racional) contra híbrido cruzamento de espécies animais diferentes, plantio híbrido de espécies de plantas, E shaatnez - uso híbrido de lã e linho em uma peça de vestuário.
Além disso,
Quando entrardes na terra e plantardes todo o manto de árvores para alimento, então considerareis os seus frutos como orlah ("incircuncisos"). Três anos será como orlah a você: ele não deve ser comido.
O produto do quarto ano deve ser levado a Jerusalém, onde é comido em santidade; "Seu fruto será santo para louvor, dando a D'us". Somente "no quinto ano comereis do seu fruto, para que vos dê o seu fruto."
E,
Não farás os cantos dos teus cabelos; Nem destruirás os cantos da tua barba ...
Não prostituas a tua filha, para que ela seja prostituta; Para que a terra não caia em prostituição, e a terra se torne cheia de impureza ...
Levantar-se-ás diante dos cabelos brancos, e honrarás o rosto do velho , e temerás o teu D'us; Eu sou D'us.
E se um estrangeiro peregrinar convosco em vossa terra, não o injurigais ... e vós o amareis como a vós mesmos; Porque vós fostes estrangeiros na terra do Egito; Eu sou D'us seu D'us.
Uma advertência severa é emitida para aqueles que assumem a prática dos habitantes da terra de Canaã para sacrificar seus filhos ao deus pagão Molekh.
Kedoshim conclui com uma lista de proibições contra as relações sexuais ilícitas: o adultério, várias relações incestuosas (a esposa de um pai, uma nora, uma tia, uma irmã, uma cunhada, etc.), a homossexualidade, a bestialidade, Relações com uma mulher menstruada.
E sereis santo para mim, porque eu, D'us, sou santo, e vos separarei das nações, para que me pertençais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...