quinta-feira, 25 de maio de 2017

                                             


INTRODUÇÃO:
É bem conhecido que 3 300 anos atrás, Moshe recebeu dois Torahs no Sinai - um Escrito o outro Oral. [1]
Na verdade, é um pouco mais complicado, porque há visões diferentes quanto à quantidade de Torah Moshe recebida no Sinai.
De acordo com alguns, foi a Torá em sua totalidade absoluta (incluindo os últimos versos que descrevem a morte de Moshe). Segundo outros, excluiu os últimos versos, que não foram escritos por Moshê, mas por seu sucessor Josué.
Há, adicionalmente, muito debate sobre quais seções da Torá foram escritas quando, com algumas seções possivelmente transmitidas até mesmo antes do Sinai. [2]

De acordo com Rashi, pouco antes do Sinai, Moshe apresentou as pessoas com todo o livro de Gênesis, bem como a seção de Êxodo até esse ponto na história [3] . Moshe pode ter tirado de manuscritos bíblicos anteriores que já existiam, alguns dos quais aparentemente foram escritos por Abraão.
E então há a visão de que a revelação do Sinai foi principalmente sobre os Dez Mandamentos e a Torá Oral, com a Torá Escrita essencialmente apresentada apenas em sua forma completa por Moshe, pouco antes de sua morte, cerca de quarenta anos depois. De acordo com este ponto de vista, a Torá Oral realmente precedeu a Torá Escrita.
Qualquer que seja vista uma leva, Moshe efetivamente nos deixou com uma Torá escrita e uma Torá Oral (que serviu para expor sobre a Torá Escrita com muito mais detalhes, criando finalmente a interpretação do Judaísmo como a conhecemos hoje.) [4]
ESCREVER A TORAH ORAL:
A Torá Oral permaneceu uma tradição estritamente oral por cerca de 1 500 anos, até pouco antes de 200 EC, quando foi finalmente cometida a escrever por Rabi Yehudah HaNasi.
São bem conhecidas as razões para a dispensa que permite a Tradição Oral. Após o terrível período de perseguição após a destruição do Segundo Templo em 70 dC, os judeus fugiram para o exílio em lugares distantes. Mais de um milhão de judeus foram mortos em duas sublevações mal-fadadas, a Grande Revolta e a rebelião de Bar Kochba. Yeshivas foram destruídas e líderes rabínicos foram mortos.
Todos esses fatores foram levados em conta pelo rabino Yehudah HaNasi, e ele se sentiu compelido a romper com a tradição e, a fim de salvar o judaísmo para a perpetuidade, ele escreveu o que nunca tinha sido publicado antes, e o Mishna nasceu. [5]
O DESLOCAMENTO DO PARADIGMA:
A escritura da Tradição Oral até então, mudou a face do Judaísmo para sempre. Ele abriu o caminho para a codificação da lei judaica e trouxe consigo algumas mudanças fascinantes para a própria lei:
Uma mudança relacionada à importância clássica do papel do professor , que (de acordo com Shulchan Aruch HaRav) foi agora, em grande parte, substituído pelo livro .
"Hoje, quando toda a Torá está comprometida com a escrita, não há mais a obrigação de contratar um professor para o filho. Agora é suficiente ... dar-lhe as ferramentas (ou seja, ensinar-lhe a ler), pelo qual ele vai saber como continuar seu aprendizado por conta própria ... e é considerado como se o professor lhe ensinou. " [ 6]
Este é um pedaço incrível (se não controverso) de escrita porque, não obstante o papel fundamental de professores e academias de aprendizagem hoje, parece como se o modo essencial de ensino de Torah após 200 CE é o estudo privado através de livros em oposição ao estudo público com professores . De acordo com isso, parece que os professores e a educação pública eram, em princípio, mais relevantes na época em que a Torá foi realmente transmitida oralmente! [7]
Rav Zadok HaKohen registra outra mudança halachik prática , pós 200 CE Ele diz respeito à exigência de anotar TODOS os possíveis Torah pensamento ou ideia que um indivíduo pode vir acima com, para que ele também ser esquecido. Isso enfatiza o fato de que o que antes era considerado uma proibição grave, posteriormente se tornou um imperativo muito positivo e mitzvah que teve de ser encorajado! Este é um exemplo de uma proibição (não escrever lei oral) transformando em um preceito real (escrever a lei oral). [8]

UMA EXPLICAÇÃO MENOS CONHECIDA:
O Maharal de Praga (1512 / 26-1609), no entanto, oferece uma explicação muito diferente e bastante mística sobre por que a Torá Oral foi escrita. Sua explicação é diferente de qualquer uma das razões comuns e onipresentes mencionadas acima.
Ele postula que a Torá Oral teve de permanecer uma tradição oral somente até que o cristianismo tenha sido firmemente estabelecido [9] . Ele cita o Midrash Tanchuma [10] que afirma (parafrasear):
"D'us originalmente pretendia dar a Mishna e Gemora por escrito. Mas Ele estava preocupado que as nações do mundo tomassem isto dos judeus e reivindicassem isto como seu próprio (como eram para assim com a Lei Escrita). Isso deixaria os judeus sem literatura única.
Por isso Ele deu Bnei Yisrael a Torá Oral e ordenou-lhes para mantê-lo uma tradição oral, a fim de sustentar uma tradição judaica única e exclusiva que nunca poderia ser imitado por mais ninguém ". [11]

O Maharal continua em suas próprias palavras:
"A Torá Escrita não era (historicamente) específica para os judeus. Somente a Torá Oral permaneceu peculiar a eles. Por esta razão, era importante que ela continuasse uma tradição oral para que as nações não pudessem expropriá-la como sua.  Embora a Torá Escrita possa ter sido adotada por outras nações, tecnicamente ainda permaneceu na posse dos judeus porque é incompreensível sem a Tradição Oral. Isso ocorre porque o espírito da Torah Escrita é encontrado somente na Tradição Oral. [12] A aliança entre D'us e Bnei Yisrael nunca poderia ser escrita em pergaminho. Tinha que ser mais pessoal. E a única maneira de torná-lo pessoal era introduzir o fator humano em seu processo de transmissão. Portanto, a aliança essencial não era entre D'us ea Torá Escrita, mas sim entre D'us e a Torá Oral ". [13]
Assim, de acordo com o Maharal, a Torá Escrita era uma espécie de "código" que só poderia ser quebrado com a Tradição Oral. A Torá Escrita atuou quase como um "arenque vermelho" - de modo que, embora tenha sido adotada por outros, a integridade de uma única literatura religiosa judaica ainda permaneceu intocada devido à existência da Tradição Oral.
Esta Tradição Oral permaneceu efetivamente "secreta" até que o cristianismo se enraizou.Posteriormente, não havia mais medo de qualquer malversação textual. Isso se relaciona historicamente com o momento de cometer a Torá Oral à escrita, que ocorreu no ano 200, logo depois do início da era cristã.
Surpreendentemente, a única outra referência inglesa contemporânea que eu encontrei apoiando esta visão, como apresentada pelo Maharal, está na escrita do rabino Aryeh Kaplan:
"Como muitos não-judeus também aceitam a Bíblia como sagrada, a Torá Oral é a principal coisa que distingue o Judaísmo e o torna único. A Torá Oral, portanto, não poderia ser anotada até que os gentios tenham adotado sua própria religião baseada na Bíblia ". [14]
O "SECRET SCROLLS":
É interessante ver que antes da Torá Oral foi escrito e publicado, os chefes das várias academias que manter suas próprias coleções particulares de notas. Eles fizeram isso para manter a precisão de seus ensinamentos. Essas notas, no entanto, eram estritamente privadas e não eram para consumo público. Eles se tornaram conhecidos como megilot setarim ou "rolos secretos", e permaneceram "secretos" por 1 500 anos. [15]
Surpreendentemente foram esses "rolos secretos" que preservaram o espírito de nossa tradição mais do que qualquer outra coisa, incluindo a Torá Escrita.
Ironicamente, esses "rolos secretos" deveriam se tornar os textos bem conhecidos e bem estudados que comumente usamos hoje. E ainda assim eles seguem seu nome original - Torah Shebe'al Peh ou Torá Oral.
Só agora eles não são mais segredo e seus gloriosos volumes impressos orgulhosamente enfeitam as estantes de livros de judeus em todo o mundo.
Sua missão cumprida.

[1] De acordo com Rav Kook, ambos estes Torahs são aludidos em Shemot 24: 3 / 4-7;
"Moshe veio e disse ao povo todas as palavras de D'us e todos os estatutos." - Referindo-se à Torá Oral. E então no verso seguinte; "Moshe WROTE todas as palavras de D'us ... e LER para as pessoas." - Referindo-se à TORAH ESCRITA. (Rav Kook, Midbar Shur pp. 160-165).
[2] Isso teria ocorrido em Mara, onde foram transmitidas as Sete leis de Noé, Shabat, Honrando os pais e a Bezerra Vermelha. Veja Rashi a Shemot 24 citando Mechilta e Sanhedrin 26b. Veja também Ramban, Rambam e Ibn Ezra.
[3] Rashi em Shemot 24: 4.
[4] Para mais sobre a fascinante história da transmissão da Torá Escrita ver KOTZK BLOG 73) O Códice de Alepo.
[5] De acordo com Rambam, ele reuniu antigos escritos do passado e criou uma antologia de tradições orais da Torá. Isso ocorreu porque os indivíduos foram autorizados a anotar notas para seuusoprivado,embora eles não foram autorizados a publicá-los paraconsumopúblico. Veja a Introdução de Rambam a Mishnah Torah.
[6] Shulchan Aruch HaRav 1, 6
[7] eu acho que deve ser salientado que este é provavelmente apenas uma técnica oujure deobservação,e não uma sugestão prática para uma mudança no sistema educacional contemporâneo.
Há outras mudanças na halacha também como resultado da Torah Oral ter sido escrita. Um exemplo refere-se à proibição de esquecer os estudos. De acordo com alguns, uma vez que a Torá Oral foi escrita, a proibição tornou-se menos severa (como se se esquecesse de seus estudos, ela ainda permanecia preservada nas páginas dos livros) (Ver Peninei Halacha, Likuttim 1, cap.1,10 , Parte inferior da página 20).
Outro exemplo de uma mudança na halacha relaciona o mandamento para cada pessoa para escrever o seu próprio rolo da Torá pessoal. Parte da proibição de escrever a Torah Oral também se aplicava a escrever a Torah Escrita em um formato diferente de um rolo de Torá kosher. Uma vez que a Torá Oral foi escrita, entretanto, tornou-se permissível escrever a Torá em qualquer manuscrito (embora obviamente não se pudesse ler esse manuscrito na sinagoga durante a leitura pública da Torá). Este novo desenvolvimento, de acordo com alguns, fez o mandamento para cada homem para escrever o seu próprio rolo da Torá, agora obsoleto. (Ibidem, nota de rodapé 1).
[8] Rav Tzadok baseia esta tese em Yoreh Deah 270: 2 e Shach 5.
Outro exemplo de uma proibição se transformou em um preceito - onde uma reviravolta dramática ocorreu na halacha - foi com relação ao pagamento e apoio às pessoas que estudam a Torá. Originalmente, nos tempos talmúdicos, isso era proibido e os sábios trabalhavam e se sustentavam. Por volta do final do período do Rishonim , no entanto, alguns poskim ( autoridades halachik) escreveu que os estudiosos que não tomam dinheiro da comunidade estão realmente caindo falta da lei!
(Ver Peninei Halacha, Likuttim 1, Cap. 1: 17, p 37 no topo da página, que é trazido pelo Shach em nome de Maharshal e Bach).

[9] Maharal não faz menção ao nome da religião atual, mas a inferência é óbvia. Ele se refere a "umot hanizkarim" (as nações acima mencionadas) em vez de "cristianismo", talvez por medo de represálias.
[10] O Midrash Tanchuma foi compilado em torno de 500 CE
[11] Há outro Midrash semelhante, Bamidbar Rabá 14:10, que afirma:
"Ele deu aos judeus a Torá Oral para ser distinto de todas as outras nações. Não foi apresentado por escrito, de modo que os gentios não poderiam forjá-lo ou reivindicá-lo como seu próprio e, em seguida, declarar-se a verdadeira e verdadeira Israel - como fizeram com a Torá Escrita.
O Bamidbar Rabbah é cerca de 600 anos mais jovem do que o Midrash Tanchuma que Maharal citou. É datado algum tempo após o 1100's como Rashi (1040-1105) era inconsciente dele.
O Maharal (d.1609) teria tido acesso a ele, mas, embora ele afirma o ponto mais diretamente do que o Midrash Tanchuma, por alguma razão ele não citou Bamidbar Rabbah. Mais uma vez isso pode ter sido a preocupação de não ofender as autoridades não-judaicas.
[12] Gittin 60 b.
[13] Maharal, Tiferet Yisrael 68.
[14] Rabino Arye Kaplan, um manual do pensamento judaico, p.179.
[15] Veja Rashi ao Shabbat 6b. Ver também Bava Metzia92a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...