terça-feira, 17 de março de 2015

“O BASTÃO DE MOISÉS“

“O BASTÃO DE MOISÉS“


Onde arranjou Moisés o mateh – bastão -, que usou para realizar os vários prodígios? De acordo com o Pirke Avot 5:6, o bastão era uma das dez coisas criadas no primeiro erev Shabat, ao crepúsculo. Havia letras hebraicas gravadas no bastão, que formavam um acrónimo das dez pragas.
O bastão teria sido dado a Adão no Jardim do Éden, que o passou a Enoch; Enoch deu-o a Noé, que por sua vez o deu a Abraão. Abraão deu-o a Isaac, Isaac deu-o a Jacob, que o levou para o Egito. Depois da morte de Jacob, José ficou com o bastão, que após a sua morte ficou no palácio do Faraó. Yetro, que era um dos conselheiros do Faraó, mais tarde adquiriu-o e pô-lo, com uma das extremidades enterrada, no seu jardim em Midian. Ninguém foi capaz de o arrancar do jardim, até vir Moisés e conseguir removê-lo. Quando Yetro viu isto, ficou convencido que Moisés seria o enviado de Deus para redimir Israel do Egito, e por esta razão deu-lhe a sua filha Seforah em casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...