segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O ESSENCIAL / TESHUVÁ RETORNO A D'US


O ESSENCIAL 
Rabi Nachman

Traduzido por Rabbi Avraham Greenbaum

TESHUVÁ 
Retorno a Deus

Existe uma maneira de que tudo pode ser transformado em bem.

Alim LiTerufah 113

* * *

A grandeza de Deus é insondável: é por isso que Teshuvá tem esse poder. Não importa o quão longe você pode ter caído - seja nas profundezas - nunca se desesperam, porque você sempre pode voltar para Deus. Com um pouco de esforço você pode transformar até mesmo os piores pecados em méritos. Não importa onde no mundo você cair, você pode facilmente voltar para Deus. Isto é devido à sua grandeza insondável. Nada está além de seu poder. Apenas nunca desista! Mantenha chorando, rezando e pedindo a Deus em todos os momentos.

Sichot Haran # 3

* * *

Às vezes, um pecado pode fazer uma pessoa tão amarga que ele se arrepende completamente.

Likutey Halachot, Birkat HaReiach 4: 2

* * *

Pare ali mesmo!

Você pode estar em algum lugar, quando de repente você tem um pensamento de Teshuvá e um profundo desejo de Deus. Pare aqui e ali, naquele mesmo lugar e ter um momento para focar o pensamento eo sentimento de saudade. Transformá-los em uma oração. Coloque o seu desejo em palavras direto de seu coração. Não espere ou seguir em frente, mesmo se você não está no seu lugar habitual de oração e estudo - mesmo se você estiver indo em seu caminho - porque se você seguir em frente, que poderia interromper sua linha de pensamento.

Likutey Moharan II, 124

* * *

O Caminho da Teshuvá

Cada pessoa deve minimizar a sua própria glória e maximizar a glória de Deus. Para aquele que persegue glória não alcança a glória de Deus, mas apenas a glória dos reis, dos quais se diz: "A glória dos reis é objeto de investigação" (Provérbios 25: 2). Para, em seguida, todos investiga quem ele realmente é, perguntando: "Quem é ele eo que ele é para ser dada como honra" Pessoas desafiá-lo, dizendo que ele não está apto para esta honra.

Mas quando uma pessoa foge de honra, minimizando sua própria honra e maximizando a glória de Deus, ele alcança a glória de Deus. Ninguém, em seguida, investiga para ver se ele merece, para "A glória de Deus é ocultar o assunto" (ibid.) - É proibido questionar sua honra.

A única maneira de alcançar a glória de Deus é através do arrependimento. E o verdadeiro sinal de uma pessoa que está de volta a Deus é a capacidade de ouvir-se insultado e permanecer em silêncio. Ele suporta até mesmo o abuso mais assassina com paciência, reduzindo, assim, o sangue no lado esquerdo de seu coração (sede da alma animal) e aniquilando a sua inclinação para o mal. Tal pessoa é digna de uma participação na glória de Deus.

Antes de uma pessoa retorna a Deus, ele não tem ser. É como se ele ainda não tiver sido criado, porque teria sido melhor para ele não ter sido criada em tudo. Mas quando ele se purifica a fim de voltar para Deus, ele se coloca em ordem e se prepara para se tornar um ser. Este elemento de preparação para se tornar - vir a ser, por assim dizer - explica por que o Nome Divino associado ao arrependimento é Ehyeh, "eu serei".

Quando uma pessoa quer purificar-se e voltar para Deus, dizem-lhe: "Espere!" (Yoma 38b-39a). É verdade que ele deve se apressar para libertar sua alma e escapar da escuridão. Mas ele não deve permitir-se a tornar-se desanimado e deprimido, se ele vê que ele está longe de ser verdadeira oração e outras devoções santas. Esperando pacientemente é uma parte necessária do processo. No final, ele será digno de fazer as pazes completamente e tudo será corrigido.

Arrependimento nunca chega ao fim: ela deve ser contínua. Mesmo no exato momento em que uma pessoa está confessando, é impossível para ele dizer as palavras: "Eu pequei, eu tenho transgredido, me rebelei." com perfeita sinceridade livre de todos os motivos estranhos. Assim, ele deve se arrepender por seu arrependimento mais cedo e para a falha em sua confissão anterior.

Mesmo quando uma pessoa sabe que ele se arrependeu completamente, ele ainda deve reparar o seu arrependimento antes. Para o que ele conseguiu, então era bom apenas na proporção da sua percepção da Divindade no momento. Agora, depois de seu arrependimento, a sua percepção, sem dúvida, foi intensificada. Em comparação com a sua percepção presente, sua percepção mais cedo acaba por ter sido grosseiramente materialista. Ele deve, portanto, arrepender-se de seus níveis anteriores - porque ele degradou a verdadeira exaltação do Criador ao nível do material. Feliz é o homem que alcança a verdadeira Teshuvá.

Teshuvá tem três aspectos: ver com os olhos, ouvir com os ouvidos e compreensão no coração (cf. Isaías 6:10). A pessoa deve usar os olhos para olhar para o objetivo final eo propósito deste mundo. Ele deve se concentrar nessa meta de todo o coração, resolver viajar para lá e em nenhum outro lugar. E ele deve usar seus ouvidos para ouvir atentamente a tudo o que os nossos santos sábios disseram. Em seguida, ele será capaz de voltar para Deus.

Teshuvá depende essencialmente da humildade. Deve-se fazer a si mesmo em nada, como um terreno baldio em que as pessoas pisam: é preciso pagar nenhuma atenção a oposição ou o abuso de outros. Deve-se treinar a si mesmo para ficar em silêncio e ouvir-se insultado, sem responder de volta. Tal pessoa é digna do nome "sábio" e vai atingir perfeita Teshuvá, o "Coroa" e ápice da Sefirot. Este é o caminho para a verdadeira e duradoura glória - a glória de Deus.

Likutey Moharan I, 6

* * *

Humildade

Seja totalmente honesto quando você fala com Deus. Acostume-se a falar tão honestamente que seu coração está excitado e as palavras começam derramando com fogo e paixão.

Como você se aproximar de Deus, você verá sua própria pequenez e insignificância em comparação com a sua grandeza, e você será preenchido com humildade. Até agora você deixará seus pecados atrás das costas e ignorou. Mas quando você começa a reconhecer-lhes francamente, você vai se sentir uma profunda vergonha por ter se rebelado contra o Mestre e Governador do Universo, fonte de todos os mundos.

No início desta humildade não vai ser realmente perceptível em seu rosto, porque o pecado enfraquece os poderes mentais de uma pessoa, impedindo-os de que irradia no rosto. Antes de se arrepender, sua mente está tão enfraquecido que ele não tem noção da verdadeira gravidade do pecado ea grandeza do One pecou contra. Mas, como ele volta para Deus e deixa de lado sua loucura, ganhando sabedoria e de entendimento, sua vergonha torna-se cada vez mais visível em seu rosto.

O Tefilin são o sinal de humildade e de apego a Deus. A luz do Tefilin é um raio de luz do semblante íntima de Deus. Quando uma pessoa atinge esta humildade, todos os seus pecados são perdoados e ele se apega a Árvore da Vida.

Likutey Moharan I, 38

* * *

O Poder dos Salmos

Todo mundo quer reverenciar o nome de Deus, mas nem todos são capazes de se arrepender. Às vezes uma pessoa não sente a excitação que seja. Mesmo aquele que é despertado para se arrepender pode não alcançar sua porta única de Teshuvá, e mesmo se ele o fizer, pode ser que o portão está fechado. É por isso que nem todo mundo alcança arrependimento.

Mas através recitando salmos, mesmo aquele que não sente a excitação pode ser inspirado para se arrepender. Os Salmos podem levá-lo à sua porta única e abri-lo, levando-o assim para Teshuvá.

Por esta razão o rei Davi se chamou de "o homem que levantou o jugo ... o doce cantor de Israel" (II Samuel 23: 1). Nossos sábios explicam que David chamou a si mesmo de "o homem que levantou o jugo", porque ele elevou o jugo de arrependimento através de sua própria Teshuvá. David foi um grande Tzaddik e não deve ter pecado, mas Deus o levou para o pecado, a fim de ensinar a todos o caminho da Teshuvá. O rei Davi foi o exemplo principal de Teshuvá e seu caminho é estabelecido nos Salmos, que ele escreveu com tal espírito de santidade que todos possam encontrar-se com eles e, assim, voltar a Deus.

Likutey Moharan II, 73

* * *

Deus se esconde no obstáculo

Quando, depois de uma vida dedicada ao mundanismo uma pessoa sente uma excitação a Deus, o atributo do Julgamento sobe para acusá-lo e não permitir que ele siga os caminhos de Deus. Ele faz isso por confrontá-lo com um obstáculo. Mas Deus ama a bondade e esconde-se dentro do próprio muito obstáculo. Aquele que carece de bom senso vê o obstáculo e retiros de uma só vez. Mas aquele que possui bom senso examina o obstáculo e descobre Deus dentro dele.

Likutey Moharan I, 115

* * *

Revisitando o passado

Para chegar a completar Teshuvá você deve passar por todos os lugares onde você estava antes de sua Teshuvá. Quando você encontrar exatamente as mesmas tentações que você experimentou antes, você deve evitar os olhos e controlar seus impulsos, a fim de não repetir o que você fez antes. Esta é a essência da Teshuvá perfeita: não há outra maneira.

Likutey Moharan II, 49

* * *

Seja uma nova criação

Se você quiser voltar para Deus você deve fazer-se em uma nova criação. Você pode fazer isso com um suspiro!

O homem nunca pára de respirar - liberando o ar viciado e desenho no ar fresco. Nossas vidas dependem disso. O ar que respiramos físico tem sua raiz acima. Há o bom ar da Tzaddik eo ar mal do pecador. O Tzaddik constantemente puxa o ar do santo, o pecador suga o ar de impureza.

Portanto, quando uma pessoa quer se arrepender, ele deve certificar-se de parar o ar ruim de entrar nele. A maneira de fazer isso é com um suspiro, que é uma longa e profunda respiração dentro e para fora. O suspiro começa quando você tirar do ar extra. Isto é semelhante ao que acontece pouco antes de uma pessoa morre: ele aspira o ar extra e, em seguida, o espírito abandona. Cada exalação é a morte do momento que passou, em preparação para o nascimento de um novo momento. Assim, quando você toma um suspiro profundo, você se libertar do ar ruim do pecador e vincular-se ao ar puro da Tzaddik a fim de receber uma nova vitalidade.

Este é Teshuvá, retornando da impureza para a santidade, a fim de ganhar uma nova vida. O próprio corpo é renovada, porque "Suspirando quebra de todo o corpo de uma pessoa" (Berachot 58b), e, portanto, o corpo está refeito.

Chayey Moharan # 37

* * *

Quão preciosa é um suspiro!

Quão precioso é o suspiro de um judeu! O próprio suspiro traz satisfação de suas necessidades.

Para o mundo foi criado através da respiração, que é o espírito de vida: ". E pelo sopro de sua boca todos os seus exércitos" (Salmos 33: 6). A renovação do mundo também será através da respiração: "Envias o teu Espírito, eles são criados, e assim renovas a face da terra" (Salmos 104: 30). A respiração é também a vitalidade do homem desde a sua vida depende da respiração. "E Ele soprou em suas narinas o espírito de vida" (Gn 2, 7).

A vitalidade essencial de todas as coisas, portanto, depende da respiração. Sempre que algo está faltando, a principal carência é de que coisa vitalidade, que é o espírito de vida mantê-lo vivo. Um suspiro é um longo suspiro - o longo suspiro de paciência. Portanto, quando uma pessoa está doente e suspira sobre o que lhe falta, ele chama espírito de vida para o que falta, porque a principal falta é a ausência do espírito de vida.

Mas de onde é que uma pessoa receber o espírito de vida? Saibam que nós recebemos o espírito essencial da vida Tzaddik e líder da geração. Isso ocorre porque o principal espírito da vida está na Torá, pois "o espírito de Deus pairava sobre a face das águas" (Gn 1, 2) e as "águas" são a Torá. Desde o Tzaddkim estão ligados à Torah, pois o principal espírito é vida com eles.

Quando alguém que está ligado ao Tzaddik e líder da geração leva um longo e profundo suspiro, ele chama espírito de vida do Tzaddik, que está ligado à Torah, onde o espírito reside. Assim, o Tzaddik é chamado de "o homem que tem o espírito com ele" (Números 27:18) - porque ele sabe como se relacionar com todos e cada um de acordo com seu espírito.

Likutey Moharan I, 8

* * *

Providência e natureza

Deus nos mostra grande bondade, governando o mundo com providência individual e através das leis da natureza. Quando as pessoas são boas, Deus lida com eles providencialmente, de uma forma que vai além da natureza. No entanto, se Deus fosse para supervisionar a vida de uma pessoa não merecedora de acordo com Sua providência, não é bom nunca poderia alcançá-lo. No entanto por bondade, Deus deixa essa pessoa com as leis da natureza, e, como resultado, por meio da lei das médias, as coisas podem, em seguida, vão bem para ele.

Se única maneira de correr o mundo de Deus foram através de providência, premiar boas ações e punir o pecado, isso poderia levar a um colapso total da providência. Pois, se Deus fosse ver alguém agindo de forma abusiva e lidei com ele com raiva, ele poderia expulsá-lo completamente. Em vez disso, Deus o abandona à natureza, e quando ele melhora seus caminhos, Ele lida com ele providencialmente.

Mas, na realidade, nós somos totalmente incapazes de compreender o que é a "natureza" eo que é "providência", porque a verdade é que até mesmo as leis da natureza são realmente providência de Deus. No entanto, a mente humana é incapaz de compreender o paradoxo de que o que parece ser a lei da natureza é realmente a providência de Deus.

Likutey Moharan II, 17

* * *

I se desviaram como ovelha perdida

"Eu se desviaram como a ovelha perdida: buscar o teu servo" (Salmos 119: 176).

Quando uma pessoa peca, isso faz uma grande diferença se ele vem a seus sentidos de uma só vez e se arrepende, caso em que é fácil para ele voltar para o seu lugar, porque ele ainda não se desviou muito longe do bom caminho. Para quando uma pessoa peca, ele se vira do caminho reto e entra, um caminho de torção diferente. Uma multidão de errado vira ramificam em erro cada vez mais profunda e corrupção. A pessoa pode desviar até agora e se tornar tão emaranhado que é muito difícil para ele voltar e sair do caminho errado.

O caminho de Deus é chamar uma pessoa do momento em que ele o vê afastar-se do caminho do bom senso, pedindo-lhe para voltar atrás. Ele chama cada pessoa da forma mais adequada para ele. Para alguns Ele acena com uma dica. Para outros a convocação é, literalmente, um grito. Algumas pessoas chutar, e Ele deve atacá-los, a fim de chamá-los. Para "a Torá chora diante deles: 'Fools Quanto tempo você vai adorar loucura?'" (Provérbios 1:22, Zohar Shemini 36a). A Torá é a voz de Deus chamando e pedindo aqueles que pecam para retornar a ele.

Enquanto uma pessoa não se desvia muito longe do caminho certo, é fácil para ele voltar porque ele ainda reconhece a voz. Isso ocorre porque apenas um curto período de tempo se passou desde que ele estava perto de Deus e atenderam a Sua voz, a voz da Torá. Ele ainda não tenha esquecido ou perdido muito longe ao longo desses outros caminhos tortuosos. Da mesma forma, quando uma ovelha se desvia do caminho eo pastor imediatamente chama, enquanto as ovelhas ainda não se desviou muito longe, ele ainda reconhece a voz do pastor e responde imediatamente.

Mas uma vez que a ovelha se desvia muito longe do caminho, ele esquece a voz do pastor e não reconhece a sua chamada. O pastor também dá-se a procura, porque a ovelha foi perdido por um longo tempo. Da mesma forma, quando uma pessoa tem ido na direção errada por um longo tempo, depois de ter se desviado do caminho da verdade em todos os caminhos corruptos, desonestos e confusos, é difícil para ele se arrepender.

Mas sabe que às vezes uma pessoa jornadas até agora ao longo desses caminhos corruptos e desonestos que seu próprio errante traz-o perto de seu lugar original e ele só precisa de um teste fácil para trazê-lo de volta ao seu ponto de partida. Mas quando Deus o chama e organiza o teste, a pessoa não reconhece a voz e não sente necessidade de voltar. Essa é a diferença entre jovens e idosos. Aquele que ainda é jovem e não envelheceu em seus pecados pode retornar mais facilmente, porque ele ainda está mais perto e não esqueceu a voz que chama.

Este é o significado do verso: "Eu se desviaram como a ovelha perdida: buscar o teu servo" (Salmos 119, 176). "Eu se desviaram como ovelha perdida": I se desviaram do bom caminho, como uma ovelha perdida que se desviou do caminho. É por isso que peço-Vos: ".seek a teu servo, pois não me esqueço os teus mandamentos". Apresse-se e procurar me, enquanto eu ainda me lembro da voz da Torá e mitsvot. Apresse-se e procurar me imediatamente, porque eu ainda não ter esquecido seu mitzvot: Eu ainda reconhecer o chamado do mitsvot da Torá. É por isso que eu peço que tenha piedade de mim e me procurar rapidamente, enquanto "Eu não esqueci seu mitzvot" e ainda reconhecer a voz da chamada da Torá e mitsvot.

Para quando uma pessoa envelhece em seus pecados, é muito difícil a procurá-lo quando ele já esqueceu e deixou de reconhecer a voz da Torá e mitsvot. Devemos, portanto, pedir a Deus para apressar e nos trazer de volta a Ele, antes de esquecer completamente o chamado da Torá e mitsvot. Esta foi a oração do rei Davi: "Procurai o teu servo, para que eu não tenha esquecido sua mitsvot."

Likutey Moharan I, 206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...