sexta-feira, 8 de junho de 2018

A LEI NÃO SALVA

 
                   

Este post é uma resposta para o seguinte comentário que foi colocado no post de Shabat Shalom da SinagogaSemFronteiras:

"PRA QUE GUARDAR MANDAMENTOS SE NINGUÉM VAI SER CONDENADO?"


Aqui vai a resposta/explicação, necessária para os que querem realmente compreender o judaísmo para além dos estereótipos:

MITO:

1-'Os judeus receberam os mandamentos para que pudessem ser salvos da condenação.'

FATO: 
Os mandamentos não foram dados para salvar de condenação:

1-De acordo com Ezequiel 18:20 (e de acordo com o bom senso) ninguém pode ser responsabilizado pelos pecados de terceiros, com isso a doutrina de que todos os seres humanos nascem condenados ao inferno eterno, devido ao pecado de Adão e Eva, fica incompatível com as nossas fontes, com o bom senso e com a nossa fé.

PORTANTO...
Sem a doutrina da condenação a ideia de que os mandamentos foram dados para serem instrumento de salvação do inferno eterno também fica sem sentido.

FATO: 
Os mandamentos foram dados para edificar e educar, pois assim como um pai amoroso educa seus filhos, através da disciplina, o Eterno nos educa e nos edifica através dos mandamentos:

"Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem."
Provérbios 3:12 

...Quanto a suposta dureza contida nos mandamentos, vejamos o que dizem os versículos a seguir:

"A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.
O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.
Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos."
Salmos 19:7-10

Concluindo; 

Diferentemente do que alguns irmãos pensam, nunca recebemos os mandamentos como instrumento de salvação do inferno, mas sim como instrumentos de evolução do indivíduo e da sociedade, de modo que possamos alcançar níveis mais altos de existência, ainda nesta realidade terrena, cumprindo assim o maior desejo que um Pai pode ter!

Abraços a todos e Shabat Shalom! 
RabinoVentura e JacqueVentura
Sinagoga sem fronteiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...