segunda-feira, 17 de abril de 2017

SHEMA YISRAEL

                                     Nenhum texto alternativo automático disponível.

O que está por trás da mais famosa oração judaica?

Em 1945, o rabino Eliezer Prata foi enviado para a Europa para ajudar a recuperar crianças judias que haviam sido escondidos durante o Holocausto com os não- famílias judias . Como ele foi capaz de descobrir as crianças judias? Ele iria para encontros de crianças e proclamar em voz alta Shema Yisrael - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é Um".
Então ele iria olhar para os rostos das crianças para as pessoas com lágrimas nos olhos - As crianças, cujas distante memória de ser judeu era a mãe de colocá-los para a cama cada noite e dizendo que o Shema com eles.
Shema Yisrael - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é Um" - é talvez o mais famoso de todos os ditos judeus.
A Sema é uma declaração de fé, uma promessa de fidelidade ao Deus Único. Diz-se que ao se levantar pela manhã e depois de ir dormir à noite. Diz-se quando, louvando a Deus e quando suplicando-Lhe. É a primeira oração que uma criança judia aprende a dizer. São as últimas palavras de um judeu diz antes da morte.
O Talmud diz que quando Jacob estava prestes a revelar o final do dia para seus filhos, ele estava preocupado que um deles poderia ser um não-crente. Seus filhos tranquilizou-o imediatamente e gritou: "Shema Yisrael".
A Torá registra Moisés incluindo o Shema em seu discurso de despedida ao povo judeu.
Nós recitamos Shema quando se prepara para ler a Torá aos sábados e festivais. E nós recitamos Shema no final do dia mais sagrado do Yom Kippur, quando atingir o nível dos anjos.
Shema está contido no mezuzá nós apor ao batente da nossa casa, e no tefilin que ligamos para o nosso braço e na cabeça.
O grito de Shema simboliza a fé final nas situações mais graves.
Ao longo dos séculos, o grito de Shema sempre simbolizou a manifestação suprema da fé nas situações mais graves. Com o Shemá nos lábios, os judeus aceitaram o martírio em jogo do Inquisidor e nas câmaras de gás nazistas.
Qual é o significado mais profundo desta afirmação histórica de credo central de judaísmo?
Shema: "How-To"
Somos ordenados a dizer o Shema duas vezes por dia: uma de manhã e outra à noite. Este requisito é derivado do versículo: "E você deve falar sobre eles quando você ... se deitar e quando se levantar" (Deuteronômio 6:7). O Talmud explica que quando você "deitar e ao levantar-te" não se refere à posição literal do próprio corpo, mas sim designa a hora do dia para dizer o Shema (Brachot 10b).
Em termos técnicos, o tempo para recitar o Shema noite começa ao cair da noite (cerca de 40 minutos depois do pôr do sol) e prossegue até a meia-noite (ou, se necessário, até o amanhecer do dia seguinte). O tempo para a manhã Shema começa cerca de uma hora antes do nascer do sol (a partir de quando você pode reconhecer um amigo de quatro côvados de distância), e continua até cerca de 8 am (ao fim de três horas sazonais completos).
O Shema fala de amar a Deus e passando tradições judaicas para os nossos filhos.
O Shema completo é composto de 3 parágrafos da Torá. O primeiro parágrafo, Deut. 6:4-9, contém os conceitos de amor a Deus, aprendendo Torá, e passando na tradição judaica para os nossos filhos.
Estes versos também se referem especificamente à mitzvot de tefilin e mezuzá. Enquanto orava, vestimos tefilin como um sinal visível de Deus perto de nossos corações e perto de nossos cérebros, para mostrar que todos os nossos pensamentos e as emoções são dirigidos para Deus. O pergaminho mezuzá é afixada em nossos umbrais para mostrar que estamos seguros na presença de Deus.
O segundo parágrafo, Deut. 11:13-21, fala sobre as consequências positivas de cumprir as mitsvot, e as consequências negativas de não.
O terceiro parágrafo, números 15:37-41, fala especificamente sobre a mitzvah de usar tsitsit, e do Êxodo do Egito. Tzitzit são um lembrete físico dos 613 mandamentos da Torá. Isto é derivado do valor numérico da palavra tsitsit (600), mais os cinco nós e oito cordas em cada canto, num total de 613.
Unidade de Deus
Um tema principal do primeiro verso é a Unicidade de Deus: "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é Um" (Dt 6:4).
Além disso, como está escrito em um rolo da Torá, as letras "Ayin" e "Daled" do primeiro verso são ampliadas - codificado para soletrar a palavra Aid hebraico - ". Testemunha" Quando dizemos que o Shema, estamos testemunhando a Unicidade de Deus.
Porque é que a "unidade" tão central a crença judaica? Será que realmente importa se Deus é um só e não três?
O mesmo Deus que nos dá a Deus um dia, pode fazer tudo dar errado no próximo.
Eventos em nosso mundo pode parecer para mascarar a idéia de que Deus é um. Um dia a gente acorda e tudo vai bem. No dia seguinte, tudo vai mal. O que aconteceu? É possível que o mesmo Deus que nos dá tanta bondade, um dia, pode fazer tudo dar errado a próxima? Sabemos que Deus é bom, assim como pode haver tanta dor? É apenas "má sorte"?
A Sema é uma declaração de que todos os eventos são do Um, o Único. A confusão decorre de nossa percepção limitada da realidade. Uma forma de entender a unidade de Deus é imaginar a luz que brilha através de um prisma. Mesmo que vemos muitas cores do espectro, eles realmente emanam uma luz. Assim também, mesmo que pareça que certos eventos não são causados por Deus, e não por alguma outra força ou má sorte, eles, de fato, todos vêm de um único Deus. No plano eterno grande, tudo é "bom", pois Deus sabe melhor.
Isso vai contra a doutrina do dualismo de Zoroastro, que propõe a idéia de dois poderes conflitantes - o bem eo mal.
Quando um judeu diz Sema, costuma-se fechar e cobrir os olhos. A outra vez na tradição judaica que os olhos são especificamente fechado é a morte. Assim como no final do dia chegaremos a compreender como até mesmo o "mau" era, na verdade, para o "bom", assim também ao dizer o Shema nós nos esforçamos para que o nível de crença e de compreensão.
Os Sábios nos dizem que o patriarca Jacó, depois de uma separação de 22 anos de seu filho Joseph, finalmente desceu ao Egito para vê-lo. Como eles se reuniram, Jacob estava dizendo o Shema. Os anos de anseio por seu filho há muito perdido saiu em uma explosão emocionalmente carregado de "Shema Yisrael!"
Amar a Deus
O segundo verso do Shema é: "Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração , de toda a tua alma , e com todos os seus recursos "(Deuteronômio 6:5).
O que significa amar a Deus com todo seu coração? O Talmud explica que a palavra "coração" é metafórico de "desejos". Ainda hoje nós coloquialmente dizer: "Eu amo chocolate," que significa "desejo de chocolate." Quando o Shema diz para "amar a Deus com todo o teu coração", que significa usar não só as suas "boas características", como bondade e compaixão para fazer a vontade de Deus, mas também para usar suas características mais desafiadoras para servi-Lo.
Aprenda a relaxar e apreciar melhor o mundo que Deus criou.
Por exemplo, quando você vai a um bom restaurante, não vá, porque você quer devorar. Em vez ter em mente que você está comendo, a fim de manter seu corpo saudável, para ser capaz de servir a Deus. Da mesma forma, se você fosse comprar um CD de música, você deve comprá-lo, a fim de ajudá-lo a relaxar e apreciar melhor o mundo que Deus criou.
O que significa "amar a Deus com toda a tua alma"?
O grande estudioso do Talmude, o rabino Akiva (século II) amava tanto a Deus, que ele ensinou Torá apesar do direito romano proibi-la. Quando os romanos descobriram, condenou-o a uma morte dolorosa. Eles levaram um grande pente de ferro e começou a raspar sua carne. Como ele estava sendo torturado, o rabino Akiva alegria recitou o Shema - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é Um".
Seus alunos perplexos perguntaram: "Rabi, como você pode louvar a Deus em meio a tal tortura?"
Rabi Akiva respondeu: "Toda a minha vida, me esforcei para amar a Deus com toda a minha alma Agora que tenho a oportunidade de realizá-lo, faço-o com alegria." Com seu último suspiro, ele santificado o nome de Deus por gritar palavras de Shema. (Talmud - Brachot 61a)
A parte final deste versículo diz para "amar a Deus com todos os seus recursos." Isto é difícil de entender, porque normalmente a Torá apresenta uma série como uma progressão do mais fácil para mais difícil. Aqui, a ordem é: Amar a Deus emocionalmente ("coração"), e até mesmo estar disposto a desistir de sua vida, se necessário ("alma"), e até mesmo estar disposto a gastar seu dinheiro, também!
Se esta é uma progressão, há realmente pessoas que consideram o dinheiro mais importante do que a própria vida!
A resposta é sim. O Talmud (Brachot 54a) fala sobre alguém andando através de um campo espinhoso, e pega as calças, a fim de evitar fazê-los rasgado. As pernas da pessoa ficar todo cortado e arranhado - mas, pelo menos, as calças são salvos!
Em Nevada, onde o jogo é legal e cada hotel tem um cassino, janelas quarto de hotel são especialmente concebidos para não abrir mais do que uma rachadura - para que as pessoas que perdem o dinheiro do jogo não será tentado a saltar para fora da janela. Sim, para alguns, o dinheiro é mais importante do que a própria vida.
Unidade judaica
. Seth Mandel, o pai, de 13 anos de idade, Koby Mandel, que foi espancado até a morte em uma caverna por terroristas árabes, falou na enorme manifestação pró-Israel em Washington DC, em abril de 2002, ele contou a seguinte história:
No bombardeio Sbarro Pizza, que matou 15 pessoas em Jerusalém, cinco membros de uma família holandesa foram mortos. Um deles era um menino de 4 anos chamado Avraham Yitzhak. Como ele estava deitado no chão - sangramento, ardor e morrendo - ele disse a seu pai: "Abba, por favor, ajude-me Salve-me.".
Como ele estava deitado no chão morrendo, juntos, eles disseram que as palavras de Shema.
Seu pai se aproximou e segurou sua mão. Juntos, eles disseram que as palavras do Shemá.
Seth Mandel disse à multidão DC:
"Meu filho Koby morreu sozinho. Eu não tive a chance de dizer o Shema com ele. Então agora eu quero que você me ajude a dizer o Shema para as centenas de judeus que foram mortos na violência no Oriente Médio. Diga o Shema comigo no mérito do menino em Sbarro de. E dizem que o Shema comigo no mérito do meu filho Koby ". Ele então levou a multidão de 250.000 em recitar a Shema juntos.
A história bíblica e moderna demonstra que a unidade judaica trouxe segurança tanto para os judeus e para o mundo como um todo. A agressão física e espiritual foi lançada sobre a humanidade em 9/11. A tensão em Israel continua a subir. A ameaça do terrorismo ainda é grande. Quem sabe o que vem a seguir? O que podemos fazer?
Agora, em nossos tempos turbulentos, cada um de nós - homens, mulheres e crianças - pode ajudar de uma maneira simples, mas poderosa: Todas as manhãs e à noite, dê uma pausa de 15 segundos a partir de tudo o que você está fazendo e dizer o Shema.
O importante é entender e se concentrar no significado das palavras. Se você não entende hebraico, você pode dizer isso em Inglês também. E, em seguida, torná-lo um objetivo para aprender a pronúncia eo significado de ser capaz de dizer que em hebraico também.
Os pais podem dizer o Shemá em voz alta com seus filhos. Ela pode ser muito reconfortante para as crianças a ter um ritual noturno de dizer o Shema, uma oração ao Todo-Poderoso para protegê-los.
Dizendo o Shema é, uma fórmula de seis palavras simples para unir todas as pessoas amantes da paz e trazer mais luz espiritual em nosso mundo.
Texto da Sema
Imediatamente antes de recitar o Shemá, concentrar-se em cumprir os mandamentos positivos da recitação do Shema todas as manhãs. É importante enunciar claramente e não cada palavra para executar palavras juntas.
Ao orar sem um minyan, começar com a seguinte fórmula de três palavras:
Deus, Rei de confiança.
Recite o primeiro verso em voz alta, com a mão direita cobrindo os olhos e concentrar-se intensamente ao aceitar a soberania absoluta de Deus.
Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus, o Senhor é um.
Em um tom:
Bendito é o Nome de Seu glorioso reino por toda a eternidade.
Ao recitar o primeiro parágrafo (Deut. 6:5-9), concentrar-se em aceitar o mandamento de amar a Deus. Toque no braço-tefilin em "Vincular-los ..." e na cabeça-de tefilin "e deixá-los ser tefilin ...", em seguida, beijar a ponta dos dedos.
Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda tua alma e com todos os seus recursos. Deixe estas questões que eu hoje te ordeno estarão no teu coração. Ensine-os cuidadosamente para seus filhos e falar deles quando você se sentar em sua casa, enquanto você anda no caminho, quando você se aposentar e quando surgir. Ligá-los como um sinal sobre seu braço e deixá-los ser tefilin entre os olhos. E escreverás nos umbrais de tua casa e em seus portões.
Aqui está nesta seção, em hebraico:
Ao recitar o segundo parágrafo (Dt 11:13-21) concentrar-se em aceitar todos os mandamentos e o conceito de recompensa e punição. Toque no braço-tefilin em "Vincular-los ..." e na cabeça-de tefilin "e deixá-los ser tefilin ...", em seguida, beijar a ponta dos dedos.
Obter Aish.com 's grátis E-mail atualizações.
E acontecerá que, se você continuamente ouvir a Minha mitzvot que hoje te ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e para servi-lo, com todo o teu coração e com toda a tua alma -, então vou dar a chuva para a vossa terra a seu tempo, as chuvas precoces e tardias, que você pode se reúnem em seu grão, seu vinho, e seu óleo. Estou disposto a dar grama em seu campo para o seu gado e você vai comer e ficar satisfeito.
Cuidado para que o seu coração se seduzir e você vira desviar e servir os deuses dos outros e curvar a eles. Então a ira de Deus vai brilhar contra você. Ele irá conter o céu de modo que não haverá chuva ea terra não dará o seu produto. E você vai rapidamente ser banido da boa terra que Deus lhe dá.
Coloque estas minhas palavras em seu coração e em sua alma; ligá-los por um sinal sobre o teu braço e deixá-los ser tefilin entre os olhos. Ensiná-los a seus filhos, para discuti-los, quando você se sentar em sua casa, enquanto você anda no seu caminho, quando você se aposentar e quando surgir. E escreverás nos umbrais de tua casa e em seus portões. A fim de prolongar os seus dias e os dias de vossos filhos na terra que Deus jurou a teus pais dar-lhes, como os dias do céu sobre a terra.
Antes de recitar o terceiro parágrafo (Números 15:37-41) o tzitzit, que foram realizadas na mão esquerda, são tomadas na mão direita também. O tsitsit são beijados em cada menção da palavra "tzitzit" e, no final do parágrafo, e são passados diante dos olhos em "que você pode vê-lo."
E Deus disse a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que eles estão a fazer-se tzitzit nos cantos das suas vestes, pelas suas gerações. E eles devem colocar sobre o tzitzit de cada canto um fio de azul (techelet). E constituirá tzitzit para você, que você pode vê-lo e lembre-se todas as mitsvot de Deus e realizá-las; e não explorar depois o seu coração e depois de seus olhos depois que você se perde. De modo que você pode se lembrar e executar toda a minha mitzvot; e ser santo ao seu Deus. Eu sou Deus, o teu Deus, que te tirou da terra do Egito para ser um Deus para você. Eu sou Deus, o seu Deus ... é verdade
Texto reproduzido com permissão do ArtScroll Sidur
A transliteração
Shema Yisrael, Ado-nai Elo-heinu, Ado-nai Echad.
Baruch sheim kavod mal-Chuso li-olam va-ed Vi-ahav-ta ase Ado-noi Elo-hecha Bi-chol li-vav-cha oo- vi-chol Naf-shecha oo-vi-chol mi-odecha Vi-hayoo tinha-varim ha-ele Asher ano-chi mi-tzvaecha ha-yomal li-vavecha Vi-Shee-nantam li-vanecha vi-dee-barta bam Bi-sheev-Techa bi-vey-Techa oo-vi-Lech-Techa va-derech Oo-vi-Shach-bicha oo-vi-koo-mecha Ook-shartam li-ose al ya-Decha Vi-hayoo li-a banho-ta-FOSE ai-necha Ooch-sav-tam al mi-zoo-Zose bai-secha oo-vee-sharecha Vi-haya eem sha-moah Teesh-mi-oo el meetz-vo-sai Asher Anochi mi-tzaveh es-chem-ha yom Ado-noi Elo-hechem Li-ahava es Oo-lavdo bi-chol li-vav-chem, oo-vi-chol Naf-shechem Vi-nasa-tee mi-tar Artz-chem bi-ee -toe Yoreh oo-mal-koshe Vi-asaf-ta di-vi-ganecha vidente-shecha vi-yeetz-harecha Vi-na-SATEE aisev bi-sadicha LEEV-hem-Techa vi-vi-achalta Savata Hee-simulada iroo caneta lachem yeef-teh li-vav-chem Vi-va-sartem avad-tema Eloheem Achai-reem viheesh-tacha-veesem la-hem af Vi-chara Ado-noi ba-vi-chem atzar es ha-sha-mayim vi-loe yee-yeh matar vi-ha-adamah loe ver-tain es-yi voolah Va-avad-ma mi-hayra pode-al ha-ha-Aretz tova Asher Ado-noi noe-sain la-chem. Vi- sam-ma es di-va-rai ai-leh al li-vav-chem, vi-al Naf-shechem Ook-shartem o-sam li-ose al yed-chem Vi-hayoo li-a-ta-FOSE banho ai -nai-chem Vi-leemad-tem o-sam es bi-li-naichem daber bam bi-sheev-ticha bi-vay-secha Oo-vi-Lech-ticha va-derech oo-vi-Shach-bicha oo-vi -koomecha Ooch-sav-tam al mi-zoo-Zose bai-secha oo-vee-sharecha Li-homem yeer-boo yi-may-chem vee-podem VI-nay-chem Al ha-Adama asher neesh-ba Ado- noi la-avo-saychem la-la-SASE hem Kee-pode ha-sha-mayim al ha-Aretz. Va-yomer Ado-noi el Moshe lay-mais Da-ber el bi-nay Yisrael vi-Amarta alay-hem VI-asoo la-Hem tzee-tzees Al kan-duendes beeg-dia-hem li-doro-sam Vi-nasi-noo al tzee-tzees ha-kanaf pi-seel ti-chay-les Vi-haya la-chem li - tzee-tzees Oo-ree-sem oto Ooz-ca-ma es kol meetz-vose Ado-noi Va-a-ver-sem o-sam Vi-lo sa-soo-roo-ray Acha li-vav-chem vi -Acha-ray ay-nay-chem Asher atem zo-neem raio-Acha-hem Li-homem teez-ki-roo va-a-ver-sem es kol meetz-vo-sai Vee-yee-sem ki-doshim lay -lo-hay-chem -A nee Ado-noi Elo-hay-chem asher ho-tzay-ver es-chem may-eretz meetz-rye-eem Lee-yose lachem lay-lo-heem A-nee Ado-noi Elo -hay-chem emes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...