terça-feira, 2 de agosto de 2016

O Objetivo da Vida

O Objetivo da Vida

                                 

Se Deus nos ama, por que nos colocou em um mundo escuro e mal?
Muitas pessoas se incomodam com a seguinte questão teológica: Se Deus nos ama e quer o melhor para nós, por que não nos colocou diretamente no céu? Vamos desfrutar de um relacionamento com ele imediatamente! Por que Deus criou um mundo tão escuro e distante fisicamente, insistindo que mantendo as mitzvot e superar os desafios para recompensar somente após o próximo mundo se superarmos nossas provações? Por que nos expor a tanto mal, dor e tentações?
Talvez possamos responder que não estamos prontos para um relacionamento com Deus em nosso estado atual. Nós somos muito comum e físico para se conectar com o infinito. Primeiro temos de melhorar e desenvolver, tornando-nos mais espiritual e capaz de desfrutar de um relacionamento com o Divino. Mas então, por que Deus nos criou para viver fisicamente? Ele não poderia ter nos criado como seres angelicais, prontos para desfrutar o máximo de prazer da proximidade de Deus desde o início? Deus, ele pode fazer alguma coisa?
Eu gostaria de apresentar três abordagens a estas questão, embora na realidade os três incidem sobre a mesma resposta: são três ângulos da mesma verdade fundamental. Cada resposta irá apresentar-nos a uma compreensão mais profunda. Vamos começar.
Você queria a recompensar ou a humilhação?
No nível mais simples, se uma pessoa recebe uma recompensa por algo que ele não fez, não seria uma recompensa. Seria uma vergonha. Se Deus nos recompensará, dando-nos o Mundo Vindouro, não iria gostar. Nós sentiríamos a mesma vergonha e humilhação que sente neste mundo uma pessoa que depende da caridade. Uma pessoa tem vergonha de admitir sua dependência de outros, que não pode ser suportado por seus próprios esforços, mas deve subsistir nas graças à benevolência dos outros. No mundo espiritual, esse sentimento não é menor, mas é infinitamente mais intenso.
Cabalistas se referem a isso como dekisufa recompensa imerecida Nahama, o "pão da vergonha". Sempre que temos algo que não merecemos  ganhar, sentimos menos: nós somos um pouco menos "real", nos sentimos um pouco menos feito.
Nós nunca se sentir bem perto de alguém que nos deu algo que não merecemos.

Nossos Sábios declaram: "Se alguém come na mesa de outra pessoa, sua mente nunca está em paz" (Avot de Rabi Nathan 31: 1). É desconfortável depender dos outros, receber o que não ganhamos. Se outra pessoa nos sustenta e não damos nada em troca, então nunca vamos se sentir perto dela. Nós não vamos se sentir bem olhando para seu rosto.
O mesmo acontece de verdade para o mundo vindouro. Se Deus nos colocou lá e começou a recompensar-nos para qualquer coisa, nunca iriamos desfrutar de sua  proximidade. Tudo o que iria alcançá-lo é criar um sentimento deprimente de desamparo e dependência. Nossa recompensa seria eternamente imerecida, e ficaríamos ciente disso ... para sempre.
Criar Algo do Nada
Mas é ainda mais profundo do que isso. No reino físico, há um conceito chamado de "Lei de Conservação de Energia". A energia não pode ser criada a partir do nada (após o primeiro ato da criação divina); Ela pode ser concentrada e difusa, dirigido e convertido (pouco importa se você tem energia suficiente e sabe o que está fazendo), mas nunca pode ser criada ou destruída.
O mesmo se aplica no reino espiritual. Aceitar uma recompensa imerecida não é apenas embaraçoso, mas, por definição, não pode existir. Deus não pode, por assim dizer, "recompensar-nos para qualquer coisa." Se a nossa recompensa é imerecida, é, por definição, um resultado natural e uma extensão de nossos esforços. É nossa criação independente. Mas se não fez nada, então a recompensa pode não vir.
Portanto, a fim de recompensar, Deus nos dar a oportunidade de ganhar a nossa própria recompensa. E para permitir que isso aconteça é que criou um mundo físico, um mundo de escuridão e distanciado dele (ou, pelo menos, parece ser distante dele). Servir a Deus é um desafio. Temos de descobrir Deus através das camadas da separação física e indiferente. Temos livre arbítrio -A possibilidade para a existência do mal e da destruição e temos que usar essa liberdade com cuidado ao se aproximar de Deus. Desta forma, nossas vidas e nossas ações são significativas e nossa recompensa final é nossa. Vamos ter uma existência real e eterna, sabendo que nós ganhamos através da nosso realização eterna.
Criação de nós Mesmos
Mas aqui há um dilema ainda mais fundamental, que à própria essência da existência do homem está escondida. O homem, como um ser criado, não é completamente real. Se uma pessoa é criada por Deus e nunca realiza nada, é nada mais do que uma extensão de Deus. Ele não é independente de Deus, mais do que uma pintura do pintor. Essa pessoa vai viver com um sentimento deprimente de ausência. Eu não sou "real", eu sou apenas uma projeção de um pouco de sabedoria e poder de Deus. Mas eu não sou "real". E ter um coração e um cérebro não altera esse sentimento básico e debilitante.
Se eu tiver de nunca fazem nada para justificar minha existência, eu não sou mesmo "real".

Finalmente chegamos à essência do assunto. Começamos dizendo que uma recompensa imerecida embaraça o receptor. Em seguida, disse que, logicamente, não pode mesmo ser uma recompensa merecida, porque ela não pode vir do nada. No entanto, a raiz da questão é que, se eu nunca fiz nada para justificar minha existência, então eu não sou mesmo "real". Eu sou um passivo, criado, nada mais do que uma extensão de Deus que me criou, quase um produto de sua imaginação. E este é o sentido deprimente e debilitante de ausência que a peste e, inevitavelmente, aflige o ser o pensamento humano e que faz ir até o fim do mundo em busca da imortalidade (esta foi a sensação de que fez Adão e Eva comer da Árvore do Conhecimento mas que a discussão é para outra altura).
I "am" e não há nenhum maior do que alegria.

Como um ser humano pode ser "real"? Por meio de realizações, fazendo uso de sua livre vontade e escolher o bem. Quando eu escolho o bem-estar voluntariamente eu poderia ter escolhido o errado, fiz algo comigo: eu lutei e venci. Isto não só a minha recompensa, mas também a minha existência. Não estou apenas uma sendo formado por Deus, que funciona da maneira que eu programei meu Criador. I realizei algo! Minhas ações são meus! Deus não fez para mim! Eles são minha própria criação, foram gerados por minha própria vontade. Isto é o que me garante a realidade e a vida eterna. Eu vivo para sempre, porque ações I da imortalidade. I "am" e não há nenhum maior do que alegria.

Agora podemos começar a entender o que é o mundo vindouro. Não é apenas um lugar de recompensa; É um lugar de existência. Até que eu não tenha criado e eu ter justificado a minha existência, eu não serei real. Eu sou uma mera extensão de Deus, e eu não sou mais capaz de ter um relacionamento com ele que a relação pode ter uma escultura com o escultor. Mas quando eu acho que a minha parte no futuro, eu faço a minha existência. Eu me tornarei meu próprio ser, independente de Deus, alguém que tanto pode amar e ser amado por Ele. O mundo que virá é o lugar para essa proximidade. Nós existimos, somos eternos e, como resultado, podemos desfrutar de brilho eternamente em êxtase da Presença Divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...