Entre o Céu e a Terra: Revelando os Segredos dos Pinchas
por Zion Nefesh
Tradução: Marina Suria Aguiar - Sebastian Palen
Para entender a importância de estudar a porção Pinchas, temos que aprender sobre Pinchas, sua alma e sua essência espiritual.
Sua história começa no primeiro dia do mês de nisã. Foi o primeiro ano depois que os israelitas deixaram o Egito. Nadav e Avihu, os dois filhos de Arão, o Sumo Sacerdote, ebirthed no kodesh hakodashim no novo tabernáculo para fazer uma conexão espiritual. O ato acabou custando a vida deles. E embora D'us tenha tomado suas almas, suas ações revelam uma grande luz que tanto Moshe quanto Arão podiam ver e entender.
Vaykra 10:03 diz:
"וַיֹּאמֶר מֹשֶׁה אֶל - אַהֲרֹן, הוּא אֲשֶׁר - דִּבֶּר יְהוָה לֵאמֹר בִּקְרֹבַי אֶקָּדֵשׁ, וְעַל - פְּנֵי כָל - הָעָם, אֶכָּבֵד; וַיִּדֹּם, אַהֲרֹן "
" Então Moshe disse a Arão: "Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Através aqueles que estão perto de mim eu vou ser santificado, e antes de todas as pessoas que vão ser glorificado. "E Arão guardou silêncio."
"וַיֹּאמֶר מֹשֶׁה אֶל - אַהֲרֹן, הוּא אֲשֶׁר - דִּבֶּר יְהוָה לֵאמֹר בִּקְרֹבַי אֶקָּדֵשׁ, וְעַל - פְּנֵי כָל - הָעָם, אֶכָּבֵד; וַיִּדֹּם, אַהֲרֹן "
" Então Moshe disse a Arão: "Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Através aqueles que estão perto de mim eu vou ser santificado, e antes de todas as pessoas que vão ser glorificado. "E Arão guardou silêncio."
O Santo Ari explica que Nadav e Avihu queriam fazer o Tikun do pecado de Adão e, ao fazê-lo, realizar a correção do mundo inteiro. Eles foram conduzidos pela luz que viram vinda do recém-construído Tabernáculo. Ele estava tão perto deles ..., partindo do pressuposto de que os sacerdotes tinham o poder de fazer a conexão final e duradoura à luz em nome do mundo, a fim de eliminar toda a negatividade. Eles cometeram alguns erros, no final, eles não conseguiram alcançar seu objetivo. Isso, no entanto, não diminui nenhum valor do ato. De fato, ele nos deixou com um grande canal de luz para todas as gerações, e Pinjás herdou esse canal.
Outro comentário dos sábios explica que o fogo dos sacrifícios geralmente queimados no altar veio desta vez de dentro do Tabernáculo, e desta vez levou as almas de Nadav e Avihu. E, no entanto, sua morte foi única porque seus corpos permaneceram intactos. O fogo agia como o veículo para elevar suas almas puras a um nível mais elevado.
Todo Yom Kippur, lemos sobre o sacrifício de Nadav e Avihu. Naquele dia, uma conexão é feita com Bina, a fonte de energia da vida para o mundo inteiro. Nós não comemos ou bebemos para nos desconectar de nossa aparência física e aumentar nosso recipiente espiritual para receber a luz de Bina.
Mais tarde na Torá, lemos no Balak parte Finéias, neto de Arão, o sacerdote, morto Zinri, chefe da tribo de Shimon que participaram de atos sexuais de corrupção com uma mulher do "outro lado". O ato lascivo cortou a conexão dos israelitas à sefira de Yesod que causou uma fuga imediata de energia. Foi criada uma abertura que permitiu que a negatividade viesse em uma praga que se espalhou entre os israelitas, matando 24.000 deles. Pinjás interveio e retificou a situação, eliminando a causa da negatividade. A praga parou imediatamente.
O Zohar explica que depois que Pinchas mataram Zimri, a tribo de Shimon foi atrás dele para atacá-lo e matá-lo. Por medo, a alma de Pinjás deixou seu corpo e naquele momento D'us imediatamente o substituiu pelas almas de seus tios Nadav e Avihu. D'us dá testemunho do grande ato de Pinchas. (Números 25:11) "הֵשִׁיב אֶת - חֲמָתִי מֵעַל בְּנֵי - יִשְׂרָאֵל" desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel.
A lei da afinidade e atração foi realizada automaticamente. Pinchas se comportavam como o Criador, e a afinidade o conectava ao mais alto nível de luz sem fim. D'us ficou tão feliz em ser "preso", ele recompensou Pinchas com o eterno sacerdócio e deu-lhe o pacto de paz. A aliança (ברית) é a promessa de Deus para revelar a luz especial no mundo. D'us fez convênios com Abraão, Noé e Pinchas.
O pacto de paz (שלום) refere-se à redenção final e à paz final que prevalecerá no mundo. O Zohar revela que esta aliança também inclui a liberdade da morte, o que torna Pinchas imortal..
Pinchas viveu algumas centenas de anos antes de finalmente se transformar em Elias, o Profeta. Ele nunca pecou e, quando deixou o mundo como Elias, deixou seu corpo físico intacto. Ele era 100% puro e sagrado, então ele ascendeu aos mundos superiores acompanhado de incêndios e os elementos negativos não puderam tomar parte no processo de ascensão.
Esse processo foi semelhante ao modo pelo qual as almas de Nadav e Avihu foram entregues a Pinchas. Elias não perdeu seu corpo porque D'us o abençoou com o poder da imortalidade. Dessa forma, ele poderia se mover entre os mundos físico e espiritual à vontade, porque ele não perdeu seu corpo.
Elias veio a este mundo para apoiar os justos. Ele veio muitas vezes para ensinar o rabino Shimon, e o Zohar compartilha esses estudos conosco. Elias nos visita durante a noite de Seder para nos conectar ao primeiro e último resgate. Ele também será o primeiro a anunciar a chegada do Messias e é por isso que ele é chamado o Anunciador da Paz.
Elias também desempenha um papel na vida de cada israelita, porque ele é convidado a participar de cada cerimônia de circuncisão. Neste procedimento, a alma da criança está conectada à Luz através da correção do aspecto físico de Yesod. E o aspecto de Yesod é chamado de aliança. Porque isso testifica que a conexão da alma com a Luz começou originalmente com Abraão.
Pinchas é imortal e é o fio que nos conecta desde a primeira revelação de luz no Tabernáculo Sagrado até o Terceiro Templo Sagrado. Em cada oração diária, incluímos uma seção da porção de Pinchas na Torá. Nós também lemos sobre a Torá de Pinchas em cada Rosh Chodesh (Lua Nova) ou grande festival.
Estudando Pinchas, nós nos conectamos com o coração do Zohar porque Pinchas, como Elias, revelou muitos segredos para o rabino Shimon. Sua alma e luz imortal são reveladas em muitos lugares do Zohar e especialmente na seção Pinchas do Zohar. De fato, o estudo do Tikunei Zohar, concluído após os 1069 estudos diários, começou com uma introdução de Elias. Chamado Elias Pataj (Elias Abrio) atua como um canal de luz, por isso é recomendável lê-lo diariamente.
O estudo diário de Pinchas encherá nosso navio com uma luz extraordinária para guiar nossas almas até a Redenção Final. Neste caminho, estamos acompanhados por Moshe, conhecido no Zohar como o Pastor Fiel, o Immortal Pinchas como Elias, e o Rabino Shimon que nos deu o Zohar como uma ponte espiritual. O método de estudo do Zohar Diário segue o sistema do Zohar que traz o ensinamento do Zohar em três níveis importantes.
O primeiro nível é Hochma. Chegamos a esse nível quando lemos ou visualizamos o texto com nossos olhos. Nesse nível, nos conectamos com a consciência por trás do texto.
O segundo nível é Bina. Chegamos a este nível quando ouvimos a leitura do texto. Ao trazer o Zohar de Jojman para Bina, aumentamos nosso nível de conexão.
O terceiro nível é Da'at, que significa Conhecimento. Quando estudamos o comentário que explica o texto do Zohar, reunimos tudo e a Luz do Zohar é revelada em nossas vidas e em tudo o que nos cerca.
A Torá é a água da nossa vida, escondida sob muitas camadas. Nós não podemos entender sem o Zohar. Com o estudo diário, abrimos os "poços" que o Zohar cedeu para nos dar acesso a esses tesouros de luz que limpam nossa alma e nos sustentam em todos os níveis de nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário