sábado, 6 de janeiro de 2018

MAS QUE HISTÓRIAS JUSTAS

                                         
Dos ensinamentos do rabino Shimon bar Yochai; 
Tradução e comentário de Shmuel-Simcha Treister, com base em Metok MiDevash

                                               Nenhum texto alternativo automático disponível.

Cada palavra na Torá reflete sabedoria superior e segredos mais elevados.
Rabi Shimon disse: "Ai da pessoa que diz que a Torá vem dar instruções e contar histórias descritivas e contos simples. Se isso fosse verdade, mesmo em nosso próprio tempo, seríamos capazes de fazer "Torah" de histórias simples e louvá-las e embelezá-las ainda melhor do que todas as histórias da Torá. Se a Torá veio apenas para dar instruções e contar a história de fundo do mundo, então mesmo os ministros nos diferentes governos do mundo têm histórias que são mais importantes e benéficas, das quais se pode aprender sabedoria e comportamento ético.
Se isso fosse verdade, devemos aprender seus exemplos e fazer uma Torá após seus exemplos. É claro, esse não é o caso. Cada palavra na Torá reflete sabedoria superior e segredos mais elevados.
As narrativas da Torá são apenas a roupa exterior da Torá ....
Venha e veja. O mundo espiritual e o mundo físico são pesados ​​em um único equilíbrio [porque tudo no mundo espiritual tem sua reflexão neste mundo] . Então, Israel está abaixo e as forças celestiais estão acima. Está escrito em relação aos anjos: " Ele faz seus anjos de espírito e seus ministros de chamas de fogo ". ( Salmos 104: 4) Agora, quando essas forças espirituais fazem presença neste Mundo, elas devem assumir a roupa da fisicalidade. Se eles não apareceram em Este Mundo de forma apropriada, eles não poderiam sobreviver em Este Mundo e Este Mundo não poderia ter sua santidade e se relacionar com eles.
Agora você pode entender por que as narrativas da Torá são apenas a roupa exterior da Torá. Quem pensa que essa roupa exterior é de fato a Torá e não há nada embaixo da roupa é espiritualmente para trás e não tem parte no mundo vindouro . Foi assim que o rei Davi implorou: " Abra meus olhos, para que eu veja coisas maravilhosas em Sua Torá ". ( Salmos 119: 18)
O corpo é mais importante do que a roupa e mais importante do que o corpo é a alma ...
Venha e veja. Há roupas que se destacam para todos, e quando pessoas estúpidas vêem alguém com roupas bonitas, elas não parecem mais longe. O corpo é mais importante do que a roupa e mais importante do que o corpo é a alma. Da mesma maneira é o "corpo" da Torá; Estes são os mandamentos que são chamados de "corpo".
Este corpo da Torá está vestido com histórias deste mundo. Os tolos deste mundo apenas olham essa roupa exterior de histórias. Eles não mergulham no que está contido abaixo do casco exterior. Aqueles que sabem melhor olhar para dentro do corpo embaixo da concha exterior. Os sábios, servos do Rei Superior, aqueles que estavam no Monte Sinai, vêem a alma da Torá que é verdadeiramente sua essência e, no futuro, mergulhará na alma que está dentro da essência da Torá.
Zohar , parashat Bahalotecha, página 152a; tradução e comentário de Simcha-Shmuel Treister

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...