sábado, 6 de janeiro de 2018

MAS QUE HISTÓRIAS JUSTAS

                                         
Dos ensinamentos do rabino Shimon bar Yochai; 
Tradução e comentário de Shmuel-Simcha Treister, com base em Metok MiDevash

                                               Nenhum texto alternativo automático disponível.

Cada palavra na Torá reflete sabedoria superior e segredos mais elevados.
Rabi Shimon disse: "Ai da pessoa que diz que a Torá vem dar instruções e contar histórias descritivas e contos simples. Se isso fosse verdade, mesmo em nosso próprio tempo, seríamos capazes de fazer "Torah" de histórias simples e louvá-las e embelezá-las ainda melhor do que todas as histórias da Torá. Se a Torá veio apenas para dar instruções e contar a história de fundo do mundo, então mesmo os ministros nos diferentes governos do mundo têm histórias que são mais importantes e benéficas, das quais se pode aprender sabedoria e comportamento ético.
Se isso fosse verdade, devemos aprender seus exemplos e fazer uma Torá após seus exemplos. É claro, esse não é o caso. Cada palavra na Torá reflete sabedoria superior e segredos mais elevados.
As narrativas da Torá são apenas a roupa exterior da Torá ....
Venha e veja. O mundo espiritual e o mundo físico são pesados ​​em um único equilíbrio [porque tudo no mundo espiritual tem sua reflexão neste mundo] . Então, Israel está abaixo e as forças celestiais estão acima. Está escrito em relação aos anjos: " Ele faz seus anjos de espírito e seus ministros de chamas de fogo ". ( Salmos 104: 4) Agora, quando essas forças espirituais fazem presença neste Mundo, elas devem assumir a roupa da fisicalidade. Se eles não apareceram em Este Mundo de forma apropriada, eles não poderiam sobreviver em Este Mundo e Este Mundo não poderia ter sua santidade e se relacionar com eles.
Agora você pode entender por que as narrativas da Torá são apenas a roupa exterior da Torá. Quem pensa que essa roupa exterior é de fato a Torá e não há nada embaixo da roupa é espiritualmente para trás e não tem parte no mundo vindouro . Foi assim que o rei Davi implorou: " Abra meus olhos, para que eu veja coisas maravilhosas em Sua Torá ". ( Salmos 119: 18)
O corpo é mais importante do que a roupa e mais importante do que o corpo é a alma ...
Venha e veja. Há roupas que se destacam para todos, e quando pessoas estúpidas vêem alguém com roupas bonitas, elas não parecem mais longe. O corpo é mais importante do que a roupa e mais importante do que o corpo é a alma. Da mesma maneira é o "corpo" da Torá; Estes são os mandamentos que são chamados de "corpo".
Este corpo da Torá está vestido com histórias deste mundo. Os tolos deste mundo apenas olham essa roupa exterior de histórias. Eles não mergulham no que está contido abaixo do casco exterior. Aqueles que sabem melhor olhar para dentro do corpo embaixo da concha exterior. Os sábios, servos do Rei Superior, aqueles que estavam no Monte Sinai, vêem a alma da Torá que é verdadeiramente sua essência e, no futuro, mergulhará na alma que está dentro da essência da Torá.
Zohar , parashat Bahalotecha, página 152a; tradução e comentário de Simcha-Shmuel Treister

TODA ALMA DE ISRAEL PRECISA SER REENCARNADA


                                  Nenhum texto alternativo automático disponível.
                      
"Toda alma de Israel precisa ser reencarnada [ 122 ] , muitas vezes, a fim de cumprir todos os 613 mandamentos da Torá, em pensamento, palavra e ação. " [ 123 ]Mandamentos
O capítulo acima descrito o ponto de vista de quase todas as principais autoridades de que a alma, depois de subir do lado do corpo para o mundo das almas para o julgamento e recompensa, voltará a ser levados para o corpo no momento da Ressurreição. Este capítulo trata do conceito de reencarnação.O Zohar [ 124 ] afirma claramente que uma alma pode descer a este mundo mais que uma vez. Além disso, o Arizal escreve [123] que todo judeu precisa ser reencarnado várias vezes, até que ele tenha cumprido todas as 613 mandamentos da Torá, a nível de pensamento, de expressão e de ação. [ 125 ]
Descidas sucessivas
Assim, pode-se perguntar, se uma alma especial foi reencarnada em vários corpos, em que o corpo será vestido no momento da Ressurreição? [ ​​126 ]O Arizal [ 127 ] explica que cada vez que uma alma desce a este mundo, um de seus componentes é retificada; através de descidas sucessivas, a alma como uma totalidade é retificada. Em última análise, cada componente da alma serão ressuscitados no organismo, que serviu como seu hospedeiro.
Componentes da Alma
O conceito de componentes não significa que ninguém vai abrigar uma alma inteira, para cada componente compreende em si todos os componentes da alma inteira, [ 128 ] uma vez que todas as almas emanam de uma fonte. [ 129 ] Assim, todas as almas foram originalmente continha na alma de Adão, [ 130 ] e, posteriormente, na alma de Yaakov Avinu, depois do qual se desenvolveu 600.000 almas que ainda se dividem em sub-600.000 almas.Em resposta à pergunta original, então: Mesmo que uma alma foi reencarnada uma série de vezes, cada corpo do hospedeiro serão ressuscitados. [ 131 ]
Shalom Bayit
Notas:
122.( Voltar ao texto ) Hb A. substantivo é reencarnação.
123.( Voltar ao texto ) Arizal A, parafraseado no Tanya - Iggeres HaKodesh, Epístolas 7, 29.
124.( Voltar ao texto ) I, 131; Tikkunei Zohar 40. Veja também: Zohar Tikkunei 70:132 a; R. Chaim Vital, Shaar HaMitzvos; Introdução à Shaar Haguilgulim, sec. 11; Sefer HaBahir, sec. 58 (195).
125.( Voltar ao texto ) "Estão excluídos os mandamentos compete apenas em cima de um rei, porque ele descarrega a obrigação de todo o Israel, já que ele é um coletivo empresarial de todos eles." Ver Iggeres HaKodesh, Epístola 29, em Lições de Tanya, vol. V, e as notas lá.
126.( Voltar ao texto ) Esta pergunta é feita pelo próprio Zohar (I, 131a), e duas respostas são apresentadas. No entanto, as citações Arizal (e, portanto, aparentemente aceita) apenas a visão de R. Yosei, como citado acima. Ver Ramaz no Zohar. Veja também: Tzlach em Berachos 58b, Maggid Meisharim em Parashat Mikeitz, p. 15a. O Zohar (II, 100) sugere que a alma será ressuscitado no corpo em que a maioria do seu trabalho foi realizado, portanto, no corpo mais refinado. Ver HaMelech BiMesibo (Kehot), segunda noite de Sucot, 5723 [1961].
127.( Voltar ao texto ) Shaar Haguilgulim, Introdução 4; Licutê Sichot, vol. XVI, p. 517. Sobre o conceito de retificação (tikkun), ver Tanya - Iggeres HaKodesh, Epístola 7.
128.( Voltar ao texto ) Supondo, por exemplo, um excelente homem observando a mitsvá de amar Deus e, assim, retifica o componente apropriado de sua alma.Após a Ressurreição, ele também terá a capacidade de contemplar a grandeza de D'us e, assim, cumprir a mitsvá de "saber" D'us, do mesmo modo, ele também será capaz de temer a D'us. No entanto, estes poderes da alma estará presente só porque ele ama a D'us e, portanto, deseja cumprir a Sua vontade em todas as outras áreas, ou, num sentido mais profundo, porque ele ama a D'us tanto, ele realmente deseja saber a sua grandeza e teme de fazer qualquer coisa que possa separá-lo de quem ele ama. Este conceito é encapsulado no comentário do Talmude (Sotah 31a) que o medo Avraham Avinu de D'us, como descrito na Torá, teve origem no seu amor de D'us. (Veja Licutê Torá, Parashat Masei, p. 88D.)
129.( Voltar ao texto ) Ver Tanya, cap. 2, 32, 37, e Iggeres HaKodesh, cap. 7.Afirma-se freqüentemente que a alma do R. Shimon bar Yochai foi uma centelha da alma de Moshe Rabeinu, e Eliyahu HaNavi deu a mesma alma como fez Pinchas, mas todos concordam que todas essas pessoas serão ressuscitados.
130.( Voltar ao texto ) O Midrash relata que D'us mostrou a Adão todos tsadikim das gerações futuras, que seria decorrente dele, alguns de sua cabeça, alguns de seus cabelos, e assim por diante (Shmos Rabbah 40:3).
131.( Voltar ao texto ) O tema deste capítulo é retomada no cap. 5 abaixo.
132.

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...