quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Na véspera de Yom Kipur, todos devem receber 39 açoites.



O Shulchan Aruch (607:6) diz que na véspera de Yom Kipur, todos devem receber 39 açoites.

Em Sefarad, Tomas de Salamanca foi preso pela Inquisição (com mais outras 30 pessoas) por ter o costume de chicotear todos os membros da familia na véspera do Dia Grande.

Há quem use o couro do tefilin para chicotear. Outros usam um cinto de couro e os cabalistas em Israel preparam chicotes feitos com couro de boi e de burro, especialmente para este dia.

Quem vai ser açoitado se curva em direção ao norte. Quem administrar os açoites começa com o primeiro açoite no ombro direito, o segundo no ombro esquerdo e o terceiro na base da coluna, seguindo esta ordem até completar 39. Durante os açoites (leves e simbólicos) ambos recitam juntos o seguinte verso:

והוא רחום יכפר עון ולא ישחית והרבה להשיב אפו ולא יעיר כל חמתו

sendo cada palavra = 1 açoite

A Gemara em Makot 22b diz: “Quão tolas são as pessoas que ficam de pé para um Sêfer Torá e não para um grande homem (referente a um Talmid Chacham), pois a Torá diz 40 e os rabinos vieram e diminuiram 1.” Em outras palavras, para várias transgressões a Torá estipula a punição de 40 chicotadas e os sábios decidiram que o correto seriam 39 chicotadas.

Maharal comenta que esta passagem possue um fundamento muito importante, pois não há nenhuma forma neste mundo de que alguém pudesse interpretar 40 como sendo 39. Nenhum comentarista pode convencer alguém que o significado de 40 na verdade é 39... No entanto, nossos sábios não são meros comentaristas da Torá – eles são a própria Torá. Um Talmid Chacham é essencialmente Torá. Por isso, ele pode dizer que o significado de 40 é 39.

Por isso, tolo é quem fica de pé para um Sêfer Torá e não para m Talmid Chacham. O que resta para ser entendido é o porquê da Torá escolher ensinar que a pessoa recebe 39 chicotadas nesta maneira peculiar. Se a Torá queria dizer 39, então pq diz 40? Maharal diz que o motivo pelo qual um indivíduo é setenciado a 40 chicotadas é por que demora 40 dias para um embrião se formar. Sabendo que Hashem precisou de 40 dias com a “Yetsirat Havlad” e ao pecar, a pessoa desfaz o propósito da Criação, é apropriado que seja açoitado 40 vezes, uma vez por cada dia destes 40. Maharal diz que para o embrião ser criado, Hashem usa 39 dias para formar o corpo (Guf) e no quadragésimo dia sopra a Neshamá (alma) no corpo.
De acordo com a sentença, foi a pessoa por inteira que pecou e por isso a unidade completa (corpo e alma) devem ser punidos. No entanto, o Maharal continua, falando sobre os açoites em si, um a um, representando cada dia, ao chegarmos no trigésimo-nono dia, todos os pecados do corpo (Guf) teriam sido expiados. Só resta apenas a Neshamá, que é por essência pura. A Neshamá não pecou, então não precisa ser punida.
Kelal Israel entram em um periodo de expiação por 40 dias, de Rosh Chodesh Elul até Yom Kippur. Quarenta dias para expiar pelos 40 dias que Hashem se preocupou em criar o ser humano que agora se encontra em uma situação de pecado. No 39° dia, nós nos açoitamos, confirmando a punição que o corpo receberia pelos pecados. Porém quem não receber açoites na véspera de Yom Kipur, não poderá receber no dia de Kipur, que é o 40° dia, o qual corresponde à Neshamá e a Neshamá não precisa levar chicoteadas.
Desta maneira devemos compreender o maravilhoso presente que Hashem nos deu, chamado de Yom Kipur – O Dia da Neshamá. Nós retornamos à nossa essência.

Que Hashem nos abençoe com uma Gemar Chatimá Tobá, que possamos merecer Teshuvá sincera e possamos matêr contato com a nossa verdadeira essência – a mesma Neshamá que nos foi dada pelo próprio Eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...