terça-feira, 3 de setembro de 2019

Os Ossos da Matéria

Os Ossos da Matéria

A essência do corpo de uma pessoa testemunha sobre a da alma


                               


Parashat Shoftim lida com o estabelecimento de tribunais e testemunhas. A palavra hebraica para "evidência / eidut ", também são as letras que soletram " daat ", significando "inteligência" - ou "inteligência" - relacionada a "testemunha". A diferença entre o código de evidência da Torá e todos os outros sistemas legais "modernos" é que uma pessoa não pode dar provas contra si mesma. Uma questão é comprovada apenas pelo testemunho de duas testemunhas além do acusado.
Quanta miséria humana essa regra simples teria economizado ao longo da história se fosse a base de outros sistemas jurídicos! 
Na tradução do Zohar desta semana Raya Mehemna , a alma do "Pastor Fiel", Moisés , explica as implicações disso em termos espirituais.
Uma testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniquidade, ou por qualquer pecado, em qualquer que peca; a questão será estabelecida pelo testemunho verbal de duas testemunhas, ou pelo testemunho verbal de três testemunhas. " Deut 19:15).
Essa mitzvá de prestar testemunho perante um tribunal [baseia-se no princípio] de que uma pessoa não deve causar [mesmo] uma perda monetária a seu amigo, falhando em depor se souber evidências que serão do seu mérito. Além disso, não há evidência [válida] menor que a de duas [testemunhas] Isto é como está escrito: " Pela boca de duas testemunhas será estabelecido um assunto. "Uma pessoa iníqua tem seus pecados gravados em seus ossos ...
A evidência de uma testemunha sozinha não estabelecerá um problema. Por causa disso, os Mestres da Mishna perguntaram: [a respeito de evidências contra uma pessoa no mundo espiritual] "Quem dará provas contra uma pessoa [pelos pecados secretos que ele cometeu em particular]?" [E eles ensinaram que será] : "Os muros de sua casa, e não somente essa[testemunha, mas também] os membros de sua casa darão provas contra ele".
No nível simples, isso ensina que o verdadeiro teste para o comportamento de uma pessoa é como ela age em casa. Isso é explicado em um nível mais profundo para significar também seu próprio ser físico, constituído por seus 248 membros. Duas testemunhas são necessárias aqui, porque se uma pessoa só pensa em pecar, mas não a pratica, as paredes de sua casa saberão, mas seus membros não serão capazes de testemunhar, pois não fizeram nada. Por outro lado, se ele agiu sem querer, seus membros testemunharão, mas as paredes não. Aqui vemos que as paredes realmente têm ouvidos!
O que são "as paredes da casa dele"? Estas são as paredes do seu coração. Em relação a este está escrito: " Então Ezequias voltou sua face voltada para a parede, e orou a H'shem. " Is 38: 2)
Este justo rei de Judá , ao ouvir que o exército assírio havia cercado Jerusalém , respondeu apenas pela oração - e obteve uma vitória milagrosa quando a enorme força inimiga pereceu de uma placa durante a noite!
E os rabinos ensinaram que Ezequias orou das paredes do seu coração.
O coração tem dois ventrículos. Um recebe sangue de todos os 248 membros e um envia sangue oxigenado para eles. Há uma parede entre essas duas partes e foi nessa parede que ele se virou para testar seus membros para ver se eles haviam pecado.
"Os membros de sua casa" são os 248 membros de uma pessoa.
O corpo de uma pessoa é chamado de "casa", porque abriga sua alma santa e os membros individuais são "os membros de sua casa". O fator que determina qual parte do corpo é um membro é se ele tem ou não um osso em seu núcleo.
E foi explicado pelos Mestres da Mishna que uma pessoa má tem seus pecados gravados em seus ossos.
A palavra hebraica para ossos é " atzamot ". Isso está intimamente relacionado à palavra que significa "essência / atzmut ". Se um pecado é tal que provém do próprio âmago da personalidade, é como se estivesse gravado em sua essência. É essa essência, o cerne da questão, que dará provas contra ele. Os ossos brancos vêm da sefira de Chochma , e o pecado escurece a luz da sabedoria. Esse efeito sobre os ossos parece ser uma evidência forense sobre uma pessoa na corte espiritual!
E assim é com uma pessoa justa, seus méritos estão gravados em seus ossos.
Como suas ações estavam ligadas a uma sabedoria superior, os ossos seriam gravados como luz brilhante no branco.
É por isso que o rei Davi disse: " Todos os meus ossos dirão quem é como você, ó Deus ! " Salmos 35:10) É também por isso que está escrito: "E quem dá provas contra uma pessoa? da casa dele. " Taanit 11a)
As paredes de sua casa são seus ossos, uma vez que são a base do seu corpo.A ressurreição essencial começa com os ossos…
Os ossos são construídos pelo cérebro [ chochma ], que é a água, e é sobre isso que [o rei] Davi sugeriu: "Quem lança as vigas [em hebraico," hamikoreh "] de seus aposentos nas águas". Salmos 104: 3) " Hamikoreh " tem a palavra raiz " kir "[que significa "muro"] .
Assim, o cérebro, representando a sefira de chochma  e feito de água, forma as paredes e o teto do corpo, isto é, os ossos.
E por que os [méritos dos justos] estão gravados nos ossos mais do que nos músculos e na pele? Isso ocorre porque os ossos são brancos e a escrita em tinta preta não é reconhecida senão em um fundo branco. 
Isto é como a Torá [enraizada em chochma e, portanto,] branca [pergaminho] por dentro e preta [tinta destacada ] Preto e branco são como escuridão e luz. Também há trevas [azuis] [representando o registro dos atos dos iníquos] , e dizia a respeito deles: " Nem mesmo as trevas são escuras para ti; mas a noite brilha como o dia; as trevas são como a luz.
Você.
 " (Salmos 139: 12) E preto-azulado é sempre feminino
[isto é, julgamento estrito]em relação ao branco.
O preto restringe o fundo branco puro, assim como bina pega a luz da sabedoria e a restringe a vasos, uma função clássica "feminina".
E não apenas isso, mas o corpo também surgirá no futuro [ressurreição dos mortos].
Estes são os ossos secos na visão de EzequielCom essa visão, aprendemos que a ressurreição essencial começa com os ossos, sobre os quais crescerão carne, tendão e pele. O registro de uma pessoa está, portanto, sobre os ossos, pois isso afetará sua ressurreição.
Se ele é digno, o corpo ressuscitará sobre seus ossos e, se não for digno, não ressuscitará [da sepultura] e não ressuscitará.


Zohar, parashat Shoftim p.275a; tradução e comentário de Simcha-Shmuel Treister
Copyright 2003 por KabbalaOnline.org. Todos os direitos reservados, incluindo o direito de reproduzir esta obra ou partes dela, sob qualquer forma, a menos que com permissão, por escrito, da Kabbala Online.

Targum Faz Rute

Targum Rute Tradução de Samson H. Levey Capítulo 1. 1- Aconteceu nos dias do juiz de juízes que havia uma grande fome na terra de I...